INFORMATIVO 12 DE OUTUBRO DE 2019


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ.

    UM GOVERNO DE RECONSTRUÇÃO.

    EDIÇÃO DE 12 DE OUTUBRO DE 2019

     

    GABINETE:

     

    Viagem do Prefeito a Capital do Estado: Prefeito Nego Weiss e o Secretario Moser estiveram em Porto Alegre, nesta semana onde tiveram reunião com o Sr. Gladstone Themoteo Menezes da Silva, Superintendente do Patrimônio da União no estado do Rio Grande do Sul, para tratar do interesse do Município em área do Patrimônio da União, área esta da Orla do Rio Uruguai que compreende o local projetado para construção da costaneira, o Prefeito Nego Weiss o Superintendente Gladstone, um Coronel de Engenharia do Exército, tem todo o interesse que este projeto de proteção de encosta e área de turismo e lazer se concretize sem óbice algum por parte do Patrimônio da União, a partir disso daremos seguimento nos tramites burocrático para termos a titularidade e dar prosseguimento no projeto. Também junto a Secretaria de Agricultura do Estado o Prefeito assinou termo de doação de um veículo para Porto Mauá,  junto  ao DNIT participou de reunião  para tratar da federalização da ERS 344 , também participou  de reunião com o Comandante Estadual da Brigada Militar para solicitar uma nova viatura para atender o município e no dia 09 participou  de reunião junto ao gabinete do Senador Lasier Martins para solicitar recurso para construção de um auditório junto a Escola Municipal Frei Caneca.

     

    Prefeito Nego Weiss acompanhou conclusão da segunda etapa da obra de reforma no Abatedouro Municipal de Porto Mauá: Na manhã de quinta feira 10 de outubro, o Prefeito Nego Weiss acompanhou o Secretario de Agricultura e Meio Ambiente, Arielton Carvalho, na conclusão da obra da nova mangueira do Abatedouro Municipal de Porto Mauá. A mangueira mede 15m x 9m com cobertura de telha de fibrocimento de 6mm, com 4 baias com porteira, rampa de carregamento e corredor de acesso ao Abatedouro de 39m x 1,65m. Vale ressaltar que todos os postes utilizados na reconstrução, são de eucalipto tratado com garantia de 25 anos pela empresa fornecedora, as guias e demais madeiras serão tratadas no local antes da pintura. Também foram instalados bebedouros revestidos em cerâmica com sifão de drenagem, de fácil limpeza.

    - Estamos investindo em saúde pública, dando um salto na qualidade deste serviço prestado pelo Município e que abastece os açougues e a mesa da população, com um produto de excelência e qualidade, fiscalizado por um Médico Veterinário, com instalações adequadas e dentro das normas vigentes da Vigilância Sanitária, pois é comprovado que o gado bem acomodado no período de 24 horas antes do abate na mangueira, protegido do sol, chuva, frio e stress, impacta significativamente na qualidade da carne, Disse Nego Weiss.

    Além da mangueira, na parte interna do Abatedouro, foi retirado o piso cerâmico existente e substituído por piso Uretano de alto nível de qualidade, durabilidade, higiene e recomendado pela própria Vigilância Sanitária para abatedouros e frigoríficos. Agora na última etapa da obra global das reformas no Abatedouro, será realizada a pintura interna geral, pintura de todos os trilhos e ferragens com tintas e produtos epóxi. O Secretário Arielton, lembra que serão investidos do recurso próprio do Município, mais de 100 mil reais nestas obras, sendo que o Abatedouro Municipal funcionava a mais de 20 anos com a mesma estrutura inicial. Administração Municipal de Porto Mauá, gestão na saúde pública.

     

    SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS:

     

    RESULTADO DA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR DE PORTO MAUÁ: De acordo com a Comissão Especial Eleitoral do Município de Porto Mauá, no uso das atribuições legais, com fundamento na Lei Federal nº 8.069-90 – ECA, Resolução nº 170-2014 do Conselho Nacional CONANDA, Resolução nº 203 de 12 de março de 2019 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Rio Grande do Sul – CEDICA/RS, Lei Municipal nº 1215 de 07 de abril de 2015, TORNA PÚBLICO o resultado da eleição dos membros do Conselho Tutelar do município de Porto Mauá/RS, realizada no dia 06 de outubro de 2019.

    Classificação

    Titulares

    Nome do Candidato

    Quantidade de Votos

     LATIELI DOS SANTOS WERNER

                  564

    SANDRA RADTKE

                  396

    MICAEL ALFREDO ROHRIG

                  395

    JULIANA PATRICIA REINHEIMER ZOIA

                  391

    JOÃO BATISTA DA SILVA

                  339

    Classificação

    Suplentes

    Nome do Candidato

    Quantidade de Votos

    ADRIANA RAQUEL MACHADO ZOIA

                  281

    SILVANE CIERCHORSKI

                   276

    MARILISE SIEGLOCH QUEIROZ

                  113

    Fica aberto o prazo de 03 dias, a contar da publicação do presente Edital, para que sejam apresentados recursos contra o resultado publicado, na forma prevista no Artigo 62 da Resolução nº 01/2019. A homologação final do resultado da eleição dar-se-á após a análise dos recursos apresentados no prazo legal. 

    Programa Nota Fiscal Gaúcha: são 03 prêmios mensais no valor de: 1º Prêmio - R$ 150,00; 2º Prêmio - R$ 100,00 e 3º Prêmio – R$ 50,00, exclusivamente para consumidores que adquirirem no comércio local do Município e estejam cadastrados no “PROGRAMA NOTA FISCAL GAÚCHA” do Governo do Estado. Interessados em participar, devem fazer o cadastro no Site NOTA FISCAL GAÚCHA. Os ganhadores dos prêmios do mês de SETEMBRO foram: 1º Prêmio - R$ 150,00 LUIZ CEZAR GASPARETTO, 2º Prêmio - R$ 100,00 NADAL GANDIN e 3º Prêmio – R$ 50,00 LEOMAR LONDERO comunicamos também para os mesmos procurar a prefeitura Municipal para mais informações.

    COBRANÇA DE TAXA DE RECOLHIMENTO DE LIXO 2019: informamos que foram entregues os carnês referentes à cobrança da taxa de prestação de serviço de recolhimento periódico de lixo, das vilas de São José do Mauá, Campo Alegre e Balneários Pilatti, Fagionatto, Cavalli, Dawies e Londero, localizados no Município, o vencimento é dia 20 de novembro de 2019, podendo ser pago até esta data, com 20% de desconto, conforme Decreto nº 1344/2019. Para mais informações acesse www.portomaua.rs.gov.br

    ESPORTES:

     

    Campeonato Municipal de Futebol Sete: Por motivo da chuva no sábado passado, a quarta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, foi transferida para este sábado, dia 12, que será realizada no campo do Clube Atlético Mauá, em Campo Alegre, com os seguintes Jogos: Clube Atlético Mauá x Uruguai; Águia Dourada x Lobas; Mercenárias x Amigas da Bola e Ypiranga x Juventude. Classificação após três rodadas: Clube Atlético Mauá: 06 pontos. Amigos da Bola: 05 pontos. Uruguai: 04 pontos. Bertol Despachos: 03 pontos. Ypiranga: 02 pontos, e Juventude 01 ponto. No feminino a liderança é da equipe Lobas, com 06 pontos. Águia Dourada: 04 pontos. Mercenárias: 01 ponto e Amigas da Bola 00 pontos. 

    EVENTOS:

    2º Encontro de Gaiteiros e Violeiros: A Comunidade de Três Bocas Porto Mauá e Gaúcho Representações convidam a todos para prestigiarem o 2º Encontro de Gaiteiros e Violeiros, a ser realizado dia 12 de Outubro na Comunidade de Três Bocas com início às 10 horas, meio dia almoço e a tarde seguem as apresentações. Na ocasião haverá apresentação do CTG Balseiros do Rio Uruguai e apresentações de Gaiteiros e Violeiros de toda região.

    Festa da Padroeira Nossa Sra. Aparecida: A Comunidade de Volta Grande - Porto Mauá convida a população em geral para a tradicional Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, a ser realizada no dia 13 de outubro, domingo, com a seguinte programação: 10 horas Missa Festiva, 12 horas almoço, 14 horas reunião dançante com Toco Faleiro e Banda Energia Pura.

    Almoço Festivo: A Comunidade de São Luiz do Mauá convida a todos para o Almoço Festivo que será realizado no salão da Comunidade, dia 27 de outubro, domingo, com a seguinte programação: 10horas: Missa festiva, 12horas: Almoço (Churrasco, pão, cucas e saladas diversas), 13:30: Sorteio da ação entre amigos, 14:00 horas Reunião dançante  com o Grupo Encanto Musical de Alecrim.

     

     

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTE, URBANISMO E TRÂNSITO:

     

    Nesta semana foram realizados serviços de máquinas com patrolamento, compactação e limpeza de bueiros, nas localidades de Três Bocas, Volta Grande, Itajubá até a sede do Município e no trecho compreendido entre São José do Mauá em direção a São Jorge e São João. Na próxima semana as máquinas estarão realizando o patrolamento e compactação nas localidades de São Luiz do Mauá e Barra do Santo Cristo. Também foi dado início ao aterramento da área ás margens da ERS 344, próximo do Ginásio de Esportes. Além da instalação de entradas de energia em algumas propriedades.

     

    Recolhimento de lixo seco: Desde o mês de julho deste ano estamos recolhendo o lixo reciclável, todas as quartas feiras, alertamos a população que estamos identificando vários locais o qual não estão separando adequadamente o lixo, com misturas de seco e orgânico, comunicamos que após a identificação os responsáveis pela mistura serão notificados e multados dentro da lei, pois é de responsabilidade de cada morador a separação, sendo que o município se responsabiliza pelo recolhimento e correto destino. Não misture recicláveis com orgânicos, sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores. Coloque nos pontos de coleta no dia certo, segundas e sextas feiras lixo orgânico e todas as quartas feiras de manhã somente lixo reciclável. Vamos colaborar com a preservação do meio ambiente reduzindo o volume de lixo que será depositado na natureza. 

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE:

     

    Porto Mauá recebe Novos Equipamentos investidos para a Patrulha Agrícola: Na manhã desta sexta feira, 11 de outubro, o Prefeito Nego Weiss acompanhado do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Arielton Carvalho receberam 02 distribuidores de adubo líquido, lobular, com capacidade de 5.000 litros, rodado Tandem e com freio, adquiridos com recurso próprio, no valor total de R$ 60.600,00. Os referidos implementos serão repassados por permissão de uso aos grupos de agricultores que estão inseridos no Programa de Suinocultura. Estimasse que em 30 dias o Município de Porto Mauá esteja recebendo mais dois implementos, uma plastificadora de fardos redondos com capacidade de 400 kg para o kit de fenação e mais 01 distribuidor de adubo líquido, com capacidade de 5.000 litros, totalizando um valor de R$ 124.700,00, destes, R$ 110.000,00 provenientes da Consulta Popular 2017/2018, e R$ 14.700,00 do recurso próprio da Prefeitura. Vale ressaltar que somente no ano de 2019, a Patrulha Agrícola da Secretaria de Agricultura de Porto Mauá recebeu R$ 220.000,00 em equipamentos.

    Sedência de Equipamentos: Informamos aos grupos de agricultores interessados em participarem da seleção para sedência de equipamentos descritos no Edital conforme lei nº 1482 de 10 de julho de 2019. Estarão sendo distribuídos aos grupos de Agricultores por permissão de uso: 02 carretões 6 toneladas, de madeira – 01 carretão 6 toneladas, basculante – 02 ensiladeiras – 01 roçadeira. Lembramos a todos os grupos de agricultores e associações que semana que vem estaremos dando publicidade ao edital, e dia 14 de outubro estarão sendo abertas as inscrições dos grupos. Solicitamos também opiniões, sobre quais equipamentos serão adquiridos para a Patrulha Agrícola, com o recurso da Consulta Popular 2019/2020 de R$ 57.800,00. Está definido que um dos equipamentos será uma Segadeira para o kit de Fenação, que custa aproximadamente R$ 15.000,00, demais equipamentos solicitamos a opinião dos agricultores e seus grupos até a próxima reunião do dia 7 de novembro, data em que teremos que definir quais os equipamentos para colocarmos no plano de trabalho e encaminhar ao estado até 10 de dezembro 2019.

    Parque das Nativas: Na Semana Nacional do Meio Ambiente que transcorreu de 1º a 5 de junho de 2019, quando foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Município de Porto Mauá através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com Diretoria de Meio Ambiente deu início a várias ações de conscientização ambiental no Município de Porto Mauá, uma delas foi à criação, através do Decreto Municipal nº 1376 de 28 de maio de 2019, o Parque Municipal das Plantas Nativas, em uma área de 1,5 hectares nas margens da ERS 344 de propriedade do Município, na qual foi destinada para plantio de mudas de Arvores Nativas. Nesta sexta feira dia 11 de Outubro foi realizado um mutirão entre todas as Secretarias e setores da Prefeitura Municipal de Porto Mauá juntamente com a EMATER, na realização do Plantio de 500 mudas de árvores nativas como: Angico, Cedro e Ipê. A próxima etapa será o cercamento de toda área e o monitoramento das plantas pelos técnicos da Prefeitura.

    Casal de Produtores de Leite de Porto Mauá é premiado em Evento Regional: Durante o ano todo, a empresa CCGL monitora e acompanha a qualidade e a produção de leite de seus produtores, e uma vez ao ano, como forma de valorizar o empenho e dedicação de cada produtor em melhorar na qualidade e no aumento da produção, realiza em parceira com a empresa TORTUGA, um evento para premiar os produtores em melhor qualidade e maior quantidade por propriedade e a classificação é feita por raça de animais. Este ano o evento aconteceu em Carazinho- RS, no dia 10 de outubro quinta feira, ocasião em que o casal produtor de leite, João Roque Gnatta e Sandra Gnatta, residentes na Comunidade de Campo Alegre - Porto Mauá, foram premiados com o 1º Lugar em qualidade e 1º Lugar em quantidade de leite produzido na propriedade, na raça Jersey. Vale ressaltar que participaram entre todas as raças 424 produtores, e da raça Jersey 6; O evento foi regional e no próximo mês acontecerá a etapa estadual onde o casal de produtores estará concorrendo novamente a nível Estado

     

    RECADASTRAMENTO NA RGE: produtor rural, se você ainda não realizou o recadastramento, faça o mais breve possível, junto ao Escritório Mauá, represente da RGE no Município, pois o recadastramento é obrigatório, conforme Resolução Aneel 800/17, deverá apresentar: Recibo de Luz, Bloco de Produtor Rural e Carteira de Identidade com CPF. O recadastramento também poderá ser feito direto no site: rge-rs.com.br/atualizacaocadastral

    RETIRAR BLOCOS DE PRODUTOR NA SECRETARIA: os produtores rurais que haviam deixado seus blocos de produtor rural na Secretaria de Agricultura, deverão efetuar a retirada dos mesmos, são eles: Adil Perin, Airton Angelo Brun, Airton Dutra de Campos, Alfredo de Souza Fernandes, Angelo Aimi, Arlindo Liberali, Bertoldo Lindolfo Schmitz, Claudinei Renato Capra, Cláudio Schmitz, Clóvis Fernando Trindade, Elias Ricardo Perin, Elias Vanderlei Merlugo, Elveni Krever, Gilberto Augusto Dias, Hélio Matzke de Vargas, Irene Barbosa dos Santos, Ivo Perin, Izaltino da Silva Pimentel, Jacob Carpenedo, Jaime Faccin, João Mario Andres, José Claudio Muller, Leonir Zóia, Liomar Palaver, Luis Ristoff, Milton João Aimi, Nelcir Marchiori, Odair Pereira, Paulo Zamin e Roque Nelson Sieb.  

    Reserva de alevinos: na próxima quinta-feira, 17 de outubro, virá a primeira remessa de alevinos, que deverão ser retirados junto à Secretaria da Agricultura, às 8h30min. Quem tiver interesse poderá fazer a reserva até na próxima segunda-feira, dia 14. Para este ano, alem das espécies que sempre vinham, haverá também a reserva da espécie Cascudo.

    INCRA 2019: O INCRA 2019 venceu dia 02 de outubro, a sua emissão é realizada diretamente no site do INCRA, poderá ser solicitado na Secretaria da Agricultura, para tanto, deverá trazer o recibo velho, do ano anterior. O pagamento poderá ser realizado no estabelecimento comercial de Rafael Furlanetto. Não se confunda INCRA e ITR, são dois impostos distintos, os dois devem ser realizados anualmente.

    Bloco para resumo: quando o seu bloco estiver com todas as notas preenchidas, deverá ser levado na Secretaria da Agricultura para realizar o resumo do mesmo, para isto ocorrer, deverá conter todas as respectivas contra notas. Para retirada de bloco novo, é obrigatório apresentar o bloco que havia sido retirado anteriormente, caso não efetuar a entrega deste no prazo de 90 dias, haverá o cancelamento da emissão de novos talonários, causando transtornos indesejáveis, pois os blocos estão levando em torno de 25 dias para chegarem, com a venda da Gráfica pelo governo Estadual, os blocos agora são impressos em São Paulo, conseqüentemente levando mais tempo para a sua chegada, portanto, mantenha em dia os seus blocos e cadastro de bloco

     

    SECRETARIA DE SAUDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

     

    Servidor em licença: comunicamos que a farmacêutica Cheila encontra-se em licença maternidade, portanto, a dispensação de medicamentos controlados ocorrerão somente nas segundas e quartas-feiras e quinzenalmente nas quintas-feiras, dias de atendimento da farmacêutica Lutiane.

    Mudança nos atendimentos médicos: a partir do mês de setembro ocorrerão mudanças nos atendimentos médicos onde não serão mais distribuídas fichas direto para atendimento médico. Os atendimentos passarão a ser por acolhimento dos pacientes, onde os mesmos passarão por uma triagem da equipe de enfermagem para posterior atendimento ou agendamento.

    Grupos de hipertensos e diabéticos: na próxima quinta-feira, dia 17 de outubro, às 14h, acontecerá a reunião do grupo de hipertensos com os pacientes da comunidade de Volta Grande, área da Agente Comunitária de Saúde Vânia. (a reunião será realizada na comunidade de Itajubá)

    Vacinação contra o sarampo: Por recomendação do Ministério da Saúde, pedimos que as mães de crianças entre 6 e 9 meses, tragam seus filhos até a Unidade Básica de Saúde para a aplicação da vacina do sarampo.

    Dengue: queremos alertar os nossos munícipes sobre a adoção de medidas simples que podem contribuir para a prevenção da dengue. Dentre tantas, podemos citar algumas: remova folhas e galhos das calhas; coloque areia nos vasos das plantas onde acumula água; faça furos nos pneus velhos ou os armazene em lugar fechado, não basta trocar a água em bebedouros de animais, é necessário lavá-los com esponja para remover os ovos e larvas que se mantem fixas nos recipientes. Se essas medidas forem adotadas podemos evitar os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e do Zika Vírus.

    Mais Saúde: dia 17/10 as 9hs da manhã será realizado na Comunidade de Campo Alegre, juntamente com a nutricionista Luciane e a Fisioterapeuta Evelin, o qual será tratado sobre alimentação saudável e realizado atividades físicas. Convidamos a população em geral e as comunidades mais próximas poderão participar também.

    No período de 07/10 a 25/10, será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D, de mobilização nacional, será 19/10. O Posto será aberto das 8 hs a 17 hs.

    Os remédios controlados serão entregues somente pela farmacêutica, nas segundas- feiras, quartas- feiras e quintas- feiras a cada 15 ( quinze dias).

     

    DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

     

    Atendimentos com a assistente Social: Comunicamos a todos que os atendimentos a população com a assistente social são realizados todas as segundas e quintas- feiras, portanto pedimos a colaboração de todos para que se possível compareçam nestes dias para o atendimento. Salientamos que nos outros dias da semana são realizadas visitas domiciliares, judiciário, assuntos burocráticos e assuntos internos ligados a Política de Assistência Social, contamos com a colaboração de todos.  

    Orientação sobre o BPC- Beneficio de Prestação continuada: Este auxilio destina-se a pessoas com mais de 65 anos ou pessoas com Deficiência cuja renda familiar seja inferior a R$ 250,00 por pessoa da família. O CRAS esta a disposição para maiores informações e encaminhamentos para esclarecer as duvidas.

    Cadastro Único / Programa Bolsa Família : Comunicamos aos beneficiários do Bolsa Família que atualizem o seu cadastro para evitar o bloqueio do seu benefício até o dia 10/12/2019 . Para realizar a atualização compareçam com os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Titulo de Eleitor, Comprovante de residência, cartão do Bolsa Família , Comprovante de renda de todos os integrantes familiares .

    Cursos para o mês de outubro:

    17 a 18: Curso de Plantas Medicinais.  Será realizado na Comunidade de Campo Alegre.

    25 a 30: Curso de Macramê em chinelos: Será realizado no CRAS- Centro de Referência de Assistência Social.

    30 e 31: Curso de Bolachas e Salgados. Será realizado na Comunidade de Sete de Setembro.