URUBU VOLTA A CHOCAR OVOS EM CIMA DE FORNO DE BARRO

  • URUBU VOLTA A CHOCAR OVOS EM CIMA DE FORNO DE BARRO

    Assunto: AGRICULTURA  |   Publicado em: 02/09/2016 às 16:27   |   Imprimir

URUBU VOLTA A CHOCAR OVOS EM CIMA DE FORNO DE BARRO

 

 No final do mês de agosto de 2016, o Urubu (fêmea) que havia gerado dois filhotes no início do ano, em cima de um forno de barro, numa propriedade rural abandonada, localizada no Reservado do Mauá, interior de Porto Mauá, voltou a colocar dois ovos no mesmo local.

O casal já está chocando os ovos. Com a chegada do veículo ao local afastaram-se do ninho, primeiramente ficaram próximo, após se deslocaram até uma árvore localizada nas proximidades. Enquanto foram sendo tiradas as fotos uma das aves retornou caminhando, pela plantação de aveia, emitindo grunidos (som) para afugentar o invasor e defender o ninho. Normalmente costumam ficar no alto de uma árvore e vomitam um líquido de forte odor para afastar os inimigos naturais.

Os ovos estão bem protegidos, em cima do forno quadrado, entre o telhado e forno. Como esta propriedade é abandonada, é um local ideal para se procriarem.

Normalmente constroem ninhos no chão ou em arbustos secos e espinhosos, longe da presença humana, nunca são feitos a mais de 50 cm de altura. Os ovos são de cor cinza ou verde-pálida, incubados por ambos os genitores durante 32 a 40 dias. Os juvenis eclodem com plumagem branca e são alimentados por regurgitação. Com o passar dos dias, os juvenis ganham uma cor branco-rosada e penas um pouco azuladas. O primeiro voo ocorre por volta das 10 a 11 semanas de vida e com cerca de 03 meses já têm a plumagem de adulto.

 

Texto e foto: Vilson Winkler