COMITIVA DE PORTO MAUA PARTICIPOU DO 6º FORUM PERMANENTE DE CONSERVAÇÃO E U

  • COMITIVA DE PORTO MAUA PARTICIPOU DO 6º FORUM PERMANENTE DE CONSERVAÇÃO E USO RACIONAL DO RIO URUGUAI, PARANÁ E AQUIFERO GUARANI

    Assunto: ADMINISTRAÇÃO  |   Publicado em: 31/08/2016 às 14:08   |   Imprimir

COMITIVA DE PORTO MAUA PARTICIPOU DO 6º FORUM PERMANENTE DE CONSERVAÇÃO E USO RACIONAL DO RIO URUGUAI, PARANÁ E AQUIFERO GUARANI

                       Na segunda-feira, 29 de agosto de 2016, das 8 às 19 horas, foi realizado em São Miguel das Missões, junto ao Hotel Tenondé, o VI Fórum Permanente de Conservação e Uso Racional do Rio Uruguai, Paraná e Aquifero Guarani, ocasião em que estiveram presentes delegações da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, tendo por objetivo principal abordar temas relacionados à bacia hidrográfica, considerando aspectos de exploração e conservação, considerando como bens fundamentais para o contexto do Mercosul e patrimônio da humanidade.

            Durante os diversos momentos do Fórum, apresentaram-se comitês de bacias hidrográficos, câmaras técnicas de diversos países, expedicionários dos rios, representantes da Usina Hidrelétrica Salto Grande (Argentina e Uruguai), representante da UNESCO (Centro Regional de Gestão de Águas Subterrâneas).

             Também estiveram presentes, além do prefeito anfitrião Hilário Casarim, o prefeito de Porto Mauá e coordenador do GTM – Grupo de Trabalho Municipal sobre Barragens, Guerino Pedro Pisoni, que abordou o tema “Impacto das hidrelétricas no rio Uruguai”, que foi acompanhado pelo Engenheiro Agrônomo Almir Vorpagel e a Bióloga Camila Grzeca.

            A final do evento apontou-se para criação de uma Câmara Técnica do Mercosul, para tratar temas relacionados a água, visando o uso sustentável, seja para consumo, navegação, geração de energia, entre outros fins. Constatou-se uma clara necessidade de integração e troca de informações entre todos os organismos, conselhos, federações, comitês e organizações que intervém nesta temática.

            Segundo o prefeito Pisoni, o impacto causado pela presença da humanidade no planeta, tem sido a causa maior da perda da qualidade da água, seja superficial ou subterrânea, uma vez que já existem registros da presença de metais pesados, tais como: arsênico, entre outros, presentes em poços tubulares profundos. Sendo assim, é imprescindível voltar a olhar para esta questão e tomar atitudes conscientes de enfrentamento das causas que prejudicam o ambiente em que vivemos, principalmente naquilo que diz respeito as condições em que futuras gerações encontrarão nosso habitat terrestre.