INFORMATIVO 20 DE AGOSTO DE 2022


  • Descrição:

     INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ – 20 de Agosto De 2022

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

    O horário de atendimento da Unidade de Saúde no turno da Manhã é das 07:45 às 11:45 e turno da tarde: 13:00 às 17:00.

    Nas dependências da Unidade de Saúde, é obrigatório uso de máscara.

                 

                                                                ATENÇÃO

    As consultas serão por critério de avaliação da enfermagem nos primeiros horários da manhã e da tarde (07:45 e 13:00horas).

     

    Pacientes IDOSOS

    Deverão ter acompanhamento familiar nas consultas e exames.

     

     

    DENTISTA

    O agendamento para dentista é realizado por telefone nas segundas-feiras, a partir das 07:45, e caso não puder comparecer à consulta agendada, ligue e avise nossa equipe o quanto antes, pois a sua vaga será ocupada por outro paciente que necessita.

    A Unidade de Saúde conta com o Programa Brasil Sorridente, o qual fornece próteses dentárias, caso você tenha interesse, entre em contato e agende um horário para atendimento na Unidade de Saúde.

     

    ATENDIMENTO MÉDICO

    Doutora Andressa: segundas e terças-feiras, dia todo, e quarta-feira na parte da manhã.

    Os atendimentos na Unidade de Campo Alegre permanecem suspensos e os demais atendimentos continuam reduzidos.

    Seguindo orientações do Programa Médicos pelo Brasil, estamos no aguardo da chamada de profissional médico para a Unidade de Saúde.

     

    CAMPANHAS DE VACINAÇÃO

    Teve início no dia 08/08 até 09/09, a Campanha de vacinação contra a Poliomielite para crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, que já tenham 3 doses de VIP. Comparecer de segunda-feira à sexta-feira na Unidade de Saúde.

    Neste mesmo período, iniciou a Campanha de Multivacinação para adolescentes de 14 anos, 11 meses e 29 dias. As carteiras serão recolhidas pela escola.

     

              Campanha de Vacinação contra Influenza para: População em geral;

     

    IMPORTANTE: Para vacina do Covid é necessário trazer a carteira de vacinação.

    Pessoas que precisam fazer a Dose2 e Dose de Reforço, foi iniciada a vacinação da Quarta Dose (reforço 40 anos pra cima), deverão entrar em contato com a Unidade de Saúde para fazer o agendamento.

    Crianças de 3 anos à 4 anos, 11 meses e 29 dias, podem agendar para a vacina da Covid pediátrica.

     

    COMBATE À DENGUE

    Em decorrência do aumento de casos de dengue na região, pedimos encarecidamente que intensifiquem os cuidados com o ambiente em torno de suas casas.  Com ações simples como:

    • Guardar pneus velhos e lonas em local coberto;
    • Eliminar pratinhos de plantas ou preencher os mesmos com areia;
    • Guardar potes sem tampa, garrafas de vidro e demais objetos semelhantes que possam acumular água com a boca pra baixo;
    • Manter caixas d’água tampadas;
    • Esvaziar piscinas plásticas em desuso;
    • Manter o quintal limpo e permitir o acesso do Agente de endemias á sua residência ou estabelecimento comercial.

    Lembramos que o cuidado e manutenção da higiene do quintal é dever do morador ou proprietário e as ações realizadas pelos agentes tem como foco principal vistoriar os locais em buscas de possíveis criadouros ou focos e, orientar os moradores sobre formas de prevenção ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya.

     

    DESENVOLVIMENTO SOCIAL

     

    Convite: Comunicamos os pais ou responsáveis dos alunos do Projeto Incluir que no dia 24/08/2022 (quarta-feira) os mesmos irão participar de uma programação na cidade de Tuparendi. Salientamos que os pais ou responsáveis devem assinar a autorização e encaminhar junto com os alunos na segunda-feira, dia 22 de agosto.

     

    Passe livre: Comunicamos a todos os interessados em adquirir o passe livre para pessoas com deficiência, podem vir diretamente ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para maiores informações referente as documentações necessárias.

     

    Carteirinha do Idoso: Comunicamos que para a confecção/renovação da carteira do idoso são necessárias as seguintes documentações:

    Extrato com o número do benefício;

    Foto 3x4 e a taxa de R$ 20,00

     

    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

     

    Comunicado: a Secretaria informa que, no dia 28 de agosto haverá transporte para àqueles que irão realizar a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA. Quem precisar se utilizar do mesmo, deve realizar sua inscrição junto à Secretaria, até o dia 25 de agosto.

     

    JUNTA MILITAR

     

    Convite aos Reservistas: O Comandante do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Oficiais e Praças, convidam todos os Reservistas do Regimento a participarem das comemorações alusivas aos “80 anos” de sua criação e “200 anos da Independência do Brasil”.

    Atividades previstas:

    - 28 de agosto: portões abertos com diversas atrações: corrida rústica (largada às 8h30min), inscrições e informações: https://qrfacil.me/Qz47LAeS),  exposição de material de emprego militar, visitação ao museu/biblioteca, apresentações musicais, apresentações de cães de guerra, praça de alimentação e muito mais. Obs: traga toda sua família.

    - 5 e 6 de setembro: Encontro de Reservistas e Exercício de Apresentação da Reserva: venha visitar o Regimento, rever amigos, reencontrar os colegas de turma e aproveitar para colocar em dia o seu Certificado de Reservista ou de Situação Militar. Traga junto o seu Certificado. Obs: será fornecido um Atestado para que seja abonada sua falta ao serviço pelo empregador, conforme preceitua o § 4º do Art. 60 da LSM – Lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964).

    - 7 de setembro: desfile cívico-militar em comemoração aos “200 anos da Independência do Brasil”: venha participar do desfile, integrando o grupamento do Reservistas do 19º RCMec, e relembrar os tempos da caserna. Obs: para participar do desfile será necessário comparecer ao Encontro de Reservistas, nos dias 5 ou 6 de setembro e se cadastrar no link: https://chat.whatsapp.com/LF36JSzMXy23UdiJnxwgkT

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

     

    Inspetoria Veterinária: os atendimentos são realizados diariamente, de segunda a sexta-feira. Mantenha em dia a vacina da Brucelose e teste de Tuberculose das fêmeas para efetuar a venda. Está aberto o prazo para realizar a Declaração Anual de Rebanho Obrigatória.

     

    Contrato para plantio de milho: os produtores rurais que desejarem fazer plantio de milho, com as máquinas e equipamentos da Patrulha Agrícola, deverão fazer os contratos com a maior brevidade possível, para o devido agendamento.

     

    ITR 2022: o prazo para entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural vai de 15 de agosto até o final do mês de setembro. Deverá ser entregue por toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária, usufrutuária ou possuidora a qualquer título de imóvel rural. Para efeito do ITR é considerado imóvel rural a área contínua formada de uma ou mais parcelas de terras, localizada na zona rural do município, ainda que, em relação a alguma parte do imóvel rural, o declarante detenha apenas a posse. A área com até 30 hectares e que esteja imune ao imposto, mesmo assim deverá fazer a Declaração, pois caso não o fizer estará sujeita a multa de R$ 25,00.

     

    INCRA 2022: Todo proprietário de terra deve efetuar o pagamento do Certificado do INCRA, que é documento indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial "sucessão causa mortis", de acordo com a Lei nº 4.947. Os recibos do INCRA 2022 já podem ser pagos, a emissão é realizada diretamente no site do INCRA ou solicitar junto à Secretaria de Agricultura. Para emissão do certificado é indispensável apresentar o recibo do ano anterior.

     

     

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTE, URBANISMO E TRÂNSITO

    SERVIÇOS REALIZADOS NA ÚLTIMA SEMANA:

    Na última semana, a Secretaria realizou diversos serviços para a execução do Projeto de Contenção de Encosta e Revitalização da Orla do Rio Uruguai, etapas 2 e 3.

    Ainda, a Secretaria fez a piscina de decantação de dejetos no Abatedouro Municipal.

     

    O cronograma de recolhimento dos resíduos sólidos permanece o mesmo, conforme já amplamente divulgado. Reiteramos nosso pedido de colaboração dos munícipes com a correta separação e segregação dos resíduos.