INFORMATIVO 14 DE AGOSTO DE 2021


  • Descrição:

    INFORMATIVO DO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ – 14 DE AGOSTO DE 2021

     

    SECRETARIA DE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

    DENTISTA

    O agendamento para dentista é feito por telefone na segunda-feira a partir das 07:45.

    Apesar da Pandemia, o Programa Brasil Sorridente continua em andamento.

    Pacientes interessados em próteses dentárias, podem realizar o agendamento na Unidade de Saúde.

    RECOLHIMENTO DE LIXO NO INTERIOR:

    Dias 16 e 17 de agosto de 2021.

    ATENÇÃO

    A Secretaria de Saúde comunica seus munícipes que a partir desta semana contamos com atendimento de mais uma médica, a Doutora Sandra realizará atendimento médico nas segundas e terças-feiras dia todo na Unidade, e quarta-feira pela parte da manhã em Campo Alegre.

     Os atendimentos continuam reduzidos, pedimos que procurem a Unidade só em caso de URGÊNCIA ou na presença de alterações no SISTEMA RESPIRATÓRIO.

    VACINAÇÃO

    A primeira dose da vacina contra a Covid-19 está sendo realizada nos munícipes com 18 anos a mais, os quais precisam estar residindo neste município no mínimo três meses e ter cadastrado nesta Unidade de Saúde.

    Contamos com a colaboração de todos os munícipes que ainda não compareceram para a primeira dose, e os que já foram chamados para a 2ª dose, que venham até a Unidade de Saúde, pois disponibilizamos de várias doses de vacina para serem aplicadas.

    Faça a sua parte, previna-se...vacine-se.

    No momento são 1873 vacinados no nosso município, e 977 vacinados com a Dose 2.

    Está em suas mãos evitar que o coronavírus se espalhe.

              É fundamental que você faça a sua parte e não saia de casa sem necessidade, caso tenha sintomas leves de gripe, febre ou falta de ar, entre em conato com a unidade básica de saúde

              Para vencer o vírus, não espalhe doenças respiratórias.

              Pedimos a colaboração de todos para seguirem as regras.

              Lembrando sempre: saiam de casa apenas se necessário, se puderem fiquem em casa e nos ajudem nesta luta

             Cuidem dos seus pais, dos seus avós, dos seus filhos, fiquem em casa, se protejam, para que a gente possa, o mais rápido possível, vencer esse desafio.

    ATENÇÃO

    VACINA INFLUENZA (6gripe)

    Está liberado a aplicação da vacina H1N1 para a população em geral.

    COMBATE À DENGUE

    A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social alerta a população de Porto Mauá que faça a sua parte na luta contra a Dengue.

    Dengue mata, mas sua atitude salva com ações para eliminar o criadouro do mosquito da Dengue.

    Algumas ações para eliminar o criadouro do mosquito da Dengue são:

    - Não deixar água parada.

    - Manter a caixa D´água sempre fechada e limpa.

    - Lavar e trocar à água dos bebedouros dos animais de estimação.

    - Manter limpo e colocar areia nos pratinhos de vasos de flores, se possível eliminá-los.

    - Manter limpo o quintal e permitir sempre o acesso do Agente de Endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.

     

     DEPARTATMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

     Retorno de algumas atividades no CRAS:

    Terça-feira manhã e tarde:  Artesanato infantil com a monitora Rosana Lodi.

    Terça-feira manhã e tarde:  Futebol infantil

    Terça - feira á tarde: Artesanato com mulheres, com a monitora Patrícia

    Quarta-feira tarde: artesanato infantil com a monitora Patrícia

    Quarta –feira tarde: artesanato com as mulheres, com a monitora Rosana.

    Quinta-feira: manhã e tarde, futebol juvenil

    Quinta-feira tarde: Artesanato juvenil com a monitora Patrícia.

    O CRAS está seguindo todos os protocolos de prevenção a covid-19!

    -uso obrigatório de máscara

    -disponibilização de álcool gel

    -distanciamento

     

     

    Cursos Ofertados pela Administração Municipal, CRAS em parceria com o Senar e Sindicato Rural.

    Próximos cursos: 

    Curso de Tortas e docinhos: 16 e 17 de agosto será realizado o curso de tortas e docinhos na comunidade da Reservinha do Mauá.

    Curso de Processamento de Hortaliças: 16 a 18 de agosto será realizado o curso de processamento de Hortaliças que será realizado na comunidade de Campo Alegre .

    Curso de Soldador: Será realizados nos dias 30,31 de agosto e 01 de setembro, tendo por local o CRAS- Centro de Referência de Assistência social.

    Curso de Auto Conhecimento: 09 e 10 de setembro tendo por local o CRAS- Centro de Referência de Assistência Social.

    Auxilio Emergencial: O Governo Federal anunciou a prorrogação do Auxílio Emergencial 2021 por mais três meses: agosto setembro e outubro. O cidadão não precisa realizar nenhum tipo de cadastro para ter acesso às novas parcelas. De acordo com o Governo Federal, as três rodadas adicionais do benefício serão concedidas automaticamente ao trabalhador que estava recebendo a extensão iniciada neste ano, desde que sejam cumpridos os requisitos estabelecidos.

    Auxilio emergencial Gaúcho: A próxima etapa do auxílio emergencial gaúcho será para o Micro empreenderes individuais – MEI, também com atividades principal nos setores de alojamentos, eventos e alimentação a data para as inscrições será divulgada nos próximos dias. O valor a ser repassado é de R$ 800,00 em uma parcela única, para realizar o cadastramento precisa estar em dia o cadastro. Assim que liberar a data para a inscrição será divulgada.

     

    SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

    Manejo de citros: alertamos aos citricultores do município, da necessidade de se fazer inspeções semanais em seus pomares, pois nas últimas semanas tem aumentado o índice de infestação de mosca das frutas, e principalmente de bicho furão. São duas pragas que atacam diretamente os frutos, causando sua queda devido ao desenvolvimento da larva dentro do fruto. Para o controle do bicho furão e da mosca das frutas, podem ser utilizados inseticidas químicos ou biológicos, sendo que o método de controle escolhido deve ser realizado ao entardecer, a partir das 17 horas, horário em que a praga acasala e oviposita. Maiores informações, com a equipe técnica da secretaria.

    Cuidado com Aplicação de Inseticidas em lavouras com floração: sempre seguir as recomendações dos responsáveis técnicos e as informações constantes na Receita Agronômica e nos rótulos. Fazer as pulverizações em períodos com pouca visitação de abelhas, de preferência aos finais de tarde, visto que o período de maior visitação das abelhas nas flores normalmente é no período da manhã. Evitar aplicar agrotóxicos nos períodos de floradas das culturas e das plantas de cobertura de solo, período em que a visitação por polinizadoras é intensa. Um alerta e preocupação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER e COMDER - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. 

    Atenção produtor que possui bloco através de contrato: todo cadastro de produtor rural que foi feito através de contrato, deverá cuidar a data do vencimento, pois caso o contrato estiver vencido e não for apresentado novo contrato, automaticamente haverá o cancelamento do cadastro, ou seja, perderá a inscrição. Com o cancelamento automático da inscrição estadual, o produtor deverá apresentar novamente toda documentação exigida para abrir um novo cadastro, além de apresentar o bloco de produtor que está sendo usado

    Chegada do milho safra: estão disponíveis junto à Secretaria de Agricultura, as sementes de milho da variedade Santa Helena e LG, solicitamos que efetuem a retirada o mais breve possível.

    Plantio de milho: os produtores rurais que desejarem plantar sementes de milho, com as máquinas da Secretaria de Agricultura, poderão fazer os contratos, para o devido agendamento dos roteiros.

    Inspetoria Veterinária: os atendimentos junto à Inspetoria Veterinária, são realizados nas segundas e quartas-feiras, sendo que as Guias de Transporte de Animais são emitidas das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

     Fenação: pedimos aos produtores que desejam fazer feno, tanto de azevém, aveia, alfafa ou outras culturas que agendem com antecedência junto à Secretaria de Agricultura, e que estejam atentos à previsão do tempo, pois o feno é um material bastante sensível à chuva e todo o investimento e trabalho em uma lavoura pode ser perdido com apenas uma chuva, principalmente no caso da alfafa. O agendamento prévio é necessário para que a equipe técnica se programe para os atendimentos, bem como para a programação do trator, da segadeira e do ancinho.

    INCRA 2021: Todo proprietário de terra deve efetuar o pagamento do Certificado do INCRA, que é documento indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial "sucessão causa mortis", de acordo com a Lei nº 4.947. a emissão é realizada diretamente no site do INCRA ou solicitar junto à Secretaria de Agricultura, o pagamento poderá ser realizado no estabelecimento comercial de Rafael Furlanetto, ao lado do Sicredi. Anteriormente os recibos do INCRA vinham de 4 em 4 anos, depois 2 em 2 anos, ultimamente é anual. Não se confunda INCRA e ITR, são dois impostos distintos, os dois devem ser pagos. Para emissão do certificado é indispensável apresentar o recibo do ano anterior.

    ITR 2021: na próxima segunda-feira, de 16 de agosto, inicia o prazo para entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, Deverá ser entregue por toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária, usufrutuária ou possuidora a qualquer título de imóvel rural. Para efeito do ITR é considerado imóvel rural a área contínua formada de uma ou mais parcelas de terras, localizada na zona rural do município, ainda que, em relação a alguma parte do imóvel rural, o declarante detenha apenas a posse. A área com até 30 hectares e que esteja imune ao imposto, mesmo assim deverá fazer a Declaração, pois caso não o fizer estará sujeito a multa de R$ 25,00.

     

    JUNTA MILITAR

    Último dia para realizar o Alistamento Militar: jovem, se você completou ou irá completar 18 anos em 2021, ou seja, nasceu no ano de 2003, chegou a sua vez de realizar o Alistamento Militar, compareça à Junta Militar munido da Carteira de Identidade e CPF, também poderá ser feito em qualquer computador que tenha internet, pelo site alistamento.eb.mil.br O prazo encerra dia 31 de agosto. O alistamento na Junta Militar de Porto Mauá é realizado de segunda a sexta-feira, em horário de expediente.

     

    SECRETARIA DE OBRAS TRANSPORTE URBANISMO E TRÂNSITO

    Serviço de Máquina: Nesta semana foi dado início aos trabalhos de patrolamento, ensaibramento e compactação na estrada vicinal que liga a São José até a lajeado tigre.

    Foram realizados trabalhos de Patrolamento, ensaibramento e compactação na travessa de são Jose pelo capitel, em direção a localidade de campo alegre.

    Iluminação Pública: Nesta semana foi realizado o trabalhos de conserto no sistema de iluminação pública do município, foram realizadas troca de lâmpadas, reatores e reles, assim dando mais segurança aos munícipes que usufruem deste sistema.