INFORMATIVO 25 DE JANEIRO DE 2020


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ

    UM GOVERNO DE RECONSTRUÇÃO

    25 DE JANEIRO DE 2020

     

    SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:

     

    Convite para Jantar Dançante: A COMUNIDADE DO RESERVADO DO MAUÁ- PORTO MAUÁ convida a população local e regional para o jantar Dançante a ser realizado hoje, dia 25 de Janeiro de 2020, Cardápio no Buffet: (Churrasco, com carne de gado, porco, galeto, arroz, massa, pão, cuca, saladas diversas e sobremesa.) Valor do cartão R$: 25,00 Crianças até 10 anos pagam somente meio cartão Animação: Grupo Tom Brasil, Fone para reservas de cartões: 55-996141276 com Arielton.

    Festa dos Navegantes: No dia 02 de fevereiro de 2020 acontecerá a 89ª Festa dos Navegantes nas margens do rio Uruguai, convidamos toda a Comunidade Regional para prestigiar a Festa que terá muitas atrações.

    Campeonato Municipal de Bochas: Resultados da 7ª rodada da edição de verão do  campeonato municipal de bochas de Porto Mauá, realizado no último sábado, dia 18 de janeiro Cancha do Zé 01 x 02 Juventus; São João 01 x 02 São Jorge; Campo Alegre 00 x 03 Sete de Setembro e Nacional do Reservado 03 x 00 Itajubá. Nesse sábado, a partir das 14:00 horas, será realizada a oitava rodada do campeonato, com os seguintes jogos: Cancha do Zé x São João e Juventus x Cancha do Papel. Os jogos são disputados nas modalidades dupla, trio e quarteto. Classificação após a 7ª rodada, por número de vitórias. Chave 01: Juventus 12, Cancha do Papel 10; São Jorge 09; São João 06 e Cancha do Zé com 05 vitórias. Chave 02: Sete de Setembro 11; Nacional do Reservado e Itajubá 07 e  Campo Alegre 05 vitórias. 

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES, URBANISMO E TRÂNSITO:

     

    Serviço da Semana Secretaria de Obras: Serviço de máquinas, com Patrolamento e compactação de estradas: Estrada de Porto Mauá em direção a Barra do Santo Cristo até o serro do Pisoni; Estrada travessa de Campo Alegre e de Campo alegre ao Sete de Setembro.

    Estão recebendo camada asfalica e adequações, como, rampas para cadeirantes e sinalizações; nas Ruas Borges de Medeiros, Tuiuti e Travessa Farrapos.

    Nesta semana foram retomados os transportes de terra, para os aterros das Ruas Luiz Chitolina e Almirante Cabral, também foram realizadas as reformas, com adequação da iluminação pública na Rua Benvenuto Taffarel, com colocação de postes e luminárias. E ainda realizados os consertos na iluminação em toda a Cidade e vilas, com troca de lâmpadas, reatores e reles fotocélula.

    Comunicado: Atenção contribuintes que necessitam de serviços de maquinas informamos aos mesmos que antes da realização do serviço, é realizado uma consulta para ver se o contribuinte está em dia com a Fazenda Pública Municipal, pois é extremamente proibido a realização de qualquer tipo de serviço para contribuintes que possuem débitos, desta forma, pedimos a todos que necessitam de serviços de maquinas para antes se informar com o setor de tributos e tesouraria para ver se não tem nenhuma pendência em seu nome.

    Recolhimento de lixo seco: O município de Porto Mauá está recolhendo o lixo seco reciclável, todas as quartas feiras, com sua equipe de servidores e caminhão diferenciado e no mesmo dia, a carga é transportada até a Cooperativa de Reciclagem COPERVIDA, de Giruá com a qual o Município possui contrato para triagem e destinação final dos materiais recolhidos. Alertamos a população que estamos identificando vários locais o qual não estão separando adequadamente o lixo, com misturas de seco e orgânico, comunicamos que após a identificação os responsáveis pela mistura serão notificados e multados dentro da lei, pois é de responsabilidade de cada morador a separação, sendo que o município se responsabiliza pelo recolhimento e correto destino. A fiscalização é responsabilidade de todos que poderão registrar denúncias junto ao setor de ouvidoria no Site do Município.   Coloque nos pontos de coleta no dia certo, segundas e sextas feiras lixo orgânico e todas as quartas feiras somente lixo reciclável. Vamos colaborar com a preservação do meio ambiente reduzindo o volume de lixo que será depositado na natureza.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

     

    Revisão anual de bloco de produtor: iniciou a revisão anual dos blocos de produtor rural, junto à Secretaria da Agricultura. Faça de nossa agricultura uma força para o progresso de nosso município, você também é responsável, dê a sua contribuição, colabore ajudando a administrar o seu município. A não apresentação dos blocos implicará no cancelamento da sua inscrição de produtor rural. Desde o ano de 2009, já houve mais de 500 cancelamentos de inscrições. A não apresentação poderá causar a exclusão de qualquer benefício municipal, tais como: troca-troca de adubo e uréia, serviços de ensiladeira, plantio de milho, visitas de técnico agrícola, entre outros benefícios. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2019, deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso. Os blocos completos, ou seja, que já estejam com o resumo feito, não precisará ser apresentado.

    Bloco para resumo: quando o seu bloco estiver com todas as notas preenchidas, deverá ser levado na Secretaria da Agricultura para realizar o resumo do mesmo, para isto ocorrer, deverá conter todas as respectivas contra notas. Para retirada de bloco novo, é obrigatório apresentar o bloco que havia sido retirado anteriormente, caso não efetuar a entrega deste no prazo de 90 dias, haverá o cancelamento da emissão de novos talonários, causando transtornos indesejáveis, pois os blocos estão levando em torno de 25 dias para chegarem, com a venda da Gráfica pelo governo Estadual, os blocos agora são impressos em São Paulo, conseqüentemente levando mais tempo para a sua chegada, portanto, mantenha em dia os seus blocos e cadastro de bloco

    Regras para produtores que possuem bloco através de contrato: após a informatização, todo cadastro de produtor rural que foi feito através de contrato de arrendamento ou parceria agrícola, deverá cuidar a data do vencimento do contrato, pois caso o contrato estiver vencido e não for apresentado um novo contrato, automaticamente haverá o cancelamento do cadastro, ou seja, perderá a inscrição. Com o cancelamento automático da inscrição estadual, o produtor deverá apresentar novamente toda documentação exigida para abrir um novo cadastro, além de apresentar o bloco de produtor que está sendo usado

    Soltura de alevinos nos açudes: alertamos aos piscicultores do município, para que tomem cuidado no momento da soltura dos alevinos nos tanques, pois o que parece ser uma tarefa fácil, muitas vezes pode resultar em grandes perdas. Após a chegada dos peixes nas embalagens, deve-se colocá-las ainda fechadas sobre a água dos tanques, para que a temperatura da água da embalagem se iguale a do açude, evitando assim que eles morram por choque térmico. Recomenda-se que essa prática dure em torno de 20 a 30 minutos. Logo após, deve ser feita a soltura, cuidando sempre para que a água da embalagem não entre no açude, pois se ela tiver contaminada com parasitas ou bactérias, irá comprometer a água do açude. Uma sugestão para evitar a entrada de parasitas nos tanques é colocar uma pitada de sal em um balde com água, passando os alevinos nessa solução por alguns instantes, e logo após fazer a soltura. Na piscicultura, há um conjunto de práticas que devem ser seguidas, para que se tornem mais uma fonte de renda as pequenas propriedades rurais.

    Reserva de alevinos: está aberta a reserva de alevinos, junto à Secretaria de Agricultura. Estão disponíveis todas as variedades, tais como: carpas (capim, cabeça-grande, prateada, húngara espelho e húngara escamada), piava, pacu, jundiá, carpa colorida, grumatâ, tilápia, surubi, dourado, piracanjuba, trairão e cascudo. Os preços variam de R$ 0,37 a R$ 8,50, de acordo com a espécie. A próxima remessa virá 07 de fevereiro, às 8h30min. Os pedidos deverão ser realizados até dia 04.

    Abatedouro Municipal: Informamos a população em geral que na semana que antecede a Festa dos Navegantes, serão realizados dois dias de abates no Abatedouro: quarta-feira dia 29 de janeiro, abates para açougues e particulares, e na quinta-feira dia 30 de janeiro, especificamente abates para a Festa dos Navegantes;

    Comunicado: Atenção contribuintes que necessitam de serviços de maquinas, informamos aos mesmos que antes da realização do serviço, é realizado uma consulta para ver se o contribuinte está em dia com a Fazenda Pública Municipal, pois é extremamente proibido a realização de qualquer tipo de serviço para contribuintes que possuem débitos, desta forma, pedimos a todos que necessitam de serviços de maquinas para antes se informar com o setor de tributos e tesouraria para ver se não tem nenhuma pendência em seu nome.

     

     

    SECRETARIA DE SAUDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

     

    DOCUMENTOS: O cartão SUS é um instrumento que tem a finalidade de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde, para aprimorar a qualidade dos processos de trabalho, viabilizando a utilização adequada de informações no planejamento, acompanhamento e avaliação da atenção à saúde, para um atendimento de qualidade. Portanto, orientamos a população para que tenha consigo documento de identidade e cartão SUS ao buscar atendimento na Unidade Básica e Saúde do Município.

    REMÉDIOS CONTROLADOS: nesta semana, em virtude de férias de servidor, serão entregues somente pela farmacêutica, na segunda, quarta e sexta-feira, na Unidade Básica de saúde.

    ATENDIMENTO MÉDICO: Somente na sede, até a chegada de novo médico para compor a equipe. Sendo por acolhimento dos pacientes, com triagem da equipe de enfermagem para posterior atendimento médico ou agendamento de consulta.

     

    • DR JUAN – Férias de 28/01 a 26/02
    • DR FERNANDO – Quartas (tarde) quinta e sexta-feira

    ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO:

    • SEDE; Somente com a Dentista Mariana, no período de 02 a 24 de janeiro de 2020.

     

    • CAMPO ALEGRE: Terças a tarde, com a Dentista Mariana, com agendamento prévio.

    GRUPOS MAIS SAÚDE: na próxima quinta -feira, dia 13 de fevereiro, das 9h as 10h na comunidade de São José do Mauá, com Nutricionista e Fisioterapeuta

    DENGUE: ALERTAMOS a todos sobre a adoção de medidas simples que podem contribuir para a prevenção da dengue. Dentre tantas, podemos citar algumas: remova folhas e galhos das calhas; coloque areia nos vasos das plantas onde acumula água; faça furos nos pneus velhos ou os armazene em lugar fechado, não basta trocar a água em bebedouros de animais, é necessário lavá-los com esponja para remover os ovos e larvas que se mantem fixas nos recipientes. Se essas medidas forem adotadas podemos evitar os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e do Zika Vírus.

    ATENÇÃO: Com a chegada do verão aumentos os problemas, como baratas, ratos e escorpiões. Solicitamos que redobrem os cuidados, não deixando lixo exposto, entulhos, ralos desprotegidos, acúmulo de restos de comida, pois isso atrai pragas e insetos, causando transtornos a população.

     

    Tendo em vista o início do período de férias dos servidores, e recomposição de equipes, informamos que estaremos trabalhando com equipe técnica reduzida, porém mantendo todos os atendimentos, sem afetar a população.

     

    Quem tiver exames para, favor fazer a retiradas na Unidade de Saúde (posto de Saúde).

     

    DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

    Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2020 já está disponível: Neste mês começou a valer o Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2020. Com isso, se iniciou a distribuição dos cartazes e das filipetas (panfletos individuais) do Calendário nas agências, lotéricas e correspondentes bancários “CAIXA Aqui” de todo o Brasil. Por meio do Calendário é possível consultar as datas de pagamento do benefício de cada família. Fique atento às principais informações: Observe o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão Bolsa Família. No calendário, para cada final de NIS, há uma linha informando as datas de início de pagamento em cada mês do ano. Fique atento para não confundir o último dígito do NIS com o número da via do cartão. É importante que as famílias beneficiárias consultem o calendário para que identifiquem as datas de pagamento dos seus benefícios em 2020.

    Projeto Incluir (PCDS) - Comunicamos aos pais ou responsáveis dos alunos do Projeto Incluir que as aulas retornam no dia 19/02/2020 no turno da tarde. Salientamos que ás aulas acontece todas as quartas e quintas- feiras.

    Carteirinha do Idoso: Comunicamos aos idosos acima de 65 anos com renda não superior a dois salários mínimos e com o Cadastro Único atualizado que tem interesse em adquirir a carteirinha do idoso para transporte interestadual que compareçam ao CRAS nas terças e quintas-feiras para solicitar a sua.

    Orientação sobre o BPC- Beneficio de Prestação continuada: Este auxilio destina-se a pessoas com mais de 65 anos ou pessoas com Deficiência cuja renda familiar seja inferior a R$ 250,00 por pessoa da família. O CRAS esta a disposição para maiores informações e encaminhamentos para esclarecer as duvidas.