Porto Mauá Reúne Órgãos Brasileiros e Argentinos de Fiscalização Aduaneira em Reunião Virtual para Implantação da ACI

  • Assunto: ADUANA  |   Publicado em: 17/11/2025 às 21:49   |   Imprimir

 
Porto Mauá Reúne Órgãos Brasileiros e Argentinos de Fiscalização Aduaneira em Reunião Virtual, para discutir ações estratégicas para implantação de ACI.
Na manhã de segunda-feira, 17 de novembro, Porto Mauá foi palco de uma importante reunião entre autoridades brasileiras e argentinas, com foco no fortalecimento da integração aduaneira entre os dois países. O encontro contou com a presença do prefeito Manico Dinon, do chefe da Receita Federal de Porto Mauá, do Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Despachante Aduaneiro Bertol, além de representantes de diversos órgãos argentinos, como Migraciones de Posadas, Prefectura Naval e ARCA (Administração Nacional de Controle Aduaneiro).
A reunião também teve caráter virtual, com a participação do Auditor Fiscal e Coordenador Nacional do SCT COF (Subcomitê Técnico de Controle e Operatório em Fronteiras), da Receita Federal do Brasil, sediado em Brasília, e da Coordenadora Nacional do SCT COF, da Argentina sediada em Buenos Aires, Senhora Maria Teresa Rivas, responsáveis pela coordenação das atividades fiscais e aduaneiras nas fronteiras dos dois países. A videoconferência serviu para discutir estratégias e ações administrativas para o fomento e a implantação da Área de Controle Integrado (ACI) em Porto Mauá, um projeto que visa a modernização e agilização dos processos de fiscalização nas fronteiras.
Durante o encontro, foram abordadas novas medidas para a implementação da ACI, que tem como objetivo promover maior integração entre os órgãos fiscais brasileiros e argentinos, permitindo uma fiscalização mais eficiente e menos burocrática para o comércio transfronteiriço. A criação dessa área visa otimizar os processos de despacho de mercadorias, reduzindo custos e tempos de espera tanto para empresas como para cidadãos da região.
Uma parte do evento foi dedicada a uma visita técnica da delegação argentina às instalações do Recinto Alfandegado de Porto Mauá, que será o local da futura implantação da ACI.