INFORMATIVO 23 DE MAIO DE 2020


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ

    UM GOVERNO DE RECONSTRUÇÃO

    23 DE MAIO DE 2020

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE:

     

    JUNTA MILITAR: jovem, se você completou ou irá completar 18 anos em 2020, ou seja, nasceu no ano de 2002 ou anos anteriores, chegou a sua vez de realizar o Alistamento Militar, compareça à Junta Militar munido da Carteira de Identidade e CPF. O prazo encerra dia 30 de junho. O alistamento na Junta Militar de Porto Mauá é realizado em horário de expediente. Também poderá ser feito pela internet, no site www.alistamento.eb.mil.br

    Pagamento do milho safra 2019: Comunicamos aos produtores que retiraram semente de milho que o vencimento é dia 31 de maio;

     

    Mudas frutíferas: estão abertas as reservas de mudas frutíferas, junto à Secretaria de Agricultura, o preço mínimo é de R$ 10,00, a próxima remessa virá dia 23 de julho.

     

    Reserva milho safra: na próxima segunda-feira, 25 de maio, abre as reservas de sorgo e milho safra, do Programa FEAPER, do Governo do Estado, além destes, haverá reservas de insumos (adubo e uréia), disponibilizados pelo Município. Cabe ressaltar, que as variedades disponíveis é de acordo com um estoque limitado, de acordo com cada variedade, portanto, faça a sua reserva o quanto antes. Os pedidos encerram dia 05 de junho.

    INSPETORIA VETERINÁRIA: A Inspetoria Veterinária em Porto Mauá informa que o prazo para entrega da Declaração Anual de Rebanho, encerra dia 30 de maio 2020. A Declaração Anual de Rebanho é uma determinação obrigatória a todo o produtor rural, conforme Lei 13.467/2010. A inadimplência causa notificação e multa semelhante a inadimplência na vacinação contra a Febre Aftosa. A inspetoria Veterinária  dispõe  do formulário para a declaração e também informa  os dias de expediente: Segundas, quartas e sextas feira nos horários das 8hs as 11:30hs e das 13:30hs as 17hs.

       

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

    COLETA DE EXAMES: A coleta de material para exames laboratoriais, somente poderá ser efetuada no local do laboratório credenciado. Deste modo solicitamos aos pacientes que precisam efetuar coleta, para que entrem em contato com a Secretaria de Saúde a fim de agendamento e orientações.

     

    VACINA CONTRA GRIPE H1N1:  Atenção: Grupo vacinal que não tomou a vacina, favor comparecer a Unidade de Saúde: Adultos de 55 a 59 anos; Gestantes e Crianças de e meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias.

    Conforme cronograma já divulgado, a vacinação está sendo feita de acordo com as doses liberadas pela Coordenadoria Regional de Saúde e respeitando as fases e grupos indicadas pelo Ministério da Saúde.

     

    ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO:  NA SEDE: Todos os dias da semana.

    Com agendamento semanal, somente por telefone, no primeiro dia útil da semana. 

    ATENDIMENTO MÉDICO

    SEDE: Dr Juan, com agendamento prévio. Dra Leidy demanda livre.

    Orienta-se que os pacientes que tem consulta agendada, para que observem o horário da mesma, a fim de evitar aglomerações de pessoas em frente a Unidade de saúde, expondo-se

    ATENDIMENTO PSICOLÓGICO:

    A Secretaria de Saúde disponibiliza atendimento Psicológico à população, com a contratação de um profissional para atendimento 20h na Unidade.

    NOVIDADES: No intuito de prevenir e melhor atender a população em decorrência da epidemia COVID 19, está sendo reformulado o formato de atendimento Médico e Odontológico no Município, neste sentido faz-se necessário estudos e adequações. A partir do mês de maio passamos a contar com 2 médicos no quadro de profissionais. Deste modo, para diminuir o fluxo na Unidade Sede, está sendo preparada a reabertura de atendimento na Unidade de Campo Alegre, de forma a evitar deslocamentos desnecessários dos munícipes e otimizar o trabalho técnico.

    VISITA DOMICILIAR: Devido as condições climáticas, a partir desta semana o Dr Juan efetuará visita domiciliar na quinta-feira a tarde.

    RETIRADA DE REMÉDIOS CONTROLADOS:  Para renovação de receita, basta contato telefônico com a Unidade de Saúde, que providenciará. Os medicamentos são entregues somente pela farmacêutica, na Unidade Básica de Saúde de terças e quintas feiras

    GRUPOS MAIS SAÚDE e GRUPOS DE HIPERTENSOS: suspensos nos mês de maio.

    ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO COVID-19

    Recomenda-se distanciamento social para toda a população, exceto serviços essenciais;

    As medidas emergenciais de prevenção do contágio do COVID 19, sejam em ambientes públicos ou privados devem ser cumpridos.

    Evite sair de casa neste período, evite eventos sociais, não compartilhe chimarrão, evite receber visitas, não cumprimente com beijos no rosto, abraços ou aperto de mãos, mantenha distância de no mínimo 2 metros das pessoas ao tossir ou espirrar.

     

    AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

     

    Devido a pandemia de Covid19, foi reformulado o trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde, pois é de extrema importância a visita nas residências, em tempo reduzido e sem coleta de assinatura do munícipe. È efetuada entrega de folder com orientações sobre o funcionamento da Unidade Básica de Saúde  e prevenção sobre a COVID19, Dengue, Zika e Chikungunha. Salientamos que este formato de trabalho é orientado por órgãos de saúde Estadual e Federal, bem como Decretos Municipais.

     

    DENGUE: Eliminar o mosquito da dengue também é sua responsabilidade, então pedimos aos proprietários de residências e terrenos do Município de Porto Mauá que tomem os devidos cuidados, eliminando criadouros do mosquito da dengue fazendo as seguintes ações:

    • não deixe agua parada,
    • mantenha a caixa d’agua sempre fechada e limpa,
    • lave e troque a agua dos bebedouros dos animais de estimação,
    • mantenha o quintal sempre limpo,
    • não deixe acumular agua em recipientes plásticos, latas, sucatas..
    • Permita sempre o acesso do agente de endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.

    TERRENOS BALDIOS deverão ser limpos pelos proprietários, evitando sanções administrativas.

     

    Departamento de Desenvolvimento Social

    Programa Bolsa Família :

    O Ministério da Cidadania, através da Portaria nº 335 de 20 de março de 2020, estabelece medidas emergenciais na gestão do Programa Bolsa Família.

    O artigo 2º da supracitada Portaria, estabelece que ficam suspensas pelo prazo de cento e vinte dias, a partir da publicação desta Portaria, os processos de gestão e operacionais do Programa Bolsa Família, do Cadastro Único e outros que poderiam interromper o pagamento do Bolsa Família, ou negar o direito das famílias em acessar ao Auxílio Emergencial, como averiguação, revisão, aplicação dos efeitos das condicionalidades a partir de abril.

    Acompanhamento das Condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família na 2ª vigência de 2020 e a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

     

    ATENÇÃO, A equipe do programa Bolsa Família na Saúde tem recebido vários questionamentos, via e-mail e telefone, de muitos municípios em todo o território nacional, acerca do acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família na 1ª vigência de 2020, realizado na APS, e a Pandemia do novo corona vírus (COVID-19). Desta forma, estamos encaminhando as informações abaixo para que fiquem claros os critérios considerados:  NÃO HAVERÁ CANCELAMENTO OU SUSPENSÃO DO ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES NA 2ª VIGÊNCIA DE 2020;  O registro das condicionalidades de saúde das crianças e mulheres não será obrigatório; O registro das condicionalidades de saúde das gestantes deve ser realizado pelo Sistema BFA ou pelo e-SUS AB, quando possível, a fim de não prejudicar a concessão do Benefício Variável à Gestante.

    Considerando que isto não implicará em nenhuma repercussão (SUSPENSÃO OU BLOQUEIO DO BENEFÍCIO).

    O CRAS está à disposição para quaisquer dúvidas.

    Comunicado : Devido o COVID 19 , as atividades dos grupos do  CRAS estão suspensas. Salientamos a importância da população permanecer em suas casas para evitar a proliferação deste vírus. Como estabelecido no Decreto Municipal estão suspensas as atividades por tempo indeterminado, sendo que quando retornar as atividades será divulgado por meios de comunicação.

     

    FESTA DO PADROEIRO SANTO ANTONIO EM CAMPO ALEGRE: Devido a pandemia do coronavirus, a Festa do Padroeiro de Campo Alegre, Porto Mauá, bem como o sorteio da Ação Entre Amigos, que seriam realizados no dia 14 de junho de 2020, foram transferidos para o dia 13/06/2021.