INFORMATIVO 28 DE MARÇO DE 2020


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ

    UM GOVERNO DE RECONSTRUÇÃO

    28 DE MARÇO DE 2020

     

    SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:

    COMUNICADO: Considerando a Lei Federal nº 13.979/2020 Decreto Estadual nº 55115/20 e Decreto Municipal 1434/2020, ficam suspensos Eventos com aglomeração de pessoas a serem realizados em seu Âmbito Territorial, Infringir determinação do poder público, destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa, terá pena-detenção de um mês a um ano e multa. Permaneçam em quarentena em suas casas, até que sejamos orientados a voltar ao normal.

    COMUNICADO AOS FREQUENTADORES DA ORLA DO RIO URUGUAI EM PORTO MAUÁ: A Administração Municipal solicita que os munícipes portomauenses, aos turistas e pessoas que costumam vir a passeio a Porto Mauá, e que desfrutam da Orla do Rio Uruguai de fronte ao Pavilhão da Festa dos Navegantes, com seus familiares e amigos nos finais de semana, que não venham durante este período de quarentena devido à evolutiva propagação do Coronavírus. Devemos evitar aglomerações de pessoas em nosso âmbito territorial, diminuindo ao máximo a exposição de pessoas a possíveis contágios. Lembramos que será desligado por tempo indeterminado o sinal de WI-FI livre naquele local, bem como a noite serão desligadas as luzes para que as pessoas não se aglomerem, além da fiscalização que será realizada. Esperamos pela compreensão e apoio de todos, nessa luta, pois só assim conseguiremos evitar o contágio e a propagação do vírus.

    Administração de Porto Mauá se reúne com ACI: Na manhã da quinta feira 26 de março, estiveram reunidos em importante reunião a Administração Municipal de Porto Mauá e ACI. Na ocasião foram repassados a todos, pelos profissionais da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, os números atualizados dos casos suspeitos, confirmados e óbitos do Coronavírus no Mundo, no Brasil e no Estado. Também foi feita uma explanação pelo doutor Juan, médico do Município sobre as ações da secretaria frente à pandemia que vem se propagando rapidamente no Brasil e quais as recomendações da Secretaria de Saúde do Estado para os Municípios. A ACI se manifestou sobre a grave situação do comércio local e quanto à projeção econômica caótica do setor para os próximos meses, se a situação perdurar por muito tempo. Vale ressaltar que o Decreto Municipal de Calamidade Pública Nº 1434 de 19 de março de 2020, se mantém até 31 de março de 2020.

     

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES, URBANISMO E TRÂNSITO:

    Nesta semana foram executados os serviços de melhorias em estradas vicinais, com limpeza, colocação de tubulação, patrolamento e compactação, nas estradas das localidades de Itajubá até a divisa com Novo Machado e Três Bocas até o Raul Pilati. Foram, também, realizadas as melhorias, nos acessos, solicitados pelos produtores rurais, nestas localidades.   A secretaria comunica que estará recolhendo os resíduos sólidos (lixo) em todo o interior do Município nos dias 06 e07 de abril. Conforme combinado com a Secretaria de Saúde e vigilância Epidemiológica, para combate, principalmente, ao mosquito da dengue. Salientamos que acondicionem o lixo, em bolsas, para facilitar o seu recolhimento.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE:

    Prorrogado prazo da revisão de bloco: devido ao coronavirus, foi prorrogado o prazo da revisão anual dos blocos de produtor rural. Deverão ser apresentados todos os blocos que estão em uso, é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2019.

    Alevinos: está aberta a reserva de alevinos, já próxima remessa virá dia 22 de abril.

    Mudas frutíferas: a Secretaria de Agricultura está fazendo pedidos de mudas frutíferas, interessados deverão procurar pessoalmente a Secretaria.

     

    JUNTA MILITAR:

    Alistamento Militar: jovem, se você completou ou irá completar 18 anos em 2020, ou seja, nasceu no ano de 2002, chegou a sua vez de realizar o Alistamento Militar, compareça à Junta Militar munido da Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e CPF. O prazo encerra dia 30 de junho. O alistamento na Junta Militar de Porto Mauá é efetuado de segunda a sexta-feira, em horário de expediente. Também poderá ser feito pela internet, no site www.alistamento.eb.mil.br

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

    VACINA CONTRA GRIPE H1N1: O Ministério da Saúde neste ano adiantou o início da campanha de vacinação. Nesta primeira fase, a meta é vacinar todos os IDOSOS do Município. No primeiro dia da campanha, que teve início na sede do município, foram vacinadas 270 pessoas.

    Conforme cronograma já divulgado, a vacinação está sendo feita nas comunidades, no intuito de evitar a ida de idosos até a Unidade de Saúde.  Confira os próximos dias de vacinação e não deixem de ir se vacinar:

    02/04 – Campo Alegre 08:30 as 11 horas

    São José do Mauá 14 as 16 horas;

    09/04 – São Jorge 8:30 as 9 horas

                            São João 9:15 as 10 horas

                            São Luis 10:15 as 11 horas

                            Volta Grande 14 as 14:40

                            Três Bocas 14:50 as 15:30

                            Itajubá 15:50 as 16:30

    16/04 –Sete de Setembro 8:30 as 9:30

                            Reservinha 9:50 as 10:30

                            Reservado do Mauá 10:10 as 11:20

    RETIRADA DE REMÉDIOS CONTROLADOS:  Para renovação de receita, basta contato telefônico com a Unidade de Saúde, que providenciará. Os medicamentos são entregues somente pela farmacêutica, na Unidade Básica de Saúde na TERÇA, QUINTA E SEXTA-FEIRA

    GRUPOS MAIS SAÚDE e GRUPOS DE HIPERTENSOS: suspensos nos mês de abril.

    ATENDIMENTO NA UNIDADE: No intuito de prevenir e melhor atender a população em decorrência da epidemia COVID 19 e, em atendimento a orientação da secretaria estadual de saúde e de acordo com o Decreto Municipal número 1432 de 16 de março de 2020 estão suspensas as consultas agendadas médicas e odontológicas, e os atendimentos serão realizados somente em casos de urgência e emergência conforme protocolo de atendimento definido pelos órgão estaduais e federais de saúde.

     

    ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO COVID-19

    Recomenda-se distanciamento social para toda a população, exceto serviços essenciais;

    As medidas emergenciais de prevenção do contágio do COVID 19 sejam em ambientes públicos ou privados devem ser cumpridos.

    Evite sair de casa neste período, evite eventos sociais, não compartilhe chimarrão, evite receber visitas, não cumprimente com beijos no rosto, abraços ou aperto de mãos, mantenha distância de no mínimo 2 metros das pessoas ao tossir ou espirrar.

     

    Reforce os hábitos de higiene e pratique a etiqueta respiratória:

    Higienização adequada das mãos;

    Ao tossir ou espirrar, use o lenço de papel e em seguida jogue-o no lixo. Ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço;

    Evite cumprimentos com abraços, aperto de mãos, tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies;

    Guarde distância de pelo menos um metro ao falar com outras pessoas;

    Mantenha ambientes ventilados;

    Se estiver com sintomas respiratórios (febre, tosse, dor muscular, dor de cabeça coriza) guarde distância de no mínimo 1 metro ao falar com outras pessoas.

    Procure a Unidade Básica de Saúde ao perceber qualquer sintoma.

     

    DENGUE: ALERTAMOS a todos sobre a adoção de medidas simples que podem contribuir para a prevenção da dengue. Dentre tantas, podemos citar algumas: remova folhas e galhos das calhas; coloque areia nos vasos das plantas onde acumula água; faça furos nos pneus velhos ou os armazene em lugar fechado, não basta trocar a água em bebedouros de animais, é necessário lavá-los com esponja para remover os ovos e larvas que se mantem fixas nos recipientes. Se essas medidas forem adotadas podemos evitar os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e do Zika Vírus.

     

    DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

    Comunicado: Devido o COVID 19, as atividades dos grupos do CRAS estão suspensa. Salientamos a importância da população permanecer em suas casas para evitar a proliferação deste vírus . Como estabelecido no Decreto Municipal estão suspensas as atividades por tempo indeterminado, sendo que quando retornar as atividades será divulgado por meios de comunicação.

     

    Acompanhamento das Condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família na 1ª vigência de 2020 e a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

     

    ATENÇÃO: A equipe do programa Bolsa Família na Saúde tem recebido vários questionamentos, via e-mail e telefone, de muitos municípios em todo o território nacional, acerca do acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família na 1ª vigência de 2020, realizado na APS, e a Pandemia do novo corona vírus (COVID-19). Desta forma, estamos encaminhando as informações abaixo para que fiquem claros os critérios considerados:

    1.       NÃO HAVERÁ CANCELAMENTO OU SUSPENSÃO DO ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES NA 1ª VIGÊNCIA DE 2020;

    2.       O registro das condicionalidades de saúde das crianças e mulheres não será obrigatório;

    3.       O registro das condicionalidades de saúde das gestantes deve ser realizado pelo Sistema BFA ou pelo e-SUS AB, quando possível, a fim de não prejudicar a concessão do Benefício Variável à Gestante.

    Considerando que isto não implicará em nenhuma repercussão (SUSPENSÃO OU BLOQUEIO DO BENEFÍCIO).

    O CRAS está à disposição para quaisquer dúvidas.

     

    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA:

    Informamos aos pais e alunos que as aulas estão suspensas em função da propagação do Coronavírus. Em virtude disso, foram tomadas medidas de prevenção e proteção aos estudantes e a comunidade escolar. Desta forma, para garantir o processo de aprendizagem, os alunos estarão levando atividades para desenvolverem em suas casas. Aqueles que por ventura não compareceram na escola nos últimos dias, poderão retirar estas atividades durante a semana, pois sempre terá alguém na escola para dar suporte às crianças e às famílias.