• Cresce turismo no Rio Uruguai e Porto Mauá integra grupo de municípios que pretende investir forte no setor

Assunto: TURISMO  |   Publicado em: 20/08/2021 às 14:07   |   Imprimir

O Rio Uruguai sempre foi  uma atração para a comunidade regional,  mas jamais se viu um fluxo tão grande de turistas buscando suas águas como nos últimos anos. O próprio advento da pandemia, onde o medo e as restrições limitaram muito o acesso ao lazer, pode ter contribido para o aumento da procura por lugares mais tranquilos, com muita natureza, privacidade  e ar puro. Um vídeo publicado pela AMUFRON – Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste e pela Rota do Rio Uruguai, informa que a população de alguns municípios fronteiriços  chega a triplicar   nos períodos de alta temporada.  Esta enorme procura chamou a atenção dos prefeitos dos municípios de Porto Mauá, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Alecrim, Novo Machado e Dr.Maurício Cardoso, que estão juntando forças e buscando projetos que permitam um investimento maior na infraestrutura  para melhor atender a demanda de turistas, alavancar ainda mais o turismo e a economia dos municípios.  Para os prefeitos destes municípios,  turisticamente a costa do Rio Uruguai é um diamante bruto pronto para ser lapidado.  Mas são necessários investimentos, bem como melhorar  a oferta a qualidade de alguns serviços como alimentação e hospedagem.

Segundo levantamento feito pela Unijui,  numa faixa de 250 km de costa entre Brasil e Argentina na região, a estimativa é de uma população de 2,5 milhões de habitantes, que devem ser o alvo dos programas e projetos como a Rota do Rio Uruguai, que busca justamente alternativas para fomentar o turismo regional.  Os prefeitos entendem que o acesso entre estes municípios é primeiro passo a ser melhorado. São 187 km de estradas de chão que precisam ser substituídos por asfalto, ação que poderia atrair além dos turistas da região, também empreendedores e turistas dos países vizinhos, principalmente a Argentina e Paraguai. “Queremos melhorar a infraestrutura e promover a profissionalização dos serviços, temos potencial e acreditamos nisso”, finaliza o vídeo produzido pela AMUFRON e Rota do Rio Uruguai.

Um dos idealizadores do movimento, o Prefeito  Nego Weiss faz questão de frisar a importância de investimentos para atrair o turista. Porto Mauá tem feito o dever de casa com vários investimentos, como as obras de revitalização da orla, o Centro de Atendimento ao Turista, um histórico projeto de pavimentação com asfalto nas principais ruas da cidade e outros projetos importantes que ainda deverão ser implementados a médio prazo.  O prefeito ainda articulou a vinda de um free shopp para o município já em pleno funcionamento.  “Sempre fomos um município essencialmente agrícola, mas o turismo em Porto Mauá tem aumentado muito. Já estamos investindo e já estamos vendo resultados positivos, com  um aumento significativo de turistas. Isso é muito importante, pois o turismo é uma indústria forte, que gera emprego e renda e pode também impulsionar e fazer crescer a economia do município”, declarou o Prefeito.  Nego Weiss ainda fez questão de salientar a união entre os Prefeitos dos municípios citados, sendo essa união um trunfo na busca de projetos e recursos que permitam um incremento ao turismo nos municípios costeiros do Rio Uruguai.