Ações da Vigilância Epidemiológica de Porto Mauá

  • Combate ao COVID 19

    Assunto: SAUDE  |   Publicado em: 27/08/2020 às 14:54   |   Imprimir

 

No atual cenário nacional da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), medidas de saúde pública são fundamentais para se retardar a transmissão e propagação do vírus e mitigar seus impactos. Considerando que ainda não há vacina ou medicamentos específicos para o tratamento da doença (Covid-19), a prevenção se torna o principal meio de tentar evitar a transmissão do vírus e mitigar o impacto da pandemia em nosso município.

Tendo em vista que o isolamento social, o uso de máscara em locais públicos e a não promoção de aglomerações já foram adotadas desde o início da pandemia como forma de conter a circulação do vírus em nossa cidade, porém também levando em consideração que a circulação de pessoas, principalmente trabalhadores dos serviços essenciais, ocorre e por consequência há contato humano ainda que em menor taxa do que no dia a dia antes da pandemia, o Município de Porto Mauá, visando intensificar as ações já existentes pra o enfrentamento da pandemia, iniciou no dia 03 (três) de agosto do decorrente ano os trabalhos de desinfecção das vias e locais públicos da área central e das maiores vilas do município (Campo Alegre e São José do Mauá) .

A desinfecção das vias é feita com o uso de uma máquina da pulverização elétrica, visando a desinfecção de locais com maior contato (calçadas, latas de lixo, grades, portões, corrimãos) .

Inicialmente foi usado um desinfetante quaternário de amonio e nos ciclos seguintes, usou-se Vantotrex. Ambos os desinfetantes são compostos antimicrobianos com agentes ativos catiônicos fortes, que atuam em bactérias gram-positivas e gram-negativas, sendo inclusive usados para desinfecção de locais com alto perigo de contaminação como hospitais. Os quaternários de amonio são amplamente utilizados para desinfecção por apresentarem efetivo combate a bactéria, fungos, vírus e germes.

Além disso, o produto utilizado não é tóxico, nas proporções utilizadas, de tal modo que, não oferece perigo nem ao aplicador e nem a pessoas que possam tocar nas superfícies onde foi aplicado.