INFORMATIVO 30 DE JANEIRO DE 2021


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ – 30 DE JANEIRO DE 2021

     

    Turno Único: Conforme Decreto nº 1508 o qual estabelece o Turno Único fica estabelecido que no Centro Administrativo e Garagem Municipal, da qual inclui-se Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Administração e Finanças, Educação e Cultura e Obras, Transportes, Urbanismo e Trânsito segue o turno único no horário compreendido entre às 07h e 13h.

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

    ATENÇÃO

    A partir de fevereiro a unidade de saúde não abrira de finais de semana e feriado.

     

    ATENDIMENTO NA UBS.

    Pessoas com sintomas gripais devem entrar em contato com a Unidade de Saúde preferencialmente por telefone, onde será orientado sobre o procedimento de atendimento, em Sala específica, de acordo com os protocolos obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

     

    DENTISTA

    Somente nas TERÇA-FEIRA e QUINTA-FEIRA dia todo e SEXTA-FEIRA pela parte da manhã. AGENDAMENTO PARA A SEMANA DE SEGUNDA-FEIRA.

     

    VACINA CORONAVAC

    Na tarde do dia 20/01/2021 foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 em nosso município. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e do governo estadual, na primeira etapa serão vacinados os profissionais enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos do município, bem como os pacientes acamados, totalizando 18 vacinas aplicadas.

    É importante salientar que o quantitativo não será suficiente para encerrar a primeira etapa da vacinação, no entanto é preciso valorizar esse momento tão importante para a saúde pública municipal. Ainda, destacamos que, conforme a campanha for avançando, a população será informada quanto todas as orientações recebidas.

    O Ministério da Saúde reitera, no Informe Técnico da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 que, à medida em que forem disponibilizados outros quantitativos de vacina pelos laboratórios produtores, o Programa Nacional de Imunizações irá dispor de novas grades de distribuição e cronogramas de vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid19. Todos os trabalhadores de saúde serão vacinados, e receberão vacinas nas fases posteriores, ampliando-se gradativamente a oferta a este público.

    Viva a saúde pública! Viva o SUS!

     

    PORTO MAUÁ NO COMBATE AO A COVID-19

    Um das formas de contagio do coronavírus é pelo contato com superfícies contaminadas (maçanetas, bancos de praça, grades, portões...) e também por contato com pessoas doentes, através do toque de mão, gotículas de saliva, uso compartilhado de objetos (copos, bombas de chimarrão...), espirros e tosse.

    Orientamos que evitem aglomerações e visitas desnecessárias aos parentes ou amigos e que usem máscaras e álcool gel para a higienização das mãos sempre que sair de casa.

    Essas ações visam sobretudo a prevenção de casos de Covid-19 no município.

    DESTA FORMA INFORMAMOS A TODOS OS MUNÍCIPES QUE:

    É OBRIGATÓRIO o uso de máscara de proteção facial sempre que se estiver na rua, locais públicos e comércio;

    NO COMÉRCIO: É obrigatório uso de álcool gel na entrada, e acesso limitado de pessoas com uso de máscara;

    COMBATE À DENGUE

    A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social alerta a população de Porto Mauá que faça a sua parte na luta contra a Dengue.

    Dengue mata, mas sua atitude salva com ações para eliminar o criadouro do mosquito da Dengue.

    Algumas ações para eliminar o criadouro do mosquito da Dengue são:

    - Não deixar água parada.

    - Manter a caixa D´água sempre fechada e limpa.

    - Lavar e trocar à água dos bebedouros dos animais de estimação.

    - Manter limpo e colocar areia nos pratinhos de vasos de flores, se possível eliminá-los.

    - Manter limpo o quintal e permitir sempre o acesso do Agente de Endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.

     

    DEPARTAMENTO DE ASSITÊNCIA SOCIAL

    Comunicado: Comunicamos a todos que a partir do dia 25/01/2021 a assistente Social Janaína estará de férias retornando no dia 17/02/2021. Contamos com a compreensão de todos.

    Atualização do Cadastro Único e Bolsa Família: Documentos necessários para realizar a atualização do Cadastro Único e Bolsa Família:  RG, CPF, título de eleitor, Comprovante de Residência, Comprovante de renda. Salientamos que é necessária a documentação de todos os integrantes da casa. Esta atualização é de extrema importância para evitar o bloqueio do benefício.

    Atualização de matrícula: Comunicamos aos pais os responsáveis dos alunos que freqüentam o CRAS, que os mesmos compareçam assim que puder para atualizar a matrícula dos alunos que pretendam continuar nas atividades ofertadas pelo CRAS- Centro de Referência de Assistência Social.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

    Reserva de alevinos 2021: estão disponíveis todas as espécies de alevinos, tais como: carpas (capim, cabeça-grande, prateada, húngara espelho e húngara escamada), piava, pacú, jundiá, carpa colorida, grumatâ, tilápia, surubi, dourado, piracanjuba, trairão e cascudo. Os preços variam de R$ 0,42 a R$ 9,00, de acordo com a espécie. Quem necessitar repovoar o seu açude com alevinos, faça a sua reserva junto à Secretaria de Agricultura até dia 23 de janeiro de 2021 as 09:00h, presencial ou por telefone, a remessa virá dia 26 de fevereiro de 2021.

    Cursos do SENAR: quem tiver interesse de fazer cursos do SENAR, procurar na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, das 7 às 13 horas, os cursos serão organizados conforme a demanda.

    Patrulha Agrícola: os agricultores que necessitarem realizar serviços de silagem, plantio de milho, entre outros serviços, deverão fazer o contrato junto à Secretaria de Agricultura, no horário de expediente, das 7 às 13 horas, para o devido agendamento dos roteiros.

    Horário de atendimento no Abatedouro Municipal: relembrando que os abates serão realizados nas terças e quintas-feiras, sendo que nas terças-feiras os abates serão para os particulares, e, nas quintas-feiras, para os açougues. Os particulares deverão levar nas segundas-feiras e os açougueiros deverão levar nas quartas-feiras, ou seja, um doía antes do dia do abate, no horário das 7 às 13 horas.

    O que precisa para fazer bloco de produtor rural: o produtor rural que desejar fazer bloco modelo 4, deverá apresentar Xerox do CPF e da identidade e escritura se for proprietário.

    Caso não for proprietário, deverá trazer contrato de arrendamento ou de parceria, constando área mínima de 03 hectares disponível para o proprietário e também 03 hectares para o arrendatário ou parceiro.

    Bloco para resumo: quando o seu bloco estiver com todas as notas preenchidas, deverá ser levado na Secretaria da Agricultura para realizar o resumo do mesmo, para isto ocorrer, deverá conter todas as respectivas contra notas. Para retirada de bloco novo, é obrigatório apresentar o bloco que havia sido retirado anteriormente, caso não efetuar a entrega deste no prazo de 90 dias, haverá o cancelamento da emissão de novos talonários, causando transtornos indesejáveis, pois os blocos estão levando em torno de 25 dias para chegarem, com a venda da Gráfica pelo governo Estadual, os blocos agora são impressos em São Paulo, consequentemente levando mais tempo para a sua chegada, portanto, mantenha em dia os seus blocos e cadastro de bloco

    Revisão anual de bloco de produtor: Iniciou no dia 04 de janeiro a revisão anual dos blocos de produtor rural, junto à Secretaria da Agricultura. Faça de nossa agricultura uma força para o progresso de nosso município, você também é responsável, dê a sua contribuição, colabore ajudando a administrar o seu município. A não apresentação dos blocos implicará no cancelamento do seu cadastro de produtor rural. Desde o ano de 2009, já houve mais de 500 cancelamentos de cadastros. A não apresentação poderá causar a exclusão de qualquer benefício municipal, tais como: troca-troca de adubo e uréia, serviços de ensiladeira, plantio de milho, visita técnica de técnico agrícola, entre outros benefícios. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2020, deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso. Os blocos completos, ou seja, que já estejam com o resumo feito, não precisará ser apresentado. Horário de expediente, das 7 às 13 horas.

    Lembrete: Os produtores que estão com seus blocos em uso e incompletos na prefeitura sem fazer a movimentação, favor retirar para manter em dia.

    Inspetoria Veterinária: Iniciou no dia 4 de janeiro a declaração anual de rebanho obrigatória, os produtores devem procurar na secretária de agricultura para retirar o formulário para fazer a declaração.

     

    SECRETARIA DE OBRAS TRANSPORTE URBANISMO E TRÂNSITO

    RECOLHIMENTO DE LIXO NO INTERIOR:

    Dia 09 e 10 de fevereiro.