INFORMATIVO 12 DE JANEIRO DE 2025


  • Descrição:

    INFORMATIVO MUNICIPAL

    12 de janeiro de 2025

     

    Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto

    - Na semana de 6 a 10 de janeiro, ainda com a equipe reduzida, a Secretaria realizou melhorias na rótula de acesso principal, rótula do porto, em toda orla, complexo desportivo e área do Recinto Alfandegado; Foi realizada limpeza do CAT (Centro de Atenção ao Turista), do pavilhão na orla do Rio, Recinto Alfandegado; e limpeza interna do Porto Internacional.

    - Além das atividades operacionais da Secretaria, durante a semana, foram realizadas reuniões com vários segmentos religiosos, com representantes da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e algumas entidades, ambas para tratar de assuntos relacionados a eventos tradicionais e calendário de Eventos do Município; Também foi realizada reunião com a Coordenação regional da AVIPAE, Padre Edegar de Mattos, para tratar de novas parcerias, entre a entidade e Município.

    - Foram realizadas reuniões com o Chefe da Unidade da Receita Federal de Porto Mauá, onde foram discutidos assuntos sobre o projeto de melhoria que está sendo e vai ser realizado no Porto Internacional, tanto no atendimento ao turista que entra e sai do País, quanto às melhorias na parte interna, como concretagem das rampas de atracamento das balsas e parte da área interna, bem como pavimentação asfáltica do restante da área. Além de assuntos relacionados a ampliação do Alfandegamento de cargas, sobre a Aduana Integrada e sobre a fila de veículos que se utilizam do Porto.

    - Na quinta feira, 9 de janeiro o Secretário, participou de reunião com empresa Argentina, interessada em operar, com embarcação, para transporte somente de passageiros, no Porto Internacional de Porto Mauá. 

    - Na sexta feira, 10 de janeiro, aconteceu reunião entre a Secretaria e o CMD (Conselho Municipal de Desporto), para tratar dos campeonatos (Futebol Sete, Futsal, Bocha) e eventos esportivos, que acontecerão durante o ano.

     

    Secretaria de Educação e Cultura

    - Durante a semana, foi realizada reunião com a Direção da Escola Estadual Almirante Tamandaré, para alinhamento do calendário escolar de 2025, bem como do transporte escolar;

    - Os roteiros do transporte escolar permanecem os mesmos do ano anterior. Dúvidas poderão ser esclarecidas junto com a Secretaria de Educação e Cultura;

    - A Diretora já se encontra na Escola Frei Caneca, e está disponível para qualquer informação pertinente ao ambiente escolar;

    - Comunicamos as famílias que desejam realizar nova matrícula, que a secretária da escola estará retornando de férias no dia 17 de janeiro.

     

    Secretaria de Obras, Transporte, Urbanismo e Trânsito

    - Durante a semana foi realizada a coleta de lixo nas áreas urbana e rural do município, além dos serviços de manutenção de veículos que se encontravam com defeitos, reparos nas redes de água e atendimentos de contratos de serviços particulares aos produtores em várias localidades.

    - Limpeza e patrolamento em aproximadamente 10 km de estradas nas localidades de São João do Mauá, São Jorge do Mauá e Reservado do Mauá.

     

    Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social

    CONSULTAS: As consultas na Unidade de Saúde, serão realizadas por critério de avaliação da equipe de enfermagem nos primeiros horários da manhã (07:45h) e da tarde (13:00h) onde farão o encaminhamento para atendimento ou agendamento.

    Pacientes IDOSOS deverão ter acompanhamento familiar nas consultas e exames.

    ATENDIMENTO MÉDICO

    Dias de Atendimento da Dra. Andressa

    Segundas, terças e quintas-feiras: Dia todo

    Sextas-feiras: Manhã

    Nas duas últimas sextas-feiras do mês: Atendimento também à tarde com agendamento prévio.

    CONSULTAS COM MEDICOS ESPECIALISTAS: As consultas serão realizadas com agendamento, conforme liberações do sistema, todos serão comunicados via telefone ou presencial assim que for agendado a data. Qualquer dúvida, procure a secretaria de saúde para informações.

    DENTISTA: Agendamento por telefone nas segundas-feiras, a partir das 07:45h.

    FARMÁCIA: As liberações de medicações na farmácia da unidade, serão feitas somente com receituário atualizado, quando necessitar de renovação, o paciente deverá ser dirigir  até a unidade de saúde para solicitar novo receituário antes que suas medicações acabem, para que não ocorram transtornos.

    VACINAÇÃO: Para a realização das vacinas, é importante antes de se dirigir até a Unidade de Saúde, ligar para garantir que você tenha as informações sobre os horários de vacinação.

    IMPORTANTE - COMBATE À DENGUE: Pedimos a compreensão e colaboração dos munícipes que estejam sempre em alerta, revisem seus quintais e eliminem todos os reservatórios que possam acumular água: Caixas com água da chuva, pneus, potes, garrafas, pratos de plantas...A dengue é um problema de todos. Faça a sua parte, não deixe o mosquito criar asas!

    RECOLHIMENTO DO LIXO: A secretaria de saúde pede a colaboração da população do município, no que se refere ao correto descarte de lixo sanitário, doméstico, e eletrônico e demais materiais descartáveis. No perímetro urbano a coleta é realizada 3 vezes na semana. Comunidades do Interior 2 vezes semana.

    Para a coleta de lixo a ser realizada no interior há um cronograma de recolhimento, amplamente divulgado pela administração municipal e agentes de saúde.

    Sendo assim, pedimos a colaboração da população para que não façam a queima de lixo, já que a fumaça é toxica aos seres humanos e prejudicial ao meio ambiente, e não façam o descarte ao ar livre, pois podem contaminar lençóis freáticos e facilitar a proliferação de insetos e doenças.

     

    Secretaria de Agricultura

     

    INSPETORIA VETERINÁRIA

    Vacina da Brucelose e teste da Tuberculose: os produtores de bovinos de leite e de corte, que tiverem terneiras, com idade de 3 a 8 meses, deverão vacinar estes animais para Brucelose, além de fazer teste de Tuberculose e Brucelose (vacas para venda). Quem não mantiver em dia a vacinação de seus animais, não conseguirá realizar vendas ou compras de bovinos até a sua regularização, ou seja, não terá direito a emissão da GTA – Guia de Trânsito Animal.

     

    JUNTA MILITAR

    Alistamento Militar de 2025: jovem, se você completou ou irá completar 18 anos neste ano de 2025, ou seja, nasceu no ano de 2007, chegou a sua vez de realizar o Alistamento Militar, compareça à Junta Militar munido da Carteira de Identidade e CPF, também poderá ser feito em qualquer computador ou celular que tenha internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br. O prazo encerra dia 30 de junho. O alistamento na Junta Militar de Porto Mauá é efetuado de segunda a sexta-feira, em horário de expediente.

     

    Contratos para serviços de máquinas: quem necessitar de serviços de máquina, terá que primeiramente realizar o contrato, junto à Secretaria de Agricultura, para realizar roteiro para efetuar os serviços.

     

    Reserva de alevinos: está aberta a reserva de alevinos, junto à Secretaria de Agricultura. Estão disponíveis todas as espécies tais como: carpas (capim, cabeça-grande, prateada, húngara espelho e húngara escamada), jundiá, carpa colorida, grumatã, tilápia, piava, pacú, trairão, piracanjuba, cascudo. Surubi e dourado. Os preços variam de R$ 0,45 a R$ 15,00, dependendo da espécie. Os pedidos poderão ser feitos até dia 17 de janeiro. A próxima remessa virá dia 22 de janeiro, às 8h30min.

     

    Soltura de alevinos: não esqueça, antes de efetuar a soltura, deixe a embalagem com os alevinos entre 20 a 30 minutos em cima da água do açude, após realize a soltura lentamente, misturando aos poucos a água da embalagem e do açude, para evitar o choque térmico e a conseqüente morte dos alevinos.

     

    Bloco para resumo: quando o seu bloco de produtor estiver com todas as notas preenchidas, deverá ser levado na Secretaria da Agricultura para realizar o resumo do mesmo, para isto ocorrer, deverá conter todas as respectivas contra notas. Para retirada de bloco novo, é obrigatório apresentar o bloco que havia sido retirado anteriormente, caso não efetuar a entrega deste no prazo de 90 dias, haverá o cancelamento da emissão de novos talonários, causando transtornos indesejáveis, pois os blocos estão levando em torno de 30 dias para chegarem, portanto, mantenha em dia os seus blocos e o cadastro do bloco. Nos blocos que está escrito na capa completo, estes não precisarão ser apresentados. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2024, deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso.

     

    Regras para produtores que possuem bloco através de contrato: todo cadastro de produtor rural que foi feito através de contrato de arrendamento ou parceria agrícola, deverá cuidar a data do vencimento do contrato, pois caso o contrato estiver vencido e não for apresentado um novo contrato, automaticamente haverá o cancelamento do cadastro, ou seja, perderá a inscrição. Com o cancelamento automático da inscrição estadual, o produtor deverá apresentar novamente toda documentação exigida para abrir um novo cadastro, além de apresentar o bloco de produtor que está sendo usado, portanto, fique atento e verifique a data de vencimento do contrato.

     

    Revisão de bloco de produtor rural: está em andamento a revisão anual dos blocos de produtor rural, junto à Secretaria da Agricultura. Para revisão anual é necessário que estejam no bloco todas as notas e contra notas emitidas no ano de 2024. A não apresentação dos blocos implicará no cancelamento da sua inscrição de produtor rural. Desde o ano de 2009, já houve mais de 500 cancelamentos de cadastros de produtor rural. Nos blocos que está escrito na capa completo, estes não precisarão ser apresentados, deverão ser apresentados todos os blocos que estejam em uso.

     

    Programa Estadual de Irrigação: o governo Estadual lançou o Programa de Irrigação “Avançar”, para evitar períodos de estiagem, para produtores rurais, pessoas físicas, que implantarem ou ampliarem sistemas de irrigação, tais como: aspersão, localizada ou sulcos, e realizarem a construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água, neste último caso, obrigatoriamente, para fins de irrigação com projetos financiados por instituições oficiais de crédito ou por recursos próprios, maiores informações junto à Secretaria de Agricultura.

     

    Assessoria de Planejamento

     

    Para melhor entender a questão do planejamento, a mesma consiste em direcionar as ações para um futuro desejado. Para tanto, no município faz-se necessário inicialmente levantar, diagnosticar a realidade existente, para desenvolver estratégias para atingir os objetivos que são pretendidos pela administração e pela população para o município. 

     

    Assim sendo, a Assessoria de Planejamento nesta semana trabalhou no levantamento dos projetos em andamento e no encaminhamento das demandas para complementação dos mesmos.