INFORMATIVO 13 DE FEVEREIRO DE 2021


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ –13 DE FEVEREIRO DE 2021

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

     

    ATENÇÃO

    A partir de fevereiro a unidade de saúde não abrirá de finais de semana e feriados.

    ATENDIMENTO NA UBS.

    Pessoas com sintomas gripais devem entrar em contato com a Unidade de Saúde preferencialmente por telefone, onde será orientado sobre o procedimento de atendimento, em SALA ESPECÍFICA, de acordo com os protocolos obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

    DENTISTA

    Somente nas TERÇA-FEIRA e QUINTA-FEIRA dia todo e SEXTA-FEIRA pela parte da manhã. AGENDAMENTO PARA A SEMANA DE SEGUNDA-FEIRA.

    VACINAÇÃO IDOSOS COVID 19 (85 anos ou mais)

     O município de Porto Mauá recebeu entre os dias 9 e 10 de fevereiro de 2021, 80 doses da vacina contra a Covid 19. Seguindo as recomendações da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, o quantitativo recebido será destinado à vacinação dos profissionais de saúde (do setor público e privado) que ainda não foram imunizados no município, bem como para o início da vacinação dos idosos. Inicialmente, serão vacinados todos os idosos com 85 anos ou mais (acamados ou não).

    O enfermeiro Daniel Soares Tavares, que coordena o setor de imunizações do município destaca: - Estamos seguindo todas as recomendações recebidas das autoridades sanitárias quanto ao público e ordem de vacinação. Graças a um trabalho realizado, ainda em 2020, com as Agentes Comunitárias de Saúde para matriciamento da população, na tarde de hoje finalizamos a listagem nominal de todos os idosos por localidade que serão contemplados neste primeiro momento.  Visando ainda, o melhor atendimento, a equipe de vacinadores (enfermeiros e técnicos de enfermagem) irá terminar a vacinação dos profissionais de saúde entre os dias 11 e 17 e então iremos vacinar os idosos, desta primeira etapa, em suas residências nos dias 18 e 19 de fevereiro.

    Para vacinação é obrigatório que o usuário porte documento (CPF), pois o registro de todas as doses é realizado nominalmente via internet no SI-PNI (Programa Nacional de Imunizações), visando transparência na aplicação das doses. Até a presente data 34 profissionais de saúde foram vacinados, como já divulgado no vacinômetro municipal.

     

    PORTO MAUÁ NO COMBATE AO A COVID-19

    Um das formas de contagio do coronavírus é pelo contato com superfícies contaminadas (maçanetas, bancos de praça, grades, portões...) e também por contato com pessoas doentes, através do toque de mão, gotículas de saliva, uso compartilhado de objetos (copos, bombas de chimarrão...), espirros e tosse.

    Orientamos que evitem aglomerações e visitas desnecessárias aos parentes ou amigos e que usem máscaras e álcool gel para a higienização das mãos sempre que sair de casa.

    Essas ações visam sobretudo a prevenção de casos de Covid-19 no município.

    É OBRIGATÓRIO o uso de máscara de proteção facial sempre que se estiver na rua, locais públicos e comércio;

    NO COMÉRCIO: É obrigatório uso de álcool gel na entrada, e acesso limitado de pessoas com uso de máscara;

    COMBATE À DENGUE

    A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social alerta a população de Porto Mauá que faça a sua parte na luta contra a Dengue.

    Dengue mata, mas sua atitude salva com ações para eliminar o criadouro do mosquito da Dengue.

    Algumas ações para eliminar o criadouro do mosquito da Dengue são:

    - Não deixar água parada.

    - Manter a caixa D´água sempre fechada e limpa.

    - Lavar e trocar à água dos bebedouros dos animais de estimação.

    - Manter limpo e colocar areia nos pratinhos de vasos de flores, se possível eliminá-los.

    - Manter limpo o quintal e permitir sempre o acesso do Agente de Endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.

    DEPARTAMENTO DE ASSITÊNCIA SOCIAL

    Comunicado: Comunicamos a todos que no dia 15/01/2021a assistente Social Janaína retorna das férias.

    Atualização do Cadastro Único e Bolsa Família: Documentos necessários para realizar a atualização do Cadastro Único e Bolsa Família: RG, CPF, título de eleitor, Comprovante de Residência, Comprovante de renda. Salientamos que é necessária a documentação de todos os integrantes da casa. Esta atualização é de extrema importância para evitar o bloqueio do benefício.

    Atualização de matrícula: Comunicamos aos pais os responsáveis dos alunos que frequentam o CRAS , que os mesmos compareçam assim que puder para atualizar a matrícula dos alunos que pretendam continuar nas atividades ofertadas pelo CRAS- Centro de Referência de Assistência Social.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

    JUNTA MILITAR

    Seleção Complementar: os jovens que ainda não compareceram para carimbar o Certificado de Alistamento Militar: Joabe Ezequias Aquino da Silva, Luis Felipe de Souza Vaz;

    Alistamento Militar 2021: iniciou o Alistamento Militar aos jovens que nasceram em 2003 ou classes anteriores que ainda não se alistaram. O alistamento pode ser feito em qualquer computador que tenha internet, no site www.alistamento.eb.mil.br ou presencial na Junta Militar de sua cidade, devendo trazer a Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e CPF.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

    Reserva de alevinos: faça a sua reserva até dia 23 de janeiro, às 9 horas, a próxima remessa virá dia 26 de fevereiro.

    Cursos do SENAR: quem tiver interesse de fazer cursos do SENAR, procurar na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em horário normal de expediente (manhã e tarde), os cursos serão organizados conforme a demanda.

    Patrulha Agrícola: os agricultores que necessitarem realizar serviços de silagem, plantio de milho, entre outros serviços, deverão fazer o contrato junto à Secretaria de Agricultura, em horário normal de expediente (manhã e tarde), para o devido agendamento dos roteiros.

    Horário de atendimento no Abatedouro Municipal: os abates são realizados nas terças e quintas-feiras, sendo que nas terças-feiras os abates são para os particulares, e, nas quintas-feiras, para os açougues. Os particulares deverão levar nas segundas-feiras e os açougueiros deverão levar nas quartas-feiras, ou seja, um dia antes do abate, em horário normal de expediente (manhã e tarde).

    Bloco para resumo: quando o seu bloco estiver com todas as notas preenchidas, deverá ser levado na Secretaria da Agricultura para realizar o resumo do mesmo, para isto ocorrer, deverá conter todas as respectivas contra notas. Para retirada de bloco novo, é obrigatório apresentar o bloco que havia sido retirado anteriormente, caso não efetuar a entrega deste no prazo de 90 dias, haverá o cancelamento da emissão de novos talonários, causando transtornos indesejáveis, pois os blocos estão levando em torno de 25 dias para chegarem, com a venda da Gráfica pelo governo Estadual, os blocos agora são impressos em São Paulo, consequentemente levando mais tempo para a sua chegada, portanto, mantenha em dia os seus blocos e cadastro de bloco

    Revisão anual de bloco de produtor: está em andamento a revisão anual dos blocos de produtor rural, junto à Secretaria da Agricultura. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2020, deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso. Os blocos completos, que já estejam com o resumo feito, não precisarão ser apresentados. em horário normal de expediente (manhã e tarde). Lembramos as produtores rurais que deixaram os seus blocos em uso na Secretaria, que efetuem a retirada dos mesmos o mais breve possível.

    Inspetoria Veterinária: iniciou no mês de janeiro o recadastramento anual do rebanho obrigatório, os formulários da declaração deverão ser retirados junto à Secretaria de Agricultura.

    Reunião para tratar sobre criação de abelhas: no dia 22 de fevereiro, às 19 horas, junto ao Ginásio Municipal de Porto Mauá, haverá reunião com a empresa MAXIBEM, para tratar sobre a produção e comercialização de mel

     

    SECRETARIA DE OBRAS TRANSPORTE URBANISMO E TRÂNSITO

    Serviços de máquinas: Nesta semana foram realizados os serviços de patrolamento e compactação na Rua que dá acesso a rs344 a comunidade de campo alegre. Foram realizados serviços de patrolamento e compactação na estrada que liga Itajubá a volta grande.

    Patrolamento e compactação na estrada que liga Lajeado tigre a santa Inês.

     Patrolamento e compactação na estrada que liga a localidade de campo alegre ao Lajeado Grande.

    Foi dado início no patrolamento e compactação na estrada que liga Itajubá a localidade de 3 Bocas.

    Iluminação pública: Nesta semana foram realizados reparos na rede de iluminação pública de todo o município, com troca de lâmpadas, reatores e relés.

    Recolhimento de Lixo: Informamos a todos os munícipes que o recolhimento do lixo volta ser na parte da tarde, devido ao fim do turno único. Pedimos que cada município faça a separação correta dos Resíduos que são Recicláveis e os que não são recicláveis, lembrando que a coleta dos resíduos recicláveis é realizada nas quartas feiras pela parte da manhã.

    Complexo Poliesportivo: Nesta semana foi dado continuidade nas obras do Complexo Poliesportivo situado na Travessa Riachuello, foram realizados serviços com a escavadeira hidráulica na remoção de terra e também foi realizado o nivelamento do terreno para receber o piso e o andamento