PORTO MAUÁ NO ENFRENTAMENTO AO COVID 19

  • AÇOES DE SAÚDE PÚBLICA

    Assunto: SAUDE  |   Publicado em: 15/05/2020 às 14:53   |   Imprimir

Em meio a pandemia do novo coronavírus, uma série de medidas tem sido adotadas e instituídas pelo Comitê Extraordinário de Saúde de Porto Mauá. São ações de distribuição de máscaras, panfletos e orientações de prevenção. Entre elas está a barreira sanitária efetuada na entrada do Município que, em dois dias (9 e 10 de maio), registrou a entrada de mais de 450 visitantes no Município.
A ação tem o objetivo de prevenir a disseminação do novo coronavírus. Por isso, os agentes de saúde questionam aos passageiros sobre o motivo da viagem ao Município e de acordo com relatório, muitas pessoas estão vindo a passeio, em virtude do baixo nível do Rio Uruguai, desrespeitando as orientações para ficar em casa. 
As equipes, compostas por técnicos da área da saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, com apoio da Brigada Militar, atuam orientando toda a população neste período de pandemia para que evite ao máximo viajar neste momento. 
Além dos veículos abordados, as pessoas respondem a um questionário, informando cidade de origem e destino. Também é verificado a temperatura corporal do cidadão a fim de identificar possíveis suspeitos de COVID19.
As ações, continuarão, sempre com o foco na saúde pública e prevenção, haja visto o aumento considerável de casos.  Cabe observar que está em vigor o Decreto Estadual 55.240/2020 e Decreto Municipal 1.449/2020, que determinam o uso obrigatório de máscara de proteção facial sempre que se estiver em recinto coletivo, compreendido como local destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas, fechado ou aberto, privado ou público, bem como nas suas áreas de circulação, nas vias públicas e nos meios de transporte. Aqueles que descumprirem ou colaborarem para o descumprimento das medidas estabelecidas pelos órgãos legais estarão sujeitos às penalidades das esferas cível, administrativa e criminal, nos termos da lei, bem como à prisão, em flagrante, quando for o caso.