VACA DE PORTO MAUA É NOVAMENTE MÃE DE GEMEAS

  • VACA DE PORTO MAUA É NOVAMENTE MÃE DE GEMEAS

    Assunto: AGRICULTURA  |   Publicado em: 17/06/2016 às 17:04   |   Imprimir

VACA DE PORTO MAUA É NOVAMENTE MÃE DE GEMEAS

 

No último domingo, 12 de junho de 2016, o produtor rural Clemir Zóia, residente no Reservado do Mauá, interior de Porto Mauá, teve outra surpresa quando auxiliava no parto de uma das vacas de sua propriedade, ao invés de nascer uma, nasceram duas terneiras (gêmeas), filhas da vaca que quando era terneira havia sido a grande campeã do primeiro concurso “Feira da Terneira de Porto Mauá”, realizado no dia 25 de setembro de 2009.

O produtor rural ficou surpreso oito minutos após o nascimento da primeira terneira, quando começaram a aparecer mais duas patas, daí viu que tratava-se de gêmeos.

É a quinta vez que esta vaca deu cria, sendo a segunda vez de gêmeas, na primeira vez havia sido na terceira gestação (03 de novembro de 2013). Nestas cinco gestações já nasceram seis fêmeas e um macho. É uma vaca de alta fertilidade. Foi inseminada com sêmen sexado (sexo definido). Destas gêmeas, uma possui pelagem idêntica ao pai e a outra da mãe. Entre filhos e netos já são nove ao total, um macho e oito fêmeas. Ela produz em torno de 40 litros de leite ao dia, é filha de inseminação artificial do touro Award.

 

Texto e foto: Vilson Winkler