Escritório municipal da Emater/RS-Ascar apresenta atividades planejadas em

• Escritório municipal da Emater/RS-Ascar apresenta atividades planejadas em Porto Mauá

Assunto: EMATER  |   Publicado em: 14/10/2016 às 14:21   |   Imprimir

A equipe municipal da Emater/RS-Ascar apresentou aos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – COMDER, na última reunião ordinária realizada em 06/10, atividades que fazem parte do processo de planejamento de ações a serem realizadas em 2017, no meio rural de Porto Mauá.  Foram apresentados o estudo de situação do munícipio atualizado para o corrente ano, a avaliação do planejamento operativo 2016 e as ações previstas para o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

Na oportunidade os conselheiros esclareceram dúvidas e contribuíram com sugestões para melhorar e qualificar a ação da extensão rural nas comunidades do município, nas diferentes ações planejadas.

Também foram apresentados detalhes sobre o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, um convênio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Emater/RS-Ascar, com o objetivo de promover a gestão e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades familiares assistidas.  “A gestão da propriedade rural é de fundamental importância para o sucesso da atividade, se o produtor não tiver o controle de suas receitas e despesas fica difícil estar preparado para competir no mercado atual”, reitera o (a) extensionista da Emater/RS-Ascar, Germano Büttow. Dessa forma, o programa buscar através da utilização de ferramentas administrativas e contábeis, auxiliar o produtor a conhecer os indicadores econômicos, sociais e ambientais de sua propriedade e de posse dessas informações qualificar o planejamento de suas atividades produtivas e geradoras de renda, garantindo assim uma maior segurança para a família e impactando positivamente na qualidade de vida dos seus familiares.

Em Porto Mauá serão beneficiadas 48 famílias no decorrer dos quatro anos de acompanhamento (2016 a 2019), sendo 12 famílias a cada ano. No ano de 2016 já foram escolhidos os participantes e os nomes foram levados ao conhecimento dos conselheiros.