NASF

  • Publicado em: 28/04/2016 às 13:41   |   Imprimir

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO MAUÁ-RS

SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE FAMILIAR – NASF

O programa NASF, é um projeto do governo federal que tem como objetivo trabalhar em caráter preventivo, educação permanente e promoção em saúde. Formado por uma equipe multiprofissional que serve de apoio à ESF (equipe da saúde da família) no que esta necessitar.

O NASF de Porto Mauá deu inicio as suas atividades no dia cinco de agosto de dois mil e quinze (05/08/2015), conta com quatro profissionais, sendo dois fisioterapeutas, Franciny Girardon e Kerli Daiane Pilatti, uma nutricionista, Juceani Schroetter e uma psicóloga, Marilei Magali Cardoso, estes com carga horária de vinte horas semanais cada.

O trabalho é feito por meio de atendimentos individuais na unidade de saúde e visitas domiciliares, porém, o foco maior é trabalhar com grupos, sendo estes: Grupo Hiperdia, Grupo de Combate á Obesidade, Grupo Laboral, Grupo Escolar, Grupo Vertigem, Grupo Gestantes, Grupo Tabagismo, Grupo Mulheres Do Mutirão – CRAS e Grupo Melhor Idade.

A equipe NASF juntamente com a ESF realizam constantemente reuniões para elaboração de projetos terapêuticos com ações multidisciplinares, assim como planejamentos com o intuito de melhor atender a demanda da população.

 

DESCRIÇÃO DOS GRUPOS

Grupo Hiperdia, que é um grupo voltado para diabéticos e hipertensos, com encontros semestrais nas próprias comunidades (14 no total), onde o NASF faz um acompanhamento junto com a equipe ESF, levando uma orientação psicológica, nutricional e fisioterapêutica, sobre o assunto por meio de palestras interativas e dinâmicas, também é feito uma Avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial e renovação do receituário do paciente.

Grupo de Combate á Obesidade/Grupo Reeducar Com Atitude, voltado para as pessoas adultas acima do peso, com encontros quinzenais, onde é feita uma abordagem do tema, troca de vivências, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial e aplicação para melhor compreensão do assunto abordado, assim como mudança de hábitos.

Grupo Laboral, realizado semanalmente atividades laborais com os funcionários da garagem e do posto de saúde.

Grupo Escolar, voltado ao atendimento do grupo escolar com atendimentos individuais e/ou coletivos na rede municipal e estadual conforme demanda da mesma, os encontros são semanais.

Grupo Vertigem, dedicado para usuários do SUS que apresentam déficit de equilíbrio, nos encontros quinzenais é realizado palestras de orientação e exercícios para manutenção do equilíbrio.

Grupo Gestantes, os encontros são realizados duas vezes no mês, estes podem ser coletivos e quando necessário individuais, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida as gestantes.

Grupo Tabagismo, voltado para o combate ao tabagismo, onde o objetivo principal é o cessar do hábito de fumar, os encontros são quinzenais e são realizados por meio de palestras, dinâmicas e troca de vivências.

Grupo Mulheres do Mutirão – CRAS, voltado para mulheres beneficiadas por programas sociais, com encontros mensais realizados por meio de Palestras com diferentes temas, assim como dinâmicas e algumas técnicas de exercício físicos.

Grupo Melhor Idade, atende a população da terceira idade através de palestras conforme a solicitação da assistência social.

 

DIA DA CIDADANIA

No dia 17/03/2016, os profissionais nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga que compõe o grupo NASF estiveram presente no dia da cidadania, em alusão a semana do município nas dependências do pavilhão dos navegantes. Foi realizada avaliação nutricional com coleta de peso, aferição de pressão arterial e glicose (HGT) e avaliação postural.

 Além da disponibilidade dos serviços oferecidos, foram entregues materiais explicativos aos participantes, fazendo menção a uma vida saudável, onde foi abordado dicas de alimentação, postura e saúde mental.

ESCOLAR

O grupo NASF deu início às atividades do projeto escolar no dia 07/04/2016, este tem como objetivo conscientizar os alunos da rede estadual e municipal de ensino, quanto á importância de cuidar da saúde física e mental, promovendo atividades que conscientizem  uma boa alimentação, hábitos comportamentais saudáveis e atividade física.

Neste primeiro encontro foi feita uma coleta de dados por meio de avaliação antropométrica, pesagem de mochila e aplicação de um questionário individual.

HIPERDIA

Iniciou-se na quinta-feira, dia 07/04/16, os encontros dos grupos Hiperdia. O primeiro encontro ocorreu na comunidade de Reservado do Mauá, o segundo na comunidade de São José, no dia 14/04/2016, onde o grupo NASF acompanhando a equipe ESF. Foi levado informações sobre o uso de medicamentos, seus benefícios e seus riscos; relação medicamento, álcool e alimentação. Também foi realizada uma dinâmica com finalidade de reforçar orientações em torno da importância das atividades físicas.

Na ocasião foi realizado a pesagem e aferido a pressão arterial dos participantes, bem como distribuído a carteirinha e um folder informativo do diabético e hipertenso. 

VIDA EM MOVIMENTO

Ocorre toda terça feira um encontro acompanhamento direto da fisioterapeuta Kerli Pilati, e participações da nutricionista e psicóloga levando orientações em geral. O grupo é formado por mulheres, porém é aberto a quem quiser participar. O grupo tem objetivo principal de busca de qualidade de vida, com foco principal nas diversas atividades físicas.

Também foi realizada uma dinâmica com finalidade de reforçar orientações em torno da importância das atividades físicas.