ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E EMATER/RS-ASCAR UNEM FORÇAS PARA MELHORAR A SAÚDE

• ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E EMATER/RS-ASCAR UNEM FORÇAS PARA MELHORAR A SAÚDE DE AGRICULTORES DE PORTO MAUÁ

Assunto: EMATER  |   Publicado em: 25/11/2016 às 15:54   |   Imprimir

No decorrer deste ano a Emater/RS-Ascar e a Administração Municipal uniram forças para melhorar a saúde de famílias rurais de Porto Mauá. A extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar Leni Froelich, a fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde, Kerli Pilatti e a psicóloga Magali Cardoso percorreram as comunidades do interior do município com palestras sobre orientações posturais que devem ser adotadas para melhorar as condições de trabalho e de vida de moradores do meio rural e sobre os cuidados com a esfera emocional e mental.

Kerli comenta que o trabalho é realizado com o “intuito de beneficiar os agricultores com informações valiosíssimas sobre a prevenção de problemas sérios causados pela má postura e falta de ergonomia no trabalho diário”. Além das três profissionais já envolvidas no programa, a intenção é incluir, futuramente, no grupo de trabalho uma nutricionista, com orientações relativas à saúde alimentar.  “Foram 140 pessoas beneficiadas diretamente até o momento e acreditamos nós que se cada um passar a mensagem adiante pode-se multiplicar a ideia. Pretende-se que os participantes das comunidades sejam porta-vozes da importância do projeto e do cuidado com a saúde física e mental”, afirma a extensionista social da Emater/RS-Ascar Leni Froelich. O ciclo de encontros desta rodada iniciou-se no dia 08/06 e encerra-se no próximo dia 07/12.

Texto e foto: Leni Froelich – Extensionista da Emater / Porto Mauá