PRÓXIMO DE COMPLETAR 100 ANOS DE IDADE MORREU O PARTICIPANTE DAS TRÊS PRIME

• PRÓXIMO DE COMPLETAR 100 ANOS DE IDADE MORREU O PARTICIPANTE DAS TRÊS PRIMEIRAS FESTAS DOS NAVEGANTES DE PORTO MAUÁ

Assunto: DIVERSOS  |   Publicado em: 20/06/2016 às 11:30   |   Imprimir

No domingo, 19 de junho de 2016, às 5 horas da manhã, faleceu em sua residência, em Cinquentenário, interior de Tuparendi, o Sr. Marcírio Felizardo da Luz, que no próximo 27 de outubro completaria 100 anos de idade e que participou das três primeiras edições da Festa dos Navegantes, de Porto Mauá, realizadas em 1931, 1932 e 1933.

Uma das últimas grandes emoções da sua vida foi de receber o convite e participar da 85ª edição da Festa dos Navegantes. O convite foi realizado pelo vice-prefeito de Porto Mauá, Jacir Luiz Taffarel. A festa ocorreu no dia 02 de fevereiro do corrente ano, onde participou da celebração da missa e do almoço, na oportunidade foi entrevistado por radialistas presentes e apareceu em gravação da RBS TV Santa Rosa. No dia do convite, para participar do evento, manifestou a sua emoção ao dizer “É a primeira vez que recebo convite para participar da festa”.

O Sr. Marcírio era natural de Carazinho / RS. Em 1924, passou a residir na Barra do Jacaré, primeiro nome de Porto Mauá, na época pertencente ao Município de Santo Ângelo. Na primeira Festa dos Navegantes possuía 14 anos de idade e conduziu o boi que foi abatido à festa (vendido por José Perin). Casou em 27/11/1947, com Angelina Rocha da Luz, com a qual teve três filhos: Luiz Osvaldo Rocha da Luz (28/03/1949), Osvaldo Miro Rocha da Luz (04/05/1950) e Valdecir da Luz (11/05/1956). Trabalhou incansavelmente nas roças até os 85 anos de idade, até sofrer uma fratura. Foi um dos maiores derrubadores de mata.

Texto e foto: Vilson Winkler