INFORMATIVO 07 DE MAIO DE 2022


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ – 07 DE MAIO DE 2022

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

    O horário de atendimento da Unidade de Saúde no turno da Manhã é das 07:45 às 11:45 e turno da tarde: 13:30 às 17:30.

     

    Nas dependências da Unidade de Saúde, é obrigatório uso de máscara.

     

    ATENÇÃO

    AGENDAMENTO COM ANTECEDÊNCIA para:

    Vacinas e Consultas de rotina

    (Renovação de receitas, revisões periódicas e exames)

    Pacientes IDOSOS COM 65 ANOS

    Deverão ter acompanhamento familiar nas consultas e exames.

     

    DENTISTA

    O agendamento para dentista é realizado por telefone nas segundas-feiras, a partir das 07:45, e caso não puder comparecer à consulta agendada, ligue e avise nossa equipe o quanto antes, pois a sua vaga será ocupada por outro paciente que necessita.

    A Unidade de Saúde conta com o Programa Brasil Sorridente, o qual fornece próteses dentárias, caso você tenha interesse, entre em contato e agende um horário para atendimento na Unidade de Saúde.

     

    ATENDIMENTO MÉDICO

    Doutora Andressa: segundas e terças-feiras, dia todo, e quarta-feira na parte da manhã.

    Os atendimentos na Unidade de Campo Alegre permanecem suspensos e os demais atendimentos continuam reduzidos.

    Seguindo orientações do Programa Médicos pelo Brasil, estamos no aguardo da chamada de profissional médico para a Unidade de Saúde.

     

                                                  CAMPANHAS DE VACINAÇÃO

    Campanha de Vacinação contra Influenza para:

    • Profissionais de Saúde;
    • Crianças de 6 meses aos 4 anos, e crianças de 11 meses e 29 dias;
    • Idosos com 60 anos ou mais.

               Campanha de Vacinação contra Sarampo para:

    • Profissionais de Saúde;
    • Crianças de 6 meses aos 4 anos, e crianças de 11 meses e 29 dias.

     

    ATENÇÃO PARA AS DATAS DE VACINAÇÃO

    Vacinação contra Influenza e Sarampo: Quintas e Sextas-feiras

    Vacinas de Rotina: Segundas e terças-feiras

    Vacinação Covid pediátrica: Quarta-feira

    Vacinação Covid reforço: Quintas e sextas-feiras

    Pessoas que precisam fazer a Dose2 e Dose de Reforço, entre em contato com a Unidade de Saúde para fazer o agendamento.

     

    COMBATE À DENGUE

    Em decorrência do aumento de casos de dengue na região, pedimos encarecidamente que intensifiquem os cuidados com o ambiente em torno de suas casas.  Com ações simples como:

    • Guardar pneus velhos e lonas em local coberto;
    • Eliminar pratinhos de plantas ou preencher os mesmos com areia;
    • Guardar potes sem tampa, garrafas de vidro e demais objetos semelhantes que possam acumular água com a boca pro baixo;
    • Manter caixas d’água tampadas;
    • Esvaziar piscinas plásticas em desuso;
    • Manter o quintal limpo e permitir o acesso do Agente de endemias á sua residência ou estabelecimento comercial.

    Lembramos que o cuidado e manutenção da higiene do quintal é dever do morador ou proprietário e as ações realizadas pelos agentes tem como foco principal vistoriar os locais em buscas de possíveis criadouros ou focos e, orientar os moradores sobre formas de prevenção ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya.

     

    Campanha do Agasalho 2022: Pedimos que quem tiver roupas, calçados, cobertas e colchões para doação podem trazer até o CRAS- Centro de Referência de Assistência Social ou entre em contado que buscamos em sua residência. Essas doações serão utilizadas para realizar a Campanha do Agasalho.

    Cronograma Campanha do Agasalho 2022:

    SEGUNDA 09/05

    TERÇA 10/05

    QUARTA 11/05

    QUINTA 12/05

    SEXTA 13/05

    VOLTA GRANDE E ITAJUBÁ

     

     

     

    (SALÃO DA COMUNIDADE DE VOLTA GRANDE)

     

     

    DAS 09h 11h

     

    TRÊS BOCAS

    (SALÃO DA COMUNIDADE)

    DAS 14h ás 16h

    RESERVADO DO MAUÁ E RESERVINHA

     

     

    (SALÃO DA COMUNIDADE DO RESERVADO DO MAUÁ)

     

    DAS 14h ás  16h

     

     

    SÃO JOSÉ, CAMPO ALEGRE E SETE DE SETEMBRO

    (SALÃO DA COMUNIDADE DE SÃO JOSÉ DO MAUÁ)

     

    DAS 14h ás 16h

    BARRA DO SANTO CRISTO E SÃO LUIZ DO MAUÁ

     

    (SALÃO DA COMUNIDADE DA BARRA DO STO CRISTO)

     

    DAS 14h ás 16h

    SÃO JOÃO E SÃO JORGE

     

     

     

    (SALÃO DA COMUNIDADE DE SÃO JOÃO DO MAUÁ)

     

    DAS 14h ás 16h

     

    Urgente: Aqueles que são beneficiários do BPC- Benefício de Prestação Continuado, para pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que é obrigatório a atualização do cadastro único uma vez por ano, podendo o benefício ser cancelado ou suspenso. Portando pedimos a todos que compareçam ao CRAS para a atualização o mais breve possível.

    Segue para conhecimento das famílias o cronograma das atividades ofertadas pelo CRAS:

    Turno da tarde: Atividades com Projeto Incluir – PCDS (Pessoas com Deficiência), com o monitor Cidinei

    Turno da tarde: Artesanato infantil com a monitora Rosana Lodi

     Terça-Feira Manhã: Escolinha de futebol José Antonio Grando para Adolescentes e Artesanato Infantil com a monitora Rosana Lodi.

    Terça-Feira Tarde: Escolinha de futebol José Antonio Grando para Adolescentes, Oficina de Artesanato Infantil e Oficina de Artesanato para mulheres com as monitoras Rosana Lodi e Patrícia dos Reis da Costa.

    Quarta-Feira Tarde: Oficina de Artesanato Juvenil com a monitora Patrícia e Artesanato para Mulheres com a monitora Rosana.

    Quinta-Feira Manhã: Escolinha de futebol José Antonio Grando Infantil

    Quinta-Feira Tarde: Escolinha de futebol José Antonio Grando Infantil e Oficina de Artesanato Infantil com a monitora Patricia e Atividades com os PCDS com o monitor Cidinei.

    Sexta-feira: turno manhã e tarde aulas de música com o monitor Cidinei e Artesanato com a monitora Patricia na Comunidade de Volta Grande e Reservado.

    Passe livre: Comunicamos a todos os interessados em adquirir o passe livre para pessoas com deficiência, podem vir diretamente ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para maiores informações referente as documentações necessárias.

     

    Carteirinha do Idoso: Comunicamos que para a confecção/renovação da carteira do idoso acima de 65 anos de idade que é necessárias as seguintes documentações:

    Extrato com o numero do beneficio;

    Foto 3x4 e a taxa de R$ 20,00.

     

    JUNTA MILITAR

    Alistamento Militar: jovem, se você completou ou irá completar 18 anos neste ano de 2022, ou seja, nasceu no ano de 2004 ou anos anteriores, chegou a sua vez de realizar o Alistamento Militar, compareça à Junta Militar munido da Carteira de Identidade e CPF. O alistamento também poderá ser feito na sua residência ou em qualquer computador que tenha internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br  O alistamento na Junta Militar de Porto Mauá é efetuado de segunda a sexta-feira, em horário de expediente.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

    Alerta para produtores que fizeram cadastro de produtor rural através de contrato: após a informatização, todo cadastro de produtor rural que foi feito através de contrato de arrendamento ou parceria agrícola, deverá cuidar a data do vencimento do contrato, pois caso o contrato estiver vencido e não for apresentado um novo contrato, automaticamente haverá o cancelamento do cadastro, ou seja, perderá esta inscrição e deverá apresentar novamente toda documentação exigida para um cadastro, para abrir uma nova inscrição estadual.

     

    Seleção de beneficiários para o Programa Avançar/RS – Vai até 12 de Maio.

    A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou, no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (27/04), o edital com todas as regras para seleção dos agricultores e pecuaristas familiares, agroindústrias, cooperativas de agricultores familiares, quilombolas, pescadores artesanais, assentados da reforma agrária e aquicultores que pretendem obter financiamento por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Os beneficiários poderão contratar financiamento para a aquisição de máquinas, equipamentos, insumos, construções e ampliações para apoio e desenvolvimento das atividades. Ao todo, foram liberados R$ 24 milhões para financiamento de projetos para este público, no âmbito do Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural que, em suas diversas linhas, beneficiará 494 dos 497 municípios gaúchos.

    O município de Porto Mauá foi contemplado com o montante de R$ 40.000,00 no Projeto/Atividade 5956 – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar.  Este valor total está distribuído em duas linhas de financiamento com valor de R$ 20.000,00/cada e que são elas: “Linha: agricultores e pecuaristas familiares – pessoa física” e “Linha: aquicultores – pessoa física e/ou jurídica. Os limites por projetos terão variação de R$ 5 mil a R$ 15 mil, dependendo da linha. Os beneficiários aptos para acesso aos financiamentos por meio do Feaper terão, a título de bônus adimplência, 80% de desconto, se o pagamento da parcela for efetuado até a data do seu vencimento. Os interessados em financiamentos devem procurar o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Porto Mauá - COMDER, para manifestação de interesse impreterivelmente até o dia 12/05/2022.

     

    Reserva de mudas frutíferas: está aberta a reserva de mudas frutíferas, interessados deverão procurar a Secretaria de Agricultura, o preço das mudas é R$ 15,00 e R$ 35,00 (mudas nobres), a primeira remessa estará disponível no mês de junho.

     

    Anistia milho safra e safrinha: o governo do Estado anistiou em 100% as sementes de milho, dos Programas Troca-Troca de Sementes de Milho Safra e Safrinha 2021 / 2022, a anistia não envolve a parcela já paga pelo agricultor referente a tecnologia transgênica paga no momento do pedido em 2021, ou seja, não haverá devolução da parcela transgênica.

     

    INSPETORIA VETERINARIA: horários de atendimento: segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. O produtor rural que fizer uma venda de animal, deve trazer pessoalmente ou enviar a nota preenchida para fazer a GTA – Guia de Trânsito de Animal. O saldo ou extrato não pode ser fornecido para terceiros. A inspetoria Veterinária não se responsabiliza pela movimentação da ficha de gado caso o proprietário entregar o bloco para terceiros efetuarem a GTA. Mantenha em dia a vacina da Brucelose e teste de Tuberculose das fêmeas para efetuar a venda. Informamos também que a Declaração Anual do Rebanho, neste ano iniciará no mês de junho.

     

    Última reserva de alevinos: na próxima segunda-feira, até às 11 horas da manhã, encerra a última reserva de alevinos antes do inverno, esta última reserva virá dia 12 de maio, às 8h30min.

     

    Silagem: produtores interessados em realizar serviços de silagem ou outros serviços da Patrulha Agrícola, deverão comparecer na Secretaria de Agricultura para fazer o contrato, para realizar o agendamento dos roteiros dos serviços.

     

    SECRETARIA DE TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

    CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHAS 2022

    NO ÚLTIMO SÁBADO DIA 30 DE ABRIL, OCORREU A SEGUNDA RODADA DA SEGUNDA FASE DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHAS 2022, COM OS SEGUINTES RESULTADOS:

    RESERVADO 1X2 CANCHA DO PAPEL

    CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

    CHAVE 01

    RESERVADO – 2 PONTOS

    CANCHA DO PAPEL – 2 PONTOS

    SÃO JOSÉ “A” – 2 PONTOS

     

    CHAVE 02

    CAMPO ALEGRE “A” – 3 PONTOS

    SÃO JOSÉ “B” – 0 PONTOS

    ITAJUBÁ – 0 PONTOS

     

    NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 07 DE MAIO TEREMOS A TERCEIRA RODADA DA SEGUNDA FASE, COM OS SEGUINTES JOGOS:

     

    CANCHA DO PAPEL X SÃO JOSÉ “A”

    ITAJUBÁ X CAMPO ALEGRE “A”

                                                            

    SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTE, URBANISMO E TRÂNSITO

    Serviços realizados na última semana:

    Serviço de Máquina: Nesta semana a secretaria de obras está realizando melhorias na as laterais da RS44 dentro do perímetro urbano, para a implantação da 2 pista de rolamento e também calçada passeio padrão, está sendo realizados os trabalhos de desmonte de rochas com os serviços de martele rompedor, para posteriormente a implantação das 2 faixas.

    Nesta sema foram realizadas reparos na rede de iluminação com troca de lâmpadas, reatores e relés.

    Ainda, a Administração como um todo, pede a colaboração da população para a adequada separação dos resíduos secos e orgânicos, a fim de facilitar o recolhimento dos mesmos, lembrando que na área urbana, São José e Campo Alegre, o lixo seco é recolhido apenas na quarta-feira, devendo ser depositado no local de recolhimento apenas nesse dia.

     

    CRONOGRAMA RECOLHIMENTO DOS RESÍDUOS EM PORTO MAUÁ

    SEGUNDA-FEIRA: recolhimento do LIXO ORGÂNICO na ÁREA URBANA E BALNEÁRIOS.

    QUARTA-FEIRA: recolhimento LIXO RECICLÁVEL na área urbana, São José e Campo Alegre na primeira parte da manhã e, em seguida, recolhimento LIXO ORGÂNICO na área urbana na parte da tarde.

    SEXTA-FEIRA: recolhimento LIXO ORGÂNICO na área urbana, São José e Campo Alegre, na parte da tarde.

    Separe o lixo reciclável do lixo orgânico; Utilize os restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, folhagens, pó de café e erva-mate para adubo; Deposite o lixo na rua somente nos dias de recolhimento, evitando que ele permaneça exposto ao tempo.

    Informamos que os resíduos depositados em desacordo não serão recolhidos, além de serem passíveis de notificação e penalização, por crime ambiental.

    Ajude o meio ambiente! Comece fazendo a sua parte!