Limpeza do Rio Uruguai

No último sábado, 18 de março, foi realizada mais uma ação de Limpeza do Rio Uruguai, promovida pela Administração Municipal de Porto Mauá, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, evento que marca a semana de comemoração da Emancipação do Município de Porto Mauá.

A ação contou com a participação de veranistas, representantes da Colônia de Pescadores Z-18 de Ijuí, munícipes, servidores municipais e representantes da Câmara Municipal de Vereadores que, com a utilização de barcos, percorreram o rio recolhendo diversos tipos de resíduos. Chamou a atenção da atividade o espírito de voluntariado de Allan Williams e sua esposa Rosangela Williams, novos moradores porto-mauenses, que se mudaram de Londres e, voluntariamente pediram para participar da ação, contando com o auxílio dos demais colaboradores do evento para realizarem a coleta.

Esta foi a segunda ação de limpeza do Rio Uruguai consecutiva, que faz parte da Campanha Cidade Limpa, lançada no ano passado e que inaugurou a Política dos 5R’s, que tem como proposta, além das ações de reciclagem e reutilização, já implementadas na campanha anterior (SE-PA-RE), a redução do consumo de materiais, a recusa em utilização de produtos que geram impactos ambientais e, ainda, a reflexão para que todos repensem suas práticas em relação ao meio ambiente.

A Administração Municipal, em nome de todos os organizadores da atividade, agradece a participação e colaboração de todos, que juntos retiraram diversos materiais impróprios do Rio Uruguai, que estavam poluindo o meio ambiente e, que agora, terão o seu destino adequado. A ação seguirá tendo continuidade, porém, espera-se que a cada evento, o volume de “lixo” seja menor, uma vez que um dos objetivos da campanha é a conscientização acerca da destinação adequada dos resíduos e sua importância para o contexto socioambiental.