Agroindústria Lodi Alimentos de Porto Mauá, 14 anos de tradição e qualidade

• Agroindústria Lodi Alimentos de Porto Mauá, 14 anos de tradição e qualidade

Assunto: DIVERSOS  |   Publicado em: 05/08/2019 às 11:06   |   Imprimir

A produção de farináceos pela família Lodi de Itajubá, Porto Mauá, teve início no ano 2005, com a produção feita na casa da família e assada em forno a lenha; A produção inicial foi de pães e cucas, sob encomenda e vendida de porta em porta nos balneários e na cidade, com o corcel 2, carro da família na época. Em 2006 a família foi beneficiada por um recurso no valor de R$ 8.000,00, proveniente de um RS Rural a fundo perdido. No mesmo ano construíram o atual prédio de 45m² atendendo as exigências legais para funcionamento de uma agroindústria familiar. No início de 2014 foi encaminhada a documentação para cadastramento no Programa Estadual de Agroindústria Familiar do Rio Grande do Sul (PEAF/RS), o que ocorreu na metade do ano. A partir daí no começo de 2015 foi encaminhada a solicitação de licença ambiental para funcionamento, a qual foi obtida no mês de setembro de 2015. Na seqüência foi encaminhada a documentação para solicitar a inclusão da agroindústria no PEAF/RS. Nesse tempo em função do atendimento a legislação, foi instalado, pela Emater, um clorador de água na agroindústria, garantindo a qualidade desta utilizada na produção dos alimentos. Em fevereiro de 2018 foi fornecido o certificado de inclusão no PEAF/RS e de imediato solicitada à autorização de uso da marca Selo Sabor Gaúcho, o qual foi alcançado em julho de 2018. Após toda persistência da família em sair da informalidade, com o total apoio e incentivo da equipe municipal da Emater/RS-Ascar e Administração Municipal, em todas as etapas acima relatadas, a agroindústria Lodi Alimentos é a única agroindústria municipal legalizada de farináceos, atendendo todas as exigências legais nos aspectos sanitários, ambientais e tributários, alcançando o Selo Sabor Gaúcho de qualidade, que autoriza a venda dos produtos desta agroindústria em todo Estado do RS.