Mais um avanço na saúde pública do Município de Porto Mauá.

  • Mais um avanço na saúde pública do Município de Porto Mauá.

    Assunto: SAUDE  |   Publicado em: 18/12/2020 às 17:10   |   Imprimir

MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ É O PRIMEIRO A ADERIR FORMALMENTE AO PROTOCOLO DE ENFERMAGEM DO CONSELHO DE ENFERMAGEM DO RIO GRANDE DO SUL

A Atenção Primária à Saúde é o componente estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) responsável pela ordenação do cuidado e principal porta de acesso dos usuários ao serviço de saúde. O processo de melhoria da qualidade da assistência à saúde da população e a ampliação do acesso aos serviços de saúde perpassam pela valorização e atuação dos enfermeiros neste nível de atenção. A utilização dos protocolos de enfermagem está inserida em um contexto internacional para aumento da resolutividade da atuação do enfermeiro pautada nas práticas avançadas de enfermagem.

Diante da importância, o município de Porto Mauá foi pioneiro e, por meio da Portaria 438 de 24 de novembro de 2020, aderiu ao Protocolo de Enfermagem na Atenção Primária a Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente elaborado pelo Conselho de Enfermagem do Rio Grande do Sul/ Coren-RS, o qual foi apresentado para apreciação, ao Conselho Municipal de Saúde do Município.

Com a adesão, as consultas realizadas pelos enfermeiros passam a ter condutas e orientações técnicas padronizadas, possibilitando aos profissionais a solicitação de exames de rotina e complementares, prescrição de medicamentos e encaminhamentos de usuários a outros serviços, tal como preconiza a Lei Federal nº 7.498, de 25 de junho de 1986, em especial seu art. 11, inciso I, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem.

A equipe de enfermagem do Município, possui competência técnica e legal para ofertar cuidados na Atenção Primária à Saúde e assim, por meio das consultas alcançar melhorias nos indicadores de saúde, mediante o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.

O enfermeiro da Unidade  de Saúde, Daniel Soares Tavares, que integra a comissão de elaboração de Protocolos de Enfermagem do Coren/RS destaca ainda: - Todas as ações propostas no protocolo adotado foram elaboradas mediante rigoroso padrão científico, trazendo respaldo, segurança e cientificidade ao Enfermeiro durante a realização das consultas.

Texto: Daniel Soares Tavares

Enf. ESF na Unidade Básica de Saúde de Porto Mauá.

Enf. Especialista em Gestão do Trabalho para Educação em Saúde

Mestre em Saúde materno Infantil

Link para consulta ao protocolo:

https://www.portalcoren-rs.gov.br/index.php?categoria=legislacao&pagina=protocolos-enfermagem