Projeto de Apoio à Inseminação Artificial seleciona beneficiários

• Projeto de Apoio à Inseminação Artificial seleciona beneficiários

Assunto: AGRICULTURA  |   Publicado em: 26/11/2022 às 09:17   |   Imprimir

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) divulgou, no último dia 22 de novembro, a possibilidade de financiamento para compra de kits de inseminação artificial via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).  O benefício é destinado a agricultores e pecuaristas familiares, devidamente capacitados para a atividade de inseminação artificial e com certificação de inseminador. O produtor interessado em ser beneficiário do projeto pode buscar informações e se inscrever junto ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar do seu município ou junto à Secretaria Municipal da Agricultura/Desenvolvimento Rural, que encaminhará para aprovação da indicação no Conselho Municipal de Agricultura ou de Desenvolvimento Rural.

O financiamento, no valor limite de até R$ 10 mil reais, conta com bônus de adimplência de 80% sobre o valor financiado, com prazo de carência de até três anos e amortização em até cinco anos para o contrato.

O edital se destina à pessoa física, preferencialmente jovens do meio rural entre 16 e 29 anos de idade e, também, preferencialmente aqueles participantes de grupos, associações ou cooperativas de produtores rurais ligados à pecuária leiteira e de corte no Estado.

O produtor interessado deve apresentar cópia do certificado de curso de inseminador artificial junto ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar ou à secretaria municipal de Agricultura. O prazo para encaminhamento da Ata do Conselho Municipal é até o dia 02 de dezembro. O financiamento tem o limite máximo de 200 beneficiários, que serão definidos pela Seapdr após esse prazo.

O kit para inseminação artificial é composto por botijão 20 litros, aplicador de sêmen universal, estojo para inseminação artificial, pinça para palheta de inox anatômica 18 cm, cortador de palheta, termômetro digital, pacote de bainha, pacote de luvas descartáveis comuns e doses de sêmen aptidão leite ou corte.

Prazo para inscrições até 01/12/2022 na Secretaria de Agricultura ou Emater Porto Mauá.