INFORMATIVO 03 DE JUNHO DE 2023


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ – 03 de junho de 2023

     

    CONVITE -  COLETA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS

    Em comemoração à semana do Meio Ambiente, o Município de Porto Mauá, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e com o apoio da Administração Municipal e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), estará realizando a coleta de diversos materiais eletrônicos no dia 10 de junho sábado, a partir das 8 horas da manhã, tendo como local para entrega dos materiais a Orla do Rio Uruguai, próximo ao "portinho dos barcos".

    Alguns materiais que podem ser coletados: Pilhas e baterias, lâmpadas, raio-x, carregadores, máquinas de lavar, freezers e geladeiras, monitores, receptores, celulares, cabos e fios, fogões, entre outros.

    Divulgue e compartilhe esta ação e venha descartar os seus resíduos, para juntos trabalharmos em prol do meio ambiente.

    Contamos com a participação de todos!

     

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES, URBANISMO E TRÂNSITO

    Foram realizados serviços de parolamento, compactação, limpeza, poda e demais melhorias na estrada em direção à Barra do Santo Cristo.

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

    Os horários de atendimento da Unidade de Saúde:

    Manhã: 07:45 às 11:45 e Tarde: 13:00 às 17:00

    ATENÇÃO

    As consultas na Unidade de Saúde, serão por critério de avaliação da equipe de enfermagem nos primeiros horários da manhã e da tarde (07:45h e 13:00h) onde farão o encaminhamento para atendimento ou agendamento. Pacientes IDOSOS deverão ter acompanhamento familiar nas consultas e exames.

     

    DENTISTA

    Agendamento para dentista é realizado por telefone nas segundas-feiras, a partir das 07:45.

    ATENDIMENTO MÉDICO

     Doutora Andressa: segundas e terças-feiras, dia todo, e quartas-feiras na parte da manhã.

     Doutor Patrick: quartas-feiras na parte da tarde, quintas e sextas-feiras o dia todo.

             Os atendimentos na Unid. de Campo Alegre serão realizados nas 4ªfeiras na parte da tarde.

     

                                                                               VACINAÇÃO

    Para a realização das vacinas apresentar CPF e CARTEIRA DE VACINAÇÃO”.

               As vacinas são realizadas nas primeiras horas da manhã e da tarde, conforme classificação nos seguintes dias da semana:

             Vacinas de Rotina: Segundas e terças-feiras

             Vacinação Covid: Quartas, Quintas e Sextas-feiras

                        Vacinação Bivalente disponível para: Pessoas com 18 anos à mais;

     

                        Vacinação Influenza(H1N1):

                         Crianças com mais de 6 meses;

                         População em geral

                         Covid Pfaiser Baby: perante agendamento

     

                                                                    LEMBRETE

                - Nas quartas-feiras, a Unidade de Saúde, fechará às 16:00 horas para reunião de equipe.

                - O recolhimento do lixo no interior será realizado nos dias 12 e 13 de junho.

                - Nos dias 08 e 09 de junho, a Unidade de Saúde estará fechada por motivo do feriado.

     

    COMBATE À DENGUE

              A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, alertando a população sobre a importância de eliminar os criadouros deste inseto, faça a sua parte, não deixe o mosquito criar asas.

     

     

    DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

     

    Conferencia Municipal de Assistência Social

    • 11ª Conferencia Municipal de Assistência Social: “RECONSTRUÇÃO DO SUAS: O SUAS QUE TEMOS E O SUAS QUE QUEREMOS”, será realizada no 07 de junho de 2023 com inicio ás 13h30min Local: Câmara de Vereadores do Município de Porto Mauá/RS :
    • CRONOGRAMA 13h30min – Credenciamento; 13h45min – Abertura solene; 14h - Leitura do Regimento; 14h30min – Palestra com a psicóloga do CRAS; 15h – Grupos de trabalhos; 16h – Apresentação das propostas e eleição dos delegados; 16h30min – Encerramento da 11ª Conferência Municipal. Portanto na parte da tarde não haverá atendimento no CRAS , devido a Conferencia .
    • Carteirinha do Idoso: Para idosos com idade igual ou superior a 65 anos que tenham interesse na confecção/renovação da carteirinha, venham ao CRAS com os seguintes documentos: Carteira de identidade; Extrato da aposentadoria com o número do benefício (NB); uma foto 3x4 e o valor de R$ 25,00 para pagamento da taxa de confecção.

    Atendimento ao Programa Bolsa Família legado: Comunicamos a todos que os atendimentos referentes ao programa são realizados somente nas terças e quinta- feiras a partir da 9h da manhã às 11h45min e das 13h30min às 16h. Portanto pedimos a compreensão de todos em relação ao comparecimento nos dias específicos para a realização de atualização e/ou inclusão trazendo junto os documentos de identificação de todos os moradores da residência: RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e conta de luz atualizada.

     

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

    Ainda em comemoração à semana do Meio Ambiente, será realizado o repovoamento de peixes nos afluentes do Rio Uruguai, no dia 6 de junho, a partir das 14:30, tendo como ponto de encontro a Prefeitura Municipal.

     

    JUNTA MILITAR

    Último mês do Alistamento Militar de 2023: jovem, se você completou ou irá completar 18 anos neste ano de 2023, ou seja, nasceu no ano de 2005, chegou a sua vez de realizar o Alistamento Militar, compareça à Junta Militar munido da Carteira de Identidade e CPF, também poderá ser feito em qualquer computador ou celular que tenha internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br O prazo do alistamento encerra no final deste mês de junho.

     

    INSPETORIA VETERINÁRIA

    Gripe Aviária: os Técnicos da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, estão divulgando cuidados acerca da Gripe Aviária, também chamada de influenza aviária ou gripe do frango, sendo que é resultado da infecção de aves pelo vírus influenza, ou seja, o vírus causador da gripe. Provoca problemas respiratórios, pneumonia, dificuldade de locomoção, hemorragia nos músculos, e diminuição da postura de ovos. A doença é responsável pela alta mortalidade das aves, sendo observado em algumas ocasiões a morte desses animais antes mesmo do desenvolvimento de sintomas. A letalidade da gripe aviária, em alguns casos, chega a próximo de 100% e o resultado do descontrole são os prejuízos financeiros graves que podem afetar a economia dos Municípios, Estado e do Brasil. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente alerta para que todos fiquem de olho em qualquer anormalidade que esteja acontecendo, informe imediatamente o setor técnico para verificação e acompanhamento. Fiquem alertas

     

    Vacina da Brucelose e teste da Tuberculose: os produtores de bovinos de leite e de corte, que tiverem terneiras, com idade de 3 a 8 meses, deverão vacinar estes animais para Brucelose, além de fazer teste de Tuberculose e Brucelose (vacas para venda). Quem não manter em dia, não conseguirá realizar vendas ou compras de bovinos até a sua regularização, ou seja, não terá direito a emissão da GTA – Guia de Trânsito Animal.

     

    Declaração anual de rebanho: iniciou no dia 1º de junho e vai até 31 de outubro, o prazo da Declaração Anual de Rebanho Obrigatória.

     

    Silagem: interessados em realizar serviços de silagem, deverão fazer os contratos junto à Secretaria de Agricultura, para o devido agendamento e roteiros.

     

    Reserva mudas frutíferas: está aberto o prazo para fazer reserva de mudas frutíferas, a próxima entrega será dia 12 de julho.

     

    Reserva de alevinos: está aberto o prazo para fazer pedidos de alevinos, a última remessa antes do inverno virá dia 30 de junho, portanto, os pedidos poderão ser feitos até no dia 27 de junho.

     

    Aquisição de insumos agrícolas: os produtores rurais interessados em recursos financeiros do COMDER – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, para aquisição dos insumos agrícolas (adubo e uréia), deverão participar da reunião mensal do COMDER, que é realizado na primeira quinta-feira de cada mês, sendo que a próxima reunião será realizada no dia 06 de julho.

     

    Reserva milho troca-troca safrinha: a partir da próxima segunda-feira, 06 de junho, inicia a reserva das sementes de milho safrinha, do Programa Troca-Troca, do FEAPER, o prazo encerra na outra segunda-feira, 12 de junho, portanto, apenas uma semana de reserva, faça a sua reserva o mais breve possível.

     

     

    SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E DESPORTOS

     

    Foram realizadas: REVITALIZAÇÃO DAS RÓTULAS DO MUNICIPIO, JARDINAGEM DA RÓTULA DE ACESSO AO MUNICÍPIO, REVITALIZAÇÃO E JARDINAGEM DO PÓRTICO DE ENTRADA, PINTURAS DE GUARDA CORPO DAS PONTES, CONSERTOS DE INTERTRAVADOS E INSTALAÇÃO DE ACESSO A CADEIRANTES NA ORLA 2.