INFORMATIVO 09 DE MAIO DE 2020


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ

    UM GOVERNO DE RECONSTRUÇÃO

    09 DE MAIO DE 2020

     

    10 de maio dia das Mães!!  A nossa gratidão e respeito por terem tão nobre missão.

    Com seus sentimentos de proteção, afeto e carinho acolhedores, reforçam o Bem que deve existir no mundo.

    Desejamos que este dia seja eternizado e que Deus abençoe sempre você e sua família. Feliz Dia das Mães! A todas as mães uma homenagem do Governo Municipal de Porto Mauá/RS.

     

    AÇÕES DE ENFRENTAMENTO COVID-19:Considerando que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no âmbito Municipal e regional.

    Considerando a importância da conscientização e responsabilização da população e do poder público para que se faça o enfrentamento efetivo do COVID-19, neste final de semana a Equipe Técnica do Município, juntamente com a Guarnição da Brigada Militar, efetuará ação de abordagem na entrada do Município.

    A ação pretende conscientizar as pessoas dos perigos que o fluxo migratório, e aglomerações representam para todos e, se faz necessária em virtude do aumento, aos finais de semana, do fluxo de turistas que visitam o Município, em descumprimento às determinações dos vários órgãos competentes.

     Informamos que será efetuada aferição de temperatura corporal, e  não será permitida a entrada de pessoas no Município, sem o uso de máscara de proteção.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE:

    Próxima quinta-feira reunião do COMDER: com a adequação do Decreto Municipal, relativo a pandemia do coronavirus, em relação a reuniões, comunicamos que a reunião mensal do COMDER  – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, será realizada na próxima quinta-feira, 14 de maio, a partir das 14 horas, junto à Câmara de Vereadores.

     

    Alevinos: a última reserva de alevinos antes do inverno encerra no dia 18 de maio, sendo que estes alevinos estarão disponíveis no dia 21 de maio. Espécies disponíveis: carpas, jundiá, pacu, tilápia, piracanjuba, piava, grumatã, dourado, surubi, trairão e cascudo. Os preços variam de acordo com a espécie, de R$ 0,37 a R$ 8,50

     

    Chegada da primeira remessa das mudas frutíferas: as pessoas que fizeram reserva de mudas frutíferas e que desejarem receber estas mudas na primeira remessa, que virá dia 20 de maio, deverão vir buscar na Secretaria de Agricultura a conta bancária do Viveiro e efetuar o pagamento da reserva, pois somente virão nesta primeira remessa os pedidos que forem pagos, portanto, os pagamentos deverão ser efetuados até o dia 15 de maio e os comprovantes deixados até esta data na Secretaria.

     

    Pagamento do milho safra: devido a pandemia do coronavirus, o pagamento do milho safra 2019 foi prorrogado para o final do mês de maio;

     

    Novo Secretário de Agricultura: na última segunda-feira, 04 de maio, iniciou as atividades como Secretário de Agricultura, o Engenheiro Agrônomo Daniel Palaver, desejamos sucesso frente à Secretaria;

     

    JUNTA MILITAR

    Alistamento Militar: jovem, se você completou ou irá completar 18 anos em 2020, ou seja, nasceu no ano de 2002 ou anos anteriores, chegou a sua vez de realizar o Alistamento Militar, compareça à Junta Militar munido da Carteira de Identidade e CPF. O prazo encerra dia 30 de junho. O alistamento na Junta Militar de Porto Mauá é realizado em horário de expediente. Também poderá ser feito pela internet, no site www.alistamento.eb.mil.br

     

    Secretaria de Obras, Urbanismo e Transito: Nesta semana foram executados os serviços de melhorias em estradas vicinais, com limpeza, patrolamento e compactação, nas estradas das localidades de São João do Mauá a São Luiz do Mauá. Próxima semana, será dado continuidade os serviços de estrada, da localidade São Luiz do Mauá e Barra do Santo Cristo até Porto Mauá.  Na cidade foi realizado cascalhamento em trecho da Rua Almirante Barroso. Nesta semana foi realizado a implantação da iluminação pública no Loteamento Novo Lar, pois nos próximos dias deverão ser realizadas as ocupações das novas residências pelos contemplados no Processo da Defesa Civil.

        

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

    COLETA DE EXAMES: A partir desta semana a coleta de material para exames laboratoriais, somente poderá ser efetuada no local do laboratório credenciado. Deste modo solicitamos aos pacientes que precisam efetuar coleta, para que entrem em contato com a Secretaria de Saúde a fim de agendamento e orientações.

     

    VACINA CONTRA GRIPE H1N1:  Dia 16 de maio é o dia D de vacinação contra a Gripe, das 08h às 17H na Unidade de Saúde. Conforme cronograma já divulgado, a vacinação está sendo feita de acordo com as doses liberadas pela Coordenadoria Regional de Saúde e respeitando as fases e grupos indicadas pelo Ministério da Saúde.

    ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO: No intuito de prevenir e melhor atender a população em decorrência da epidemia COVID 19 e, em atendimento a orientação da secretaria estadual de saúde e de acordo com o Decreto Municipal número 1432 de 16 de março de 2020 estão suspensas as consultas agendadas médicas e odontológicas, e os atendimentos serão realizados somente em casos de urgência e emergência conforme protocolo de atendimento definido pelos órgão estaduais e federais de saúde.

    VISITA DOMICILIAR: Devido as condições climáticas, a partir desta semana o Dr Juan efetuará visita domiciliar na parte da tarde.

    PROGRAMA MAIS MÉDICOS: A Secretaria de Saúde e desenvolvimento Social, conta, a partir desta semana, com um novo profissional médico. Trata-se da médica cubana Leidy Reyes Montoya proveniente do Programa Mais Médicos, que irá atuar na Unidade Básica de Saúde do Município, fortalecendo as ações de atenção básica de saúde do Município.

    ATENDIMENTO PSICOLÓGICO: A Secretaria de Saúde disponibiliza atendimento Psicológico à população, com a contratação de um profissional para atendimento 20h na Unidade.

    RETIRADA DE REMÉDIOS CONTROLADOS:  Para renovação de receita, basta contato telefônico com a Unidade de Saúde, que providenciará. Os medicamentos são entregues somente pela farmacêutica, na Unidade Básica de Saúde de terças e quintas feiras

    GRUPOS MAIS SAÚDE e GRUPOS DE HIPERTENSOS: suspensos nos mês de maio.

    ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO COVID-19 Recomenda-se distanciamento social para toda a população, exceto serviços essenciais; As medidas emergenciais de prevenção do contágio do COVID 19, sejam em ambientes públicos ou privados devem ser cumpridos. Evite sair de casa neste período, evite eventos sociais, não compartilhe chimarrão, evite receber visitas, não cumprimente com beijos no rosto, abraços ou aperto de mãos, mantenha distância de no mínimo 2 metros das pessoas ao tossir ou espirrar.

     

    Reforce os hábitos de higiene e pratique a etiqueta respiratória:

    Higienização adequada das mãos; Ao tossir ou espirrar, use o lenço de papel e em seguida jogue-o no lixo. Ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço; Evite cumprimentos com abraços, aperto de mãos, tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; Guarde distância de pelo menos um metro ao falar com outras pessoas; Mantenha ambientes ventilados; Se estiver com sintomas respiratórios (febre, tosse, dor muscular, dor de cabeça coriza) guarde distância de no mínimo 1 metro ao falar com outras pessoas.  Procure a Unidade Básica de Saúde ao perceber qualquer sintoma.

     

    AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: Conforme orientação dos órgãos de saúde, Estadual e Federal, estão sendo retomadas, as visitas domiciliares pelas Agentes Comunitárias de Saúde. A visita será de forma orientada, com os devidos cuidados e protocolos de segurança, a fim de evitar contato direto com moradores e com o intuito de orientação e monitoramento das famílias quanto as ações de saúde no município. Salientamos a importância da referida visita para a população.

     

    DENGUE: Eliminar o mosquito da dengue também é sua responsabilidade, então pedimos aos proprietários de residências e terrenos do Município de Porto Mauá que tomem os devidos cuidados, eliminando criadouros do mosquito da dengue fazendo as seguintes ações: não deixe agua parada, mantenha a caixa d’agua sempre fechada e limpa, lave e troque a agua dos bebedouros dos animais de estimação, mantenha o quintal sempre limpo, não deixe acumular agua em recipientes plásticos, latas, sucatas.. Permita sempre o acesso do agente de endemias em sua residência ou estabelecimento comercial. TERRENOS BALDIOS deverão ser limpos pelos proprietários, evitando sanções administrativas.

     

    Departamento de Desenvolvimento Social: Abertura de Inscrição de um Terreno Localizado na Comunidade de São José do Mauá.

    Edital nº 02/2020 de Chamamento Público para Concessão de Direito Real de Uso de Terreno localizado na Comunidade de São José do Mauá.

    O Prefeito Municipal de Porto Mauá, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, através do Programa de Habitação de Interesse Social, instituído pela Lei Municipal nº 1515 de 12 de novembro de 2019 e Lei Municipal nº 1494 de 10 de setembro de 2019 COMUNICA aos Munícipes interessados a este edital, estarão abertas as inscrições para Concessão de Direito Real de Uso, de 01 (uma) Fração de Lote localizado na Comunidade de São José do Mauá no Município de Porto Mauá/RS, assim descrito:

    I - Fração de Lote Rural nº 82, da 11ª Secção Santo Cristo, com área de 336 m² (trezentos e trinta e seis metros quadrados), matrícula nº 6150;

    As inscrições serão realizadas no período de 11 a 22 de maio de 2020, tendo por local o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Rua Almirante Cabral, nº 73 – centro de Porto Mauá/RS portando toda a documentação mencionada no Edital.

    Comunicado : Devido o COVID 19 , as atividades dos grupos do  CRAS estão suspensa . Salientamos a importância da população permanecer em suas casas para evitar a proliferação deste vírus. Como estabelecido no Decreto Municipal estão suspensas as atividades por tempo indeterminado, sendo que quando retornar as atividades será divulgado por meios de comunicação.

    Secretaria de Educação: A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as escolas municipais, realizarão na próxima semana a entrega das atividades domiciliares aos alunos, conforme o cronograma. Salientamos que as atividades não presenciais visam evitar o retrocesso de aprendizagem e a perda do vínculo com a escola, buscando minimizar os impactos das medidas de isolamento social.  Na terça feira, dia 12/05/2020, serão entregues as atividades na Escola Frei Caneca, para as crianças que residem na sede do município.

    Na quarta-feira, dia 13/05/20, será realizado o seguinte roteiro:

    Manhã: *Sete de setembro – 9 horas, *Campo Alegre – 10 horas, *Rincão- 11h15min

    Tarde: *São José do Mauá – 14 horas *Reserva- 15 horas *Reservinha- 15h15min

    *Vila Popular- 16 horas *Antiga Serralheria- 16h40min

    Na quinta-feira, dia 14/05/20, o roteiro será o seguinte: Manhã: *São Jorge- 9 horas *São Luiz- 9h30min *São João- 10 horas *Barra do Santo Cristo- 10h30min

    Tarde:*Itajubá- 14 horas *Volta Grande- 14h30min *Três Bocas- 15h

     

    FESTA DO PADROEIRO DE SÃO JOSÉ DO MAUA TRANSFERIDA: Devido a pandemia do coronavirus, a Festa do Padroeiro de São José do Mauá, Porto Mauá, bem como o sorteio da Ação Entre Amigos, que seriam realizados no dia 17 de maio de 2020, foram transferidos para o dia 16/05/2021.

     

    FESTA DO PADROEIRO SANTO ANTONIO EM CAMPO ALEGRE: Devido a pandemia do coronavirus, a Festa do Padroeiro de Campo Alegre, Porto Mauá, bem como o sorteio da Ação Entre Amigos, que seriam realizados no dia 14 de junho de 2020, foram transferidos para o dia 13/06/2021.