INFORMATIVO 16 DE DEZEMBRO DE 2023


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ – 16 de dezembro de 2023

     

    GABINETE DO PREFEITO

    Prefeito cumpriu agenda em Porto Alegre

    O Prefeito Municipal esteve na última semana em Porto Alegre cumprindo agenda juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto em diversas Secretarias do Governo do Estado. Na Secretaria de Agricultura verificando andamento de cadastro para poços artesianos, bem como de equipamentos da Consulta Popular. Na Secretaria de Patrimônio para regularização de áreas de interesse do Município. Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – SEDUR verificando projeto cadastrado no Programa Pavimenta 2. Na Coordenação de Defesa Civil o Município viabilizou recurso de R$ 400.000,00 para custeio das despesas de combustível para reparos e melhorias das estradas do Município, despesas emergências para locação de máquinas e equipamentos; consertos de pontes e pontilhões e demais atividades da Defesa Civil do Município. Na Superintendência da Receita Federal foram realizadas tratativas sobre a Aduana Internacional em virtude dos danos causados pelas enchentes neste ano. Ainda, participou da posse do novo Presidente do Tribunal de Contas do RS, Sr Marco Peixoto, bem como entrega do Selo Bronze da Sala do Empreendedor de Porto Mauá em conjunto com os Servidores do Setor Tributário.

     

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES, URBANISMO E TRÂNSITO

    Na última semana foi realizado, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, novamente cascalhamento e limpeza de bueiros, bem como manutenção das estradas atingidas pelas fortes chuvas em áreas de maior precariedade. Não menos importante foram realizadas melhorias nos acessos as propriedades rurais nas estradas próximas as localidades de Itajubá, Volta Grande e Três Bocas, bem como próximo a Comunidade de Reservado Mauá e áreas próximas a sede do Município.

     

    RECOLHIMENTO DE LIXO

    A Secretaria de Obras, Transportes, Urbanismo e Trânsito em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estão pedindo com urgência para que a população, principalmente da cidade faça de forma consciente a separação do lixo orgânico e seco e a destinação em horários pré-estabelecidos. Com a devida separação favorece o melhor destino do lixo, uma vez que a Cooperativa que realiza a separação está encontrando sérias dificuldades e descartando grande parte do lixo que poderia ter o correto destino, ou seja, a reciclagem. A matéria orgânica, pode ser usada em compostagem, da qual pode ser usada na jardinagem e como adubo.

     

    Dias de Recolhimento

    Segundas, quartas-feiras de tarde e sextas feiras são recolhidos Resíduos Orgânicos e rejeitos.

    Nas quartas-feiras pela manhã é exclusivamente para lixo seco

    Faça a sua parte, separe o lixo de forma consciente.

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

    Os horários de atendimento da Unidade de Saúde:

    Manhã: 07:45 às 11:45 e Tarde: 13:00 às 17:00

     

    ATENÇÃO

    As consultas na Unidade de Saúde, serão por critério de avaliação da equipe de enfermagem nos primeiros horários da manhã e da tarde (07:45h e 13:00h) onde farão o encaminhamento para atendimento ou agendamento. Pacientes IDOSOS deverão ter acompanhamento familiar nas consultas e exames.

    DENTISTA

    Agendamento para dentista é realizado por telefone nas segundas-feiras, a partir das 07:45.

    ATENDIMENTO MÉDICO

    Os atendimentos na Unid. de Campo Alegre serão realizados nas 4ª feiras na parte da manhã.

    Doutora Andressa: segundas e terças-feiras, dia todo, e quartas-feiras na parte da manhã.

    Doutor João Carlos: prestará atendimento na UBS, nos grupos formados na Atenção Básica e em visitas domiciliares.

     

    VACINAÇÃO

    Para a realização das vacinas apresentar CPF e CARTEIRA DE VACINAÇÃO”.

               As vacinas são realizadas nas primeiras horas da manhã e da tarde, conforme classificação nos seguintes dias da semana:

             Vacinas de Rotina: Segundas e terças-feiras

             Vacinação Covid: Quartas, Quintas e Sextas-feiras

             Vacinação Bivalente disponível para: Pessoas com 12 anos à cima com comorbidade.             

    LEMBRETE

     

      - Alteração nas datas de atendimento da Drª. Andressa, antes realizadas nas quartas-feiras pela manhã, passarão a partir do dia 06/12 para sextas-feiras na parte da manhã.

                - Nas quartas-feiras, a Unidade de Saúde, fechará às 16h para reunião de equipe.

     

    COMBATE À DENGUE

              A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, alertando a população sobre a importância de eliminar os criadouros deste inseto, faça a sua parte, não deixe o mosquito criar asas.

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    DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

    ATENÇÃO!!

    Foram encerradas as inscrições do processo seletivo simplificado CONTRATAÇÃO POR

    PRAZO DETERMINADO PARA Os CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR - Agente de Controle Interno, Arquiteto, Assistente Social, Enfermeiro, Fonoaudiólogo e Psicólogo.

    Para mais informações poderá acessar o site da Prefeitura Municipal de Porto Mauá: www.portomaua.rs.gov.br

     

     Programa Bolsa Família: Comunicamos a todos os beneficiários que o cadastramento e recadastramento para o Programa bolsa família acontecem somente nas terças e quintas-feiras. Portanto solicitamos que compareçam nestes dias para fazer as atualizações necessárias.

    Identidade: Comunicamos que a partir de agora para fazer a identidade em Santa Rosa, adultos acima de 35 anos estão isentos de pagamento. Lembrando que para poder fazer a renovação ou a primeira identidade é obrigatório ter a certidão de nascimento atualizada e em bom estado e para quem é casado é necessário a certidão de casamento. Lembramos que para fazer a identidade é necessário fazer o agendamento. Qualquer dúvida, as pessoas podem entrar em contato com o CRAS.

    Atendimento ao Programa Bolsa Família legado: Comunicamos a todos que os atendimentos referentes ao programa são realizados somente nas terças e quinta- feiras a partir da 9h da manhã às 11h45min e das 13h30min às 16h. Portanto pedimos a compreensão de todos em relação ao comparecimento nos dias específicos para a realização de atualização e/ou inclusão trazendo junto os documentos de identificação de todos os moradores da residência: RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e conta de luz atualizada.

    Carteirinha do Idoso: Para idosos com idade igual ou superior a 65 anos que tenham interesse na confecção/renovação da carteirinha, venham ao CRAS com os seguintes documentos: Carteira de identidade; Extrato da aposentadoria com o número do benefício (NB); uma foto 3x4 e o valor de R$ 25,00 para pagamento da taxa de confecção.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

     

    INSPETORIA VETERINÁRIA

    Prazo para dar entrada da GTA: todo o produtor rural que adquirir animais, terá prazo máximo de 30 dias para dar entrada destes animais na sua propriedade. Quando do recebimento de animais, não importando a espécie, a GTA deverá ser apresentada na Inspetoria de destino para confirmação do recebimento dos animais, para retirada de pendência.

    Caso não seja retirada a pendência da GTA em 30 dias do vencimento da mesma, ocorrerá o bloqueio automático da movimentação sendo o produtor passível de infração conforme Artigo 18, inciso IX do Decreto Estadual 52.434/2015 com penalidade no Art. 35 de advertência ou multa (inciso I ou II). Da mesma forma deve ser informado caso não tenha sido feito o transito para poder ser estornado e o saldo de animais retornar a origem no sistema.

     

    Vacina da Brucelose e teste da Tuberculose: os produtores de bovinos de leite e de corte, que tiverem terneiras, com idade de 3 a 8 meses, deverão vacinar estes animais para Brucelose, além de fazer teste de Tuberculose e Brucelose (vacas para venda). Quem não manter em dia, não conseguirá realizar vendas ou compras de bovinos até a sua regularização, ou seja, não terá direito a emissão da GTA – Guia de Trânsito Animal.

     

    Declaração anual de rebanho: os produtores que não efetuaram a Declaração Anual de Rebanho Obrigatória, deverão realizar junto à Inspetoria Veterinária de Tuparendi, com prévio agendamento.

     

    Silagem: os produtores interessados em fazer silagem, deverão comparecer na Secretaria, para efetuarem o Contrato, para o devido agendamento dos roteiros.

     

    Reserva de alevinos: está aberta a reserva de alevinos para segunda remessa, que virá no dia 21 de dezembro, para esta reserva já está disponível também a espécie trairão.

     

    JUNTA MILITAR

    EXAR 2023: encerrou o prazo da apresentação presencial ao EXAR 2023 - Exercício de Apresentação da Reserva, para jovens que prestaram o serviço militar nos últimos 05 anos, agora somente pela Internet, até 31 de janeiro, acesse o correio eletrônico www.exarnet.eb.mil.br