INFORMATIVO 09 DE DEZEMBRO DE 2023


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ – 09 de dezembro de 2023

     

    GABINETE DO PREFEITO

    Situação de Emergência

    Nos últimos meses estamos enfrentando um dos maiores problemas climáticos em nosso Município e região. Além de chuvas, inclusive de granizo, enxurradas e enchentes, estamos com sérios problemas na agricultura, comércio e prestação de serviços. A Administração Municipal está fazendo o acompanhamento das Ações com a Defesa Civil, Secretarias de Obras, Transportes, Urbanismo e Trânsito, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Desporto, além do suporte da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, bem como de vários outros setores.

    Ainda, ainda estão sendo realizadas ações de recuperação de residências em virtude de granizo, com auxílio do Centro de Referência de Assistência Social e Coordenação da Defesa Civil Municipal.

     

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES, URBANISMO E TRÂNSITO

    Na última semana foi realizado, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, novamente cascalhamento e limpeza de bueiros, bem como manutenção das estradas atingidas pelas fortes chuvas em áreas de maior precariedade. Não menos importante foram finalizadas melhorias nas estradas próximas as localidades de Itajubá, Volta Grande e Três Bocas.

     

    RECOLHIMENTO DE LIXO

    A Secretaria de Obras, Transportes, Urbanismo e Trânsito em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estão pedindo com urgência para que a população, principalmente da cidade faça de forma consciente a separação do lixo orgânico e seco e a destinação em horários pré-estabelecidos. Com a devida separação favorece o melhor destino do lixo, uma vez que a Cooperativa que realiza a separação está encontrando sérias dificuldades e descartando grande parte do lixo que poderia ter o correto destino, ou seja, a reciclagem. A matéria orgânica, pode ser usada em compostagem, da qual pode ser usada na jardinagem e como adubo.

     

    Dias de Recolhimento

    Segundas, quartas-feiras de tarde e sextas feiras são recolhidos Resíduos Orgânicos e rejeitos.

    Nas quartas-feiras pela manhã é exclusivamente para lixo seco

    Faça a sua parte, separe o lixo de forma consciente.

     

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

    Os horários de atendimento da Unidade de Saúde:

    Manhã: 07:45 às 11:45 e Tarde: 13:00 às 17:00

     

    ATENÇÃO

    As consultas na Unidade de Saúde, serão por critério de avaliação da equipe de enfermagem nos primeiros horários da manhã e da tarde (07:45h e 13:00h) onde farão o encaminhamento para atendimento ou agendamento. Pacientes IDOSOS deverão ter acompanhamento familiar nas consultas e exames.

    DENTISTA

    Agendamento para dentista é realizado por telefone nas segundas-feiras, a partir das 07:45.

    ATENDIMENTO MÉDICO

    Os atendimentos na Unid. de Campo Alegre serão realizados nas 4ª feiras na parte da manhã.

    Doutora Andressa: segundas e terças-feiras, dia todo, e quartas-feiras na parte da manhã.

    Doutor João Carlos: prestará atendimento na UBS, nos grupos formados na Atenção Básica e em visitas domiciliares.

     

    VACINAÇÃO

    Para a realização das vacinas apresentar CPF e CARTEIRA DE VACINAÇÃO”.

    As vacinas são realizadas nas primeiras horas da manhã e da tarde, conforme classificação nos seguintes dias da semana:

    Vacinas de Rotina: Segundas e terças-feiras

    Vacinação Covid: Quartas, Quintas e Sextas-feiras

    Vacinação Bivalente disponível para: Pessoas com 12 anos à cima com comorbidade.             

    LEMBRETE 

      - Alteração nas datas de atendimento da Drª. Andressa, antes realizadas nas quartas-feiras pela manhã, passarão a partir do dia 06/12 para sextas-feiras na parte da manhã.

      - Nas quartas-feiras, a Unidade de Saúde, fechará às 16h para reunião de equipe.

     

    COMBATE À DENGUE

              A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, alertando a população sobre a importância de eliminar os criadouros deste inseto, faça a sua parte, não deixe o mosquito criar asas.

     

    DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

    ATENÇÃO!!

    INSCRIÇÃO ONLINE DE 1º/12 A 10/12;

    PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO POR

    PRAZO DETERMINADO PARA Os CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR.

    VAGAS PARA:

    - Agente de Controle Interno;

    - Arquiteto;

    - Assistente Social;

    - Enfermeiro;

    - Fonoaudiólogo;

     -Psicólogo;

     Mais informações no Edital, disponível no site da Prefeitura Municipal de Porto Mauá: www.portomaua.rs.gov.br

     

     Programa Bolsa Família: Comunicamos a todos os beneficiários que o cadastramento e recadastramento para o Programa bolsa família acontecem somente nas terças e quintas-feiras. Portanto solicitamos que compareçam nestes dias para fazer as atualizações necessárias.

    Identidade: Comunicamos que a partir de agora para fazer a identidade em Santa Rosa, adultos acima de 35 anos estão isentos de pagamento. Lembrando que para poder fazer a renovação ou a primeira identidade é obrigatório ter a certidão de nascimento atualizada e em bom estado e para quem é casado é necessário a certidão de casamento. Lembramos que para fazer a identidade é necessário fazer o agendamento. Qualquer dúvida, as pessoas podem entrar em contato com o CRAS.

    Atendimento ao Programa Bolsa Família legado: Comunicamos a todos que os atendimentos referentes ao programa são realizados somente nas terças e quinta- feiras a partir da 9h da manhã às 11h45min e das 13h30min às 16h. Portanto pedimos a compreensão de todos em relação ao comparecimento nos dias específicos para a realização de atualização e/ou inclusão trazendo junto os documentos de identificação de todos os moradores da residência: RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e conta de luz atualizada.

    Carteirinha do Idoso: Para idosos com idade igual ou superior a 65 anos que tenham interesse na confecção/renovação da carteirinha, venham ao CRAS com os seguintes documentos: Carteira de identidade; Extrato da aposentadoria com o número do benefício (NB); uma foto 3x4 e o valor de R$ 25,00 para pagamento da taxa de confecção.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

     

    INSPETORIA VETERINÁRIA

    Prazo para dar entrada da GTA: todo o produtor rural que adquirir animais, terá prazo máximo de 30 dias para dar entrada destes animais na sua propriedade. Quando do recebimento de animais, não importando a espécie, a GTA deverá ser apresentada na Inspetoria de destino para confirmação do recebimento dos animais, para retirada de pendência.

    Caso não seja retirada a pendência da GTA em 30 dias do vencimento da mesma, ocorrerá o bloqueio automático da movimentação sendo o produtor passível de infração conforme Artigo 18, inciso IX do Decreto Estadual 52.434/2015 com penalidade no Art. 35 de advertência ou multa (inciso I ou II). Da mesma forma deve ser informado caso não tenha sido feito o transito para poder ser estornado e o saldo de animais retornar a origem no sistema.

     

    Vacina da Brucelose e teste da Tuberculose: os produtores de bovinos de leite e de corte, que tiverem terneiras, com idade de 3 a 8 meses, deverão vacinar estes animais para Brucelose, além de fazer teste de Tuberculose e Brucelose (vacas para venda). Quem não manter em dia, não conseguirá realizar vendas ou compras de bovinos até a sua regularização, ou seja, não terá direito a emissão da GTA – Guia de Trânsito Animal.

     

    Declaração anual de rebanho: os produtores que não efetuaram a Declaração Anual de Rebanho Obrigatória, deverão realizar junto à Inspetoria Veterinária de Tuparendi, com prévio agendamento.

     

    Silagem: os produtores interessados em fazer silagem, deverão comparecer na Secretaria, para efetuarem o Contrato, para o devido agendamento dos roteiros.

     

    Reserva de alevinos: está aberta a reserva de alevinos para segunda remessa, que virá no dia 21 de dezembro, para esta reserva já está disponível também a espécie trairão.

     

    REUNIÃO DO COMDER: a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que é realizado mensalmente, na primeira quinta-feira de cada mês, excepcionalmente neste mês de dezembro, será realizado na sexta-feira, dia 8, às 10 horas, nas dependências do salão comunitário da vila de São José do Mauá.

     

    JUNTA MILITAR

    Semana do Reservista - EXAR 2023: de 9 a 16 de dezembro, será realizado o EXAR 2023 - Exercício de Apresentação da Reserva, somente para jovens que prestaram o serviço militar nos últimos 05 anos, podendo se apresentar no quartel ou na Junta Militar de Porto Mauá. Para atualização dos dados, deverá apresentar o Certificado de Reservista, que deverá ser carimbado. A apresentação poderá ser presencial de 9 a 16 de dezembro, exceto sábado e domingo ou pela Internet. (01 de dezembro a 31 de janeiro). Se optar pela internet, acessar o correio eletrônico www.exarnet.eb.mil.br A última apresentação obrigatoriamente deverá ser presencial. A apresentação presencial será realizada de segunda a sexta-feira, no horário normal de expediente, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min.