COLETA SELETIVA DE LIXO EM PORTO MAUÁ

• COLETA SELETIVA DE LIXO EM PORTO MAUÁ

Assunto: DIVERSOS  |   Publicado em: 08/10/2015 às 10:19   |   Imprimir

Desde o dia 30 de setembro de 2015, está em andamento a coleta seletiva de lixo no Município de Porto Mauá (interior e cidade), recolhido pela empresa Luxtran Soluções Ambientais Ltda, de Giruá

Nas segundas e sextas-feiras é recolhido o lixo orgânico / úmido (não reciclável) e nas quartas-feiras o lixo seco (reciclável)

Está em andamento a construção de pontos para depósito do lixo na área urbana, rural e balneários, além da colocação de dezenas de lixeiras que serão dispostos nas repartições públicas e diversos locais estratégicos no Município.

A reciclagem reduz o impacto sobre o meio ambiente, diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia, reduz consideravelmente a disposição inadequada do lixo na natureza, evita doenças e proliferação de insetos, além disso gera fonte de renda aos catadores, preserva o meio ambiente e melhora a qualidade de vida da população.

A coordenação do projeto ambiental “Porto Mauá Consciente”, que tem como uma das ações a campanha de coleta seletiva denominada SE-PA-RE, solicita todo apoio e atenção da comunidade quanto ao atendimento de algumas orientações básicas, que são: não misturar lixo seco com lixo orgânico, embalar separadamente cada tipo de material, colocar o lixo nos dias definidos para cada tipo de material. O lixo que estiver em desacordo não será recolhido.

Nos Balneários, os recolhimentos são realizados nas segundas e quartas-feiras, junto às lixeiras localizadas nas entradas de cada Balneário. Em São José do Mauá e Campo Alegre, são recolhidos nas quartas e sextas-feiras. Nas demais comunidades do interior do município onde o recolhimento é feito pelo caminhão da prefeitura, será divulgado o dia do recolhimento e o lixo deverá ser embalado em sacos separados, se possível identificar o lixo seco do lixo orgânico.

Texto e foto: Vilson Winkler