INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Porto Mauá, 03/10/2020

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE

Público alvo: Crianças 01 a 04 anos de idade e atualização da Caderneta de Vacina do Adolescente até 15 anos de idade.

Período: de 05 à 30 de  outubro, na UBS SEDE.

DIA “D” de vacinação: 17 de outubro (sábado, das 08h as 17h), dia mobilização Nacional, sem pararão meio dia, na UBD SEDE.

AGENDAMENTO DENTISTA

TODOS os dias, por telefone.

VISITAS DOMICILIARES.

Em virtude do clima a partir da próxima sexta-feira (dia 09 de outubro), as visitas domiciliares serão realizadas pela parte da manhã.

Porto Mauá no combate ao a COVID-19

Um das formas de contagio do coronavírus é pelo contato com superfícies contaminadas (maçanetas, bancos de praça, grades, portões...) e também por contato com pessoas doentes, através do toque de mão, gotículas de saliva, uso compartilhado de objetos (copos, bombas de chimarrão...), espirros e tosse.

Pensando nisso, o município de Porto Mauá vem realizando um trabalho de conscientização da população Porto Mauense orientando para que evitem aglomerações e visitas desnecessárias aos parentes ou amigos e que usem máscaras e álcool gel para a higienização das mãos sempre que sair de casa.

Essas ações visam sobretudo a prevenção de casos de Covid-19 no município. Para tanto, já foram executadas:

• Entrega de máscaras de tecido para as famílias do município;
    • Entrega de álcool gel e máscaras descartáveis no comércio local;
    • Divulgação de orientações de prevenção, realizada por carro de som da vigilância sanitária, assim como por meio do informativo municipal, folders, cartazes, mídias sociais, rádio e TV;
    • Desinfecção das ruas da cidade e das vilas de São José e Campo Alegre;
    • Barreira sanitária aos finais de semana na sede do município.

Barreira Sanitária

Neste final de semana, haverá isolamento da área de churrasqueiras da Orla do rio Uruguai, no intuito de evitar aglomeração de pessoas no local.

Atendimento na UBS.

Pessoas com sintomas gripais devem entrar em contato com a Unidade de Saúde preferencialmente por telefone, onde será orientado sobre o procedimento de atendimento, em Sala específica, de acordo com os protocolos obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO COVID-19

• Recomenda-se distanciamento social para toda a população, exceto serviços essenciais;
    • As medidas emergenciais de prevenção do contágio do COVID 19, sejam em ambientes públicos ou privados devem ser cumpridos.
    • Evite sair de casa neste período, evite eventos sociais, não compartilhe chimarrão, evite receber visitas, não cumprimente com beijos no rosto, abraços ou aperto de mãos, mantenha distância de no mínimo 2 metros das pessoas ao tossir ou espirrar.

Casos de CORONAVIRUS no Município

Os casos no Município, em virtude do trabalho de prevenção que vem sendo executado, estão estáveis e em sua maioria importados e já recuperados. Sendo que, até as 15h desta sexta-feira, contabiliza 11 casos  (09 casos já recuperados). A equipe da Secretaria de Saúde segue com 02 pacientes em monitoramento (pacientes que apresentam sintomas gripais e seus contactantes, que estão sendo monitorados).

Continuem se protegendo, JUNTOS VAMOS VENCER O COVID,