INFORMATIVO 23 DE JANEIRO DE 2021


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ – 23 DE JANEIRO DE 2021

     

    Turno Único: Conforme Decreto nº 1508 o qual estabelece o Turno Único fica estabelecido que no Centro Administrativo e Garagem Municipal, da qual inclui-se Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Administração e Finanças, Educação e Cultura e Obras, Transportes, Urbanismo e Trânsito segue o turno único no horário compreendido entre às 07h e 13h.

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

    ATENÇÃO

    A partir de fevereiro a unidade de saúde não abrirá de finais de semana e feriado.

     

    ATENDIMENTO NA UBS.

    Pessoas com sintomas gripais devem entrar em contato com a Unidade de Saúde preferencialmente por telefone, onde será orientado sobre o procedimento de atendimento, em Sala específica, de acordo com os protocolos obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

     

    DENTISTA

    Somente nas TERÇA-FEIRA e QUINTA-FEIRA dia todo e SEXTA-FEIRA pela parte da manhã. AGENDAMENTO PARA A SEMANA DE SEGUNDA-FEIRA.

     

    VACINA CORONAVAC

    Na tarde do dia 20/01/2021 foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 em nosso município. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e do governo estadual, na primeira etapa serão vacinados os profissionais enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos do município, bem como os pacientes acamados, totalizando 18 vacinas aplicadas.

    É importante salientar que o quantitativo não será suficiente para encerrar a primeira etapa da vacinação, no entanto é preciso valorizar esse momento tão importante para a saúde pública municipal. Ainda, destacamos que, conforme a campanha for avançando, a população será informada quanto todas as orientações recebidas.

    O Ministério da Saúde reitera, no Informe Técnico da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 que, à medida em que forem disponibilizados outros quantitativos de vacina pelos laboratórios produtores, o Programa Nacional de Imunizações irá dispor de novas grades de distribuição e cronogramas de vacinação dos grupos prioritários, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid19. Todos os trabalhadores de saúde serão vacinados, e receberão vacinas nas fases posteriores, ampliando-se gradativamente a oferta a este público.

    Viva a saúde pública! Viva o SUS!

     

    PORTO MAUÁ NO COMBATE AO A COVID-19

    Um das formas de contagio do coronavírus é pelo contato com superfícies contaminadas (maçanetas, bancos de praça, grades, portões...) e também por contato com pessoas doentes, através do toque de mão, gotículas de saliva, uso compartilhado de objetos (copos, bombas de chimarrão...), espirros e tosse.

    Orientamos que evitem aglomerações e visitas desnecessárias aos parentes ou amigos e que usem máscaras e álcool gel para a higienização das mãos sempre que sair de casa.

    Essas ações visam sobretudo a prevenção de casos de Covid-19 no município.

     

    DESTA FORMA INFORMAMOS A TODOS OS MUNÍCIPES QUE:

    É OBRIGATÓRIO o uso de máscara de proteção facial sempre que se estiver na rua, locais públicos e comércio;

    NO COMÉRCIO: É obrigatório uso de álcool gel na entrada, e acesso limitado de pessoas com uso de máscara;

    COMBATE À DENGUE

    A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social alerta a população de Porto Mauá que faça a sua parte na luta contra a Dengue.

    Dengue mata, mas sua atitude salva com ações para eliminar o criadouro do mosquito da Dengue.

    Algumas ações para eliminar o criadouro do mosquito da Dengue são:

    - Não deixar água parada.

    - Manter a caixa D´água sempre fechada e limpa.

    - Lavar e trocar à água dos bebedouros dos animais de estimação.

    - Manter limpo e colocar areia nos pratinhos de vasos de flores, se possível eliminá-los.

    - Manter limpo o quintal e permitir sempre o acesso do Agente de Endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.

     

    DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

    Comunicado : Comunicamos a todos que a partir do dia 25/01/2021 a assistente Social Janaína estará de férias retornando no dia 17/02/2021. Contamos com a compreensão de todos.

    Atualização do Cadastro Único e Bolsa Família: Comunicamos a todos os beneficiários do Programa Bolsa Família  que a partir do dia 19  de  Janeiro nas terças e quintas- feiras será realizado as atualizações do cadastro . Salientamos que é de Documentos necessários para realizar a atualização do Cadastro Único e Bolsa Família :  RG, CPF, titulo de eleitor, Comprovante de Residência, Comprovante de renda. Salientamos que é necessária a documentação de todos os integrantes da casa. Esta atualização é de extrema importância  para evitar o bloqueio do beneficio.

    Atualização de matrícula: Comunicamos aos pais os responsáveis dos alunos que freqüentam o CRAS , que os mesmos compareçam assim que puder para atualizar a matrícula dos alunos que pretendam continuar nas atividades ofertadas pelo CRAS- Centro de Referencia de Assistência Social.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

    Reserva de alevinos 2021: estão disponíveis todas as espécies de alevinos, tais como: carpas (capim, cabeça-grande, prateada, húngara espelho e húngara escamada), piava, pacú, jundiá, carpa colorida, grumatâ, tilápia, surubi, dourado, piracanjuba, trairão e cascudo. Os preços variam de R$ 0,42 a R$ 9,00, de acordo com a espécie. Quem necessitar repovoar o seu açude com alevinos, faça a sua reserva junto à Secretaria de Agricultura, presencial ou por telefone, a próxima remessa virá dia 26 de fevereiro de 2021.

    Cursos do SENAR: quem tiver interesse de fazer cursos do SENAR, procurar na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, das 7 às 13 horas, os cursos serão organizados conforme a demanda.

    Patrulha Agrícola: os agricultores que necessitarem realizar serviços de silagem, plantio de milho, entre outros serviços, deverão fazer o contrato junto à Secretaria de Agricultura, no horário de expediente, das 7 às 13 horas, para o devido agendamento dos roteiros.

    Horário de atendimento no Abatedouro Municipal: relembrando que os abates serão realizados nas terças e quintas-feiras, sendo que nas terças-feiras os abates serão para os particulares, e, nas quintas-feiras, para os açougues. Os particulares deverão levar nas segundas-feiras e os açougueiros deverão levar nas quartas-feiras, ou seja, um doía antes do dia do abate, no horário das 7 às 13 horas.

    O que precisa para fazer bloco de produtor rural: o produtor rural que desejar fazer bloco modelo 4, deverá apresentar Xerox do CPF e da identidade e escritura se for proprietário.

    Caso não for proprietário, deverá trazer contrato de arrendamento ou de parceria, constando área mínima de 03 hectares disponível para o proprietário e também 03 hectares para o arrendatário ou parceiro.

    Bloco para resumo: quando o seu bloco estiver com todas as notas preenchidas, deverá ser levado na Secretaria da Agricultura para realizar o resumo do mesmo, para isto ocorrer, deverá conter todas as respectivas contra notas. Para retirada de bloco novo, é obrigatório apresentar o bloco que havia sido retirado anteriormente, caso não efetuar a entrega deste no prazo de 90 dias, haverá o cancelamento da emissão de novos talonários, causando transtornos indesejáveis, pois os blocos estão levando em torno de 25 dias para chegarem, com a venda da Gráfica pelo governo Estadual, os blocos agora são impressos em São Paulo, consequentemente levando mais tempo para a sua chegada, portanto, mantenha em dia os seus blocos e cadastro de bloco

    Revisão anual de bloco de produtor: Iniciou no dia 04 de janeiro a revisão anual dos blocos de produtor rural, junto à Secretaria da Agricultura. Faça de nossa agricultura uma força para o progresso de nosso município, você também é responsável, dê a sua contribuição, colabore ajudando a administrar o seu município. A não apresentação dos blocos implicará no cancelamento do seu cadastro de produtor rural. Desde o ano de 2009, já houve mais de 500 cancelamentos de cadastros. A não apresentação poderá causar a exclusão de qualquer benefício municipal, tais como: troca-troca de adubo e uréia, serviços de ensiladeira, plantio de milho, visita técnica de técnico agrícola, entre outros benefícios. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2020, deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso. Os blocos completos, ou seja, que já estejam com o resumo feito, não precisará ser apresentado. Horário de expediente, das 7 às 13 horas.

    Inspetoria Veterinária: Iniciou no dia 4 de janeiro a declaração anual de rebanho obrigatória, os produtores devem procurar na secretária de agricultura para retirar o formulário para fazer a declaração.

     

    SECRETARIA DE OBRAS TRANSPORTE URBANISMO E TRÂNSITO

    PATROLAMENTO: Nesta semana foi dado continuidade o serviço de patrolamento com compactação de trechos da estrada vicinal que liga São Jose do Mauá à Lajeado Tigre, travessa que liga a faixa de alecrim até o morador Edir Dallalba na localidade de Campo Alegre, foi realizado patrolamento em trechos da estrada vicinal do reservado do Mauá.

    Foram realizados serviços de patrolamento, cascalhamento e compactação na estrada que liga nosso município ao município de Alecrim na localidade de campo alegre.

    Foram realizados reparos em todas as estradas vicinais em todas as localidades do município devido a intensidade das chuvas que nosso município tem sofrido nos últimos dias.

    Informamos que a Secretaria de Obras encontra-se com equipe reduzida em virtude de período de férias nos meses de janeiro e fevereiro. Porém tem mantido os serviços essenciais de atendimento à população e demais serviços públicos.

    Recolhimento de Lixo: Comunicamos que com o turno único o recolhimento do lixo é realizado sempre de manhã, pedimos a todos que coloquem o lixo cedo para evitar que o mesmo fique depositado nas ruas causando mau cheiro.

    RECOLHIMENTO DE LIXO NO INTERIOR:

    Dia 09 e 10 de fevereiro.