INFORMATIVO 01 DE AGOSTO DE 2020


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ

    UM GOVERNO DE RECONSTRUÇÃO

    01 DE AGOSTO DE 2020

     

    AÇÕES DE ENFRENTAMENTO COVID-19:

    Considerando o aumento de casos de CORONAVÍRUS em toda a região, e que a situação em relação ao risco de contaminação pelo COVID-19 demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e, a fim de promover a segurança sanitária à população local a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, sob orientação dos órgãos de Saúde Federal e Estadual, comunica a todos os Munícipes que neste final de semana 01 e 02 de agosto a Equipe Técnica do Município, juntamente com a Guarnição da Brigada Militar, efetuará ações de abordagem e orientação as  pessoas  nos acessos de veículos a orla do rio Uruguai.

    Os visitantes que desejam acessar os locais isolados ou o comércio local, poderão fazê-lo, porém será permitido o acesso a pé, com a orientação de que evitem aglomerações no local e que permaneçam de máscara.

    Residentes nos locais terão acesso às suas casas, também receberão orientação quanto aos cuidados que a situação exige.

    A ação pretende conscientizar as pessoas dos perigos que o fluxo migratório, e aglomerações representam para todos e, se faz necessária em virtude do aumento, aos finais de semana, do fluxo de turistas que visitam o Município, em descumprimento às determinações dos vários órgãos competentes.

    Contamos com o apoio da população para que permaneçamos sem novos casos de COVID-19.

    Pontos de isolamento: Sábado e Domingo de manhã: Orla do Rio Uruguai, a partir da rotula até a Aduana.

    Sábado e Domingo a tarde: Orla do Rio Uruguai, a partir da Rótula e Rua Uruguai a partir da esquina com a Rua Cristóvão Colombo, ambas em direção ao porto.

     

    REFORMA NA UBS: A unidade Básica de Saúde da Sede está passando por reformas internas para adequações dos espaços existentes às exigências legais. Portanto pedimos a compreensão dos usuários do sistema de saúde, pois estaremos atendendo em espaços provisórios, mantendo a qualidade no atendimento.

     

    COLETA DE EXAMES: A coleta de material para exames laboratoriais, somente poderá ser efetuada no local do laboratório credenciado. Deste modo solicitamos aos pacientes que precisam efetuar coleta, para que entrem em contato com a Secretaria de Saúde a fim de agendamento e orientações.

     

    RETIRADA DE EXAMES: Solicitamos a população que realizou exames, que entrem em contato com a Unidade de Saúde para retirada dos mesmos e devidos encaminhamentos médicos.

    ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO:  NA SEDE: Todos os dias da semana. Com agendamento semanal, somente por telefone, no primeiro dia útil da semana. 

    CAMPO ALEGRE: Terças à tarde, com agendamento prévio por telefone.

    PRÓTESES DENTÁRIAS: Comunicamos que o Programa Brasil Sorridente retomou às atividades. Interessados em próteses dentárias deverão entrar em contato com a Secretaria de Saúde.

    ATENDIMENTO MÉDICO: Dr. Juan: Na unidade SEDE, com agendamento prévio.

    Dra Leidy: Na Unidade Sede, demanda livre.

    Dr Fernando: Contratação em virtude do COVID-19, Todas as segundas feiras na unidade Sede, Quarta-feira manhã e tarde, com agendamento prévio em Campo Alegre e Terças feiras a cada 15 dias na Unidade sede.

    Orienta-se que os pacientes que tem consulta agendada, para que observem o horário da mesma, a fim de evitar aglomerações de pessoas em frente a Unidade de saúde, expondo-se.

    VISITA DOMICILIAR: Devido as condições climáticas, a partir desta semana o Dr Juan efetuará visita domiciliar na sexta-feira à tarde.

    DENGUE: Eliminar o mosquito da dengue também é sua responsabilidade, então pedimos aos proprietários de residências e terrenos do Município de Porto Mauá que tomem os devidos cuidados, eliminando criadouros do mosquito da dengue fazendo as seguintes ações:  não deixe agua parada; mantenha a caixa d’agua sempre fechada e limpa; lave e troque a agua dos bebedouros dos animais de estimação; mantenha o quintal sempre limpo; não deixe acumular agua em recipientes plásticos, latas, sucatas; Permita sempre o acesso do agente de endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.

    Bolsa Família:  Foi prorrogado a suspensão de procedimentos operacionais e de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, em decorrência da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Portando não haverá atendimentos operacionais no período do mês de agosto, contamos com a compreensão de todos.

    Benefício do Passe Livre Intermunicipal para Pcd é prorrogado até o final do ano: A FADERS Acessibilidade e Inclusão comunica que o benefício do Passe Livre Intermunicipal concedido às pessoas com deficiência comprovadamente carentes, previsto na Lei 13.320/2009, foi prorrogado novamente, desta vez até o dia 31 de dezembro de 2020. Anteriormente, devido às restrições provocadas pelas ações de proteção e prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19). As pessoas com deficiência são do grupo de risco, e recomendamos que permaneçam resguardadas. Porém, esta medida é importante porque evita transtornos àquelas pessoas que dependem do transporte intermunicipal para, por exemplo, fazer tratamento de saúde.

    Atendimento com a Assistente Social: Comunicamos a todos que os atendimentos com a assistente social acontecem todas as segundas- feiras. Portanto pedimos que se possível compareçam nestes dias para os atendimentos. Salientamos que nos outros dias serão realizadas visitas domiciliares, judiciário, reuniões e demais assuntos burocráticos.   

    Atividades Suspensas: Lembramos a todos que continuam suspensas as atividades dos grupos do CRAS. Salientamos a importância da população em permanecer em suas casas para evitar a proliferação deste vírus. Como estabelecido no Decreto Municipal estão suspensas as atividades por tempo indeterminado, sendo que quando retornar as atividades será divulgado por meios de comunicação. --

    Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente:  Pedidos de Mudas frutíferas: está aberto o último pedido de mudas frutíferas, a última remessa virá dia 27 de agosto;

     

    Milho safra e insumos: estão disponíveis todas as variedades de sementes de milho safra, que haviam sido reservados, solicitamos que façam a retirada o mais breve possível, junto à Secretaria de Agricultura. A retirada do adubo e uréia deverá ser realizada diretamente na Cotrirosa de São Jose do Mauá, na próxima terça-feira, dia 04 de agosto, o dia inteiro. Ressaltamos que será disponibilizado para retirada do adubo e uréia apenas este dia, próxima terça-feira, dia 04, o dia todo. Lembramos que todos deverão levar junto um avalista para assinar o contrato. Lembramos ainda que, para efetuar a retirada dos milhos e dos insumos agrícolas, o produtor rural não poderá estar em dívida ativa.   

     

    Plantio de milho: interessados em realizar o plantio de milho com a semeadora da Secretaria da Agricultura, deverão vir fazer o contrato para o agendamento.

     

    REUNIÃO DO COMDER: na próxima quinta-feira, dia 06 de agosto, será realizada a reunião mensal do COMDER – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, junto à Câmara de Vereadores, a partir das 14 horas.

     

    Cadastramento de Residências em áreas de APPs: Em atendimento ao Acordo Judicial firmado na Ação Civil Pública entre o Ministério Público Federal, a FEPAM e o IBAMA, do qual fazem parte os municípios de Alecrim, Crissiumal, Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz e Tiradentes do Sul para regularização das construções e moradias realizadas dentro das Áreas de Preservação Permanente (APPs), onde uma das determinações é o mapeamento e cadastramento de todas as propriedades localizadas dentro da faixa dos 500m do Rio Uruguai (APPs), o Município de Porto Mauá informa que deu início, na última quinta-feira, 23, às atividades de cadastramento, em um primeiro momento, de todos os balneários do município, sendo que, na sequência, a pretensão é fazer o cadastramento das propriedades rurais que se localizam dentro das APPs. Para isso, formou-se um grupo técnico entre os servidores municipais, que estará, dentro das próximas semanas, fazendo a vistoria in loco de cada residência, para o devido cadastramento, a fim de cumprir ao Acordo Judicial firmado. Solicitamos a compreensão de todos. Para qualquer dúvida, consulte o Órgão de Licenciamento Municipal, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

    Secretaria de Educação e Cultura: Queridas famílias!

    Sabemos que estamos vivendo um momento delicado. Desejamos força para todas e todos, esperamos que em breve possamos voltar às atividades normais da escola.

    Estamos fazendo o possível para garantir o acesso das atividades a todos, levando diretamente nas casas no interior e mantendo a escola aberta em período integral para entregar e receber as atividades.

    Queremos com este recado, mais do que qualquer tipo de lembrete ou cobrança, mostrar que estamos de braços aberto para ajudar no que for possível para enfrentarmos este período. Que devemos nos dar as mãos e focar nas soluções e não nos obstáculos.

    Informamos que a próxima entrega ocorrerá no dia 04 de agosto (terça – feira) e pedimos para que os pais se organizem com a devolução das atividades.

    Roteiro de entrega e recolhimento:

     

    Terça – feira dia 04 de agosto de manhã: Sete de Setembro – 8h30min

    Campo Alegre - 9h; São José do Mauá- 10h

    Itajubá/ gruta – 8h30min; Três Bocas – 9h30min;  Merlugo – 10h

    Serraria – 10h30min

     Terça - feira 04 de agosto a Tarde: São Jorge – 14h; São Luiz – 14h30min

    Barra do Santo Cristo – 15h30min; Reservado – 14h; Reservinha – 15h