Emater/RS-Ascar apresenta Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Fam

• Emater/RS-Ascar apresenta Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar à Administração Municipal de Porto Mauá

Assunto: EMATER  |   Publicado em: 09/08/2016 às 17:47   |   Imprimir

O Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, que beneficiará famílias rurais, foi apresentado nesta segunda-feira (08/08), em Porto Mauá, quando  reuniram-se no gabinete da Administração Municipal, o prefeito Guerino Pedro Pisoni, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e demais servidores municipais. A apresentação foi o pontapé inicial do programa que passa a ser executado pela Emater/RS-Ascar em Porto Mauá e tem a duração de quatro anos.

A proposta central é promover a gestão de modo a atender as esferas socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares, abrangendo todas as atividades desenvolvidas. O trabalho junto às propriedades será realizado em três etapas que contemplam basicamente o diagnóstico produtivo, elaboração e pactuação do plano de gestão e posterior execução do plano a curto, médio e longo prazo. Entre os resultados esperados estão o aumento da renda na propriedade, a ampliação de área com práticas conservacionistas, a promoção do acesso a bens, serviços e políticas públicas e produção de pelo menos dez produtos para autoconsumo na propriedade. Também receberão atenção especial propriedades geridas por mulheres e por jovens, que possuam agroindústria, produção orgânica e implantarem fontes de energias alternativas.

Por meio deste programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), 20 mil famílias receberão acompanhamento da assistência técnica, de forma continuada e gratuita, no Estado, sendo 1820 famílias nos 45 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar, na região de Santa Rosa.

Texto: Leni Froelich – Extensionista Emater

Foto: Vilson Winkler