PORTO MAUÁ GANHA SELO ESTADUAL POR DESEMPENHO EM CAMPANHA DE SAÚDE

  • SELO DE VACINAÇÃO - MUNICÍPIO QUE PROTEJE, VACINA

    Assunto: SAUDE  |   Publicado em: 22/12/2020 às 14:07   |   Imprimir

Na manhã do dia 22 de dezembro, a Secretaria Estadual da Saúde realizou a certificação dos municípios e Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) que atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde nas campanhas de imunização contra a poliomielite realizadas em 2020. 

O evento oficial, ocorreu por meio de plataforma virtual, contando com a presença da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, bem como dos representantes dos municípios homenageados pela solenidade, que consiste em RECONHECER e INCENTIVAR os Municípios e Equipes de Saúde, que se empenham em campanhas importantes, como  a VACINA CONTRA POLIOMIELITE.

A poliomielite também chamada de paralisia infantil, pólio ou ainda doença de Heine-Medin é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. É uma doença altamente contagiosa, que ataca o sistema neurológico afetando o corpo inteiro podendo causar paralisia dos movimentos musculares.

A campanha de vacinação ocorrida entre os dias 1° de Outubro e 21 de Novembro de 2020, resultou em um percentual de 133% das crianças do município vacinadas.

O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa etária tiveram a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estavam com seus esquemas vacinais em dia receberam uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada).

Em paralelo a campanha de vacinação da poliomielite também foi realizada a campanha de Multivacinação, com o intuito de atualizar a situação vacinal da população até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.