INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SAUDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL


  • Descrição:

    INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE PORTO MAUÁ ACERCA DA PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19 (29/08/2020)

     

    Vigilância Epidemiológica – Covid-19

    No atual cenário nacional da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), medidas de saúde pública são fundamentais para se retardar a transmissão e propagação do vírus e mitigar seus impactos. Considerando que ainda não há vacina ou medicamentos específicos para o tratamento da doença (Covid-19), a prevenção se torna o principal meio de tentar evitar a transmissão do vírus e mitigar o impacto da pandemia em nosso município.

    Tendo em vista que o isolamento social, o uso de máscara em locais públicos e a não promoção de aglomerações já foram adotadas desde o início da pandemia como forma de conter a circulação do vírus em nossa cidade, mas também levando em consideração que a circulação de pessoas, principalmente trabalhadores dos serviços essenciais, ocorre e por consequência há contato humano (ainda que em menor taxa do que no dia a dia antes da pandemia), o Município de Porto Mauá, visando intensificar as ações já existentes para o enfrentamento da pandemia, iniciou no dia 03 de agosto do decorrente ano, os trabalhos de desinfecção das vias e locais públicos da área central e das maiores vilas (Campo Alegre e São José do Mauá) do município.

    Para a realização destas ações, foi contratada profissional para realização de desinfecção das vias públicas, que está sendo feita com o uso de uma máquina de pulverização elétrica, visando a desinfecção de locais com maior contato (calçadas, latas de lixo, grades, portões, corrimãos) e realizada conforme o cronograma a seguir:

     

    Dias da semana

    Locais (ruas/ vila)

    Segunda- feira (31/08)

    Rua Uruguai, Rua do Porto, Rua Navegantes, Travessa Castelo Branco, Av. Cristovão Colombo (até a praça)

    Terça-feira (01/09)

    Rua Ernesto Zamberlan, Rua domingos Saggin, Rua Januário Flores, Rua Borges de Medeiros

    Quarta-feira (02/09)

    Travessa Riachuelo, Rua Almirante cabral, Travessa Farrapos, Rua Luiz Chitolina, Rua Tuiuti

    Quinta-Feira (03/09)

    Rua 9 de Julho, Rua Marcelino Gambin, Rua Amalia Cervo, Rua Alcir Barcelos

    Sexta-feira (04/09)

    Avenida Cristovão Colombo, Rua Alfredo João Bertol, Rua Eduardo Wolf, Rua João Araújo

    Terça-feira (08/09)

    Rua João Zóia e Balneário, Rua Gregório Bondarenco e Rua Almirante Barroso

    Quarta-feira (09/09)

    Vila Campo Alegre

    Quinta-feira (10/09)

    Vila São José do Mauá

    Sexta-feira (11/09)

     Rua Uruguai e Rua do Porto

     

     

    Para a desinfecção, inicialmente foi usado um desinfetante quaternário de amônio. Nos ciclos seguintes, usou-se Vantotrex. Ambos são compostos antimicrobianos com agentes ativos catiônicos fortes, sendo inclusive usados para desinfecção de locais com alto perigo de contaminação como hospitais. Os quaternários de amonio são amplamente utilizados para desinfecção por apresentarem efetivo combate a bactéria, fungos, vírus e germes.

    Além disso, o produto utilizado não é tóxico, nas proporções utilizadas, de tal modo que, não oferece perigo nem ao aplicador e nem a pessoas que possam tocar nas superfícies onde foi aplicado.

     

    DISTANCIAMENTO CONTROLADO

     

    Como funciona

    O Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul foi construído com base em critérios de saúde e de atividade econômica, sempre priorizando a vida. Criou-se um sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos diferentes setores econômicos.

     

    Bandeiras e protocolos

    Conforme o grau de risco, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta. O monitoramento é semanal e a divulgação preliminar ocorre na sexta-feira. Os protocolos obrigatórios devem ser respeitados em todas as bandeiras.

     

    Situação no Município

    O Município de Porto Mauá, encontra-se na região RT14, atualmente VERMELHA, apesar disso, em virtude não possuir óbitos e internações por COVID-19, nos últimos 14 dias, adotou protocolos da bandeira LARANJA, por meio de Decreto próprio.

     

     

    Casos

    Os casos no Município, em virtude do trabalho de prevenção que vem sendo executado, estão estáveis e em sua maioria importados e já recuperados. Sendo que, até as 15h desta sexta-feira, contabiliza 7 casos totais (já recuperados), nenhum óbito ou internação (desde início da pandemia) e 28 pacientes em monitoramento (pacientes que apresentam sintomas gripais e seus contactantes, que estão sendo monitorados pela equipe de saúde)

     

    Barreira Sanitária

    Neste final de semana, a Equipe Técnica do Município, juntamente com a Guarnição da Brigada Militar, efetuará ações de abordagem e orientação de pessoas e isolamento dos acessos de veículos a orla do rio Uruguai.

    Os visitantes que desejam acessar os locais isolados ou o comércio local, poderão fazê-lo, porém será permitido o acesso a pé, com a orientação de que evitem aglomerações no local e que permaneçam de máscara.

    Residentes nos locais terão acesso às suas casas, mas também receberão orientação quanto aos cuidados que a situação exige.

    A ação pretende conscientizar as pessoas dos perigos que o fluxo migratório, e aglomerações representam para todos e, se faz necessária em virtude do aumento, aos finais de semana, do fluxo de turistas que visitam o Município, em descumprimento às determinações dos vários órgãos competentes.

    Contamos com o apoio da população para que permaneçamos sem novos casos de COVID-19

     

    Atendimento na UBS.

    Pessoas com sintomas gripais devem entrar em contato com a Unidade de Saúde, onde será orientado sobre os procedimentos de atendimento, em Sala específica, de acordo com os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde.

     

    ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO COVID-19

    • Recomenda-se distanciamento social para toda a população, exceto serviços essenciais;
    • As medidas emergenciais de prevenção do contágio do COVID 19, sejam em ambientes públicos ou privados devem ser cumpridas;
    • Evite sair de casa neste período, evite eventos sociais, não compartilhe chimarrão, evite receber visitas, não cumprimente com beijos no rosto, abraços ou aperto de mãos, mantenha distância de no mínimo 2 metros das pessoas ao tossir ou espirrar.