INFORMATIVO 10 DE NOVEMBRO DE 2025


  • Descrição:

    INFORMATIVO MUNICIPAL DE PORTO MAUÁ

    10 DE NOVEMBRO DE 2025

     

    SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E DESPORTO

    REUNIÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE EMPREGOS: Na sexta-feira, 7 de novembro, a Comissão Municipal de Empregos (CME) de Porto Mauá avaliou os protocolos de desenvolvimento econômico junto ao Executivo Municipal e empresas locais. O encontro discutiu ações para geração de emprego, aumento de renda e atração de investimentos, reforçando a importância da parceria entre setor público e privado. A reunião destacou o compromisso da gestão em promover inclusão social, formalização de negócios e fortalecimento da economia local.

    4ª ETAPA DA COPA BAKES DE VELOCROSS: No dia de ontem, 9 de novembro, Porto Mauá sediou a 4ª etapa da Copa Bakes de Velocross, no Parque de Eventos, com pilotos de várias regiões e grande público presente. O evento, organizado pela Prefeitura em parceria com o Grupo de Pilotos e o Sicredi, promoveu o esporte, o turismo e movimentou a economia local. As competições destacaram o alto nível dos atletas e reforçaram o apoio da administração municipal a iniciativas esportivas na cidade.

     

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES, URBANISMO E TRÂNSITO

    Na semana que passou, foram realizados os seguintes serviços:

     

    Departamento de Obras:

    Colocação de brita na estrada que liga nosso município ao município de Novo Machado, com início na Gruta, em direção a Porto Mauá, sendo que esse serviço abrangerá o trecho até a Ponte do Rio Santa Rosa;

    Abertura de vegetação para construção de rede de energia elétrica nova, sentido Barra do Santo Cristo, em parceria com a Procellecorp.

     

    Departamento de Urbanismo e Trânsito:

    Cortes de grama em áreas do Município;

    Manutenção da rede de água e luz;

    Podas em árvores na sede do Município;

    Prestação de serviços de roçada, podas e maquinários em preparação para o evento de Velocross no Parque de Eventos.

     

    ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO

    O Prefeito Manico Dinon assinou recentemente importantes convênios e projetos para o município. No dia 6 de novembro, foi assinado um convênio de R$ 50.000,00 com o CTG Balseiros do Rio Uruguai, em emenda parlamentar do Deputado Estadual Aloisio Glassmann. O valor será destinado à aquisição de indumentárias para os dançarinos, conforme o plano de trabalho do CTG.

    Além disso, o município encaminhou projeto à SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado para participar do Edital 01/2025 – Programa CONEXÕES, com o objetivo de captar R$ 1 milhão para a construção da nova Ponte do Lajeado Jacaré, cujo custo total está orçado em R$ 3.666.000,00.

    O Prefeito também assinou convênio junto à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional para cursos de qualificação e capacitação profissional, no valor de R$ 39.084,00, dentro do programa RS Qualificação – Recomeçar, visando à recuperação socioeconômica da comunidade.

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

    Em caso de urgência durante a semana, após as 17h ou nos finais de semana, entre em contato com os seguintes números:

    Plantão saúde 99971-0743 - Plantão motorista 99614-1279 – SAMU 192

    ATENDIMENTOS MÉDICOS: Os atendimentos médicos na unidade acontecem de segunda a sexta-feira nos turnos manhã e tarde.

    DENTISTA: A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Mauá, informa que o agendamento odontológico na Unidade Básica de Saúde passará a ser realizado somente presencialmente (pelo paciente ou familiar) todas as sextas-feiras para a semana seguinte. Será limitado um agendamento por membro familiar por semana. Contamos com a compreensão e colaboração de todos.

    MOVIMENTA PORTO MAUÁ: no dia de amanhã, terça-feira, 11 de novembro, o encontro do grupo Movimenta Porto Mauá será, na parte da manhã, às 9h na sede do Clube Visconde de Mauá e na parte da tarde, às 14h será com a comunidade de São José do Mauá.

     

    Departamento de Desenvolvimento Social

    CARTEIRA DE IDENTIDADE: O atendimento para confecção da Carteira de Identidade é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. São distribuídas 40 fichas por ordem de chegada e 20 fichas mediante agendamento prévio pelo site www.igp.rs.gov.br. É necessário levar Certidão de Nascimento e/ou Casamento (se houver), em bom estado de conservação. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp do CRAS: (55) 99936-1269.

     

    ATENDIMENTOS CADASTRO ÚNICO: No dia de amanhã, terça-feira, não haverá atendimento do Cadastro Único pois a servidora estará participando de uma formação na cidade de Ijuí.

     

    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

    NUTRICIONISTA NA ESCOLA: O Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, promove ações integradas para o bem-estar dos estudantes da rede pública.

    Em nosso município, foram realizadas atividades com a nutricionista, que reforçou de forma lúdica a importância de uma alimentação saudável desde a infância.

    Uma boa alimentação contribui para prevenir obesidade infantil, diabetes, hipertensão e outras doenças, garantindo crescimento saudável e qualidade de vida para as crianças.

    SECRETARIA DE AGRICULTURA

    Chegada dos alevinos: na próxima quinta-feira, dia 13, chegarão os alevinos, a retirada deverá ser efetuada às 8h30min, junto à Secretaria de Agricultura. Não esqueça antes de efetuar a soltura, deixe o saco com os alevinos entre 20 a 30 minutos em cima da água do açude, após realize a soltura lentamente, misturando aos poucos a água da embalagem e do açude, para evitar o choque térmico e a consequente morte dos alevinos. 

     

    Alerta para produtores que fizeram cadastro de produtor rural através de contrato: todo cadastro de produtor rural que foi feito através de contrato de arrendamento ou parceria agrícola, deverá cuidar a data do vencimento do contrato, pois caso o contrato estiver vencido e não for apresentado um novo contrato, automaticamente haverá o cancelamento do cadastro, ou seja, perderá esta inscrição e deverá apresentar novamente toda documentação exigida para um cadastro, para abrir uma nova inscrição estadual.

     

    Alteração cadastral: o produtor rural que tiver seus dados cadastrais alterados ou encerrar suas atividades é obrigado a formalizar a ocorrência no prazo de 30 dias do evento, conforme instruções da Receita Estadual. Exemplos: um produtor rural que compra ou vende terras deverá atualizar o seu cadastro, quando vencer contrato de arrendamento ou de parceria agrícola, também deverá atualizar o cadastro, junto à Secretaria de Agricultura