NASF REALIZA PROJETO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

• NASF REALIZA PROJETO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Assunto: DESENV. SOCIAL  |   Publicado em: 28/11/2016 às 17:03   |   Imprimir

NASF REALIZA PROJETO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Foi realizado de agosto a novembro de 2016, o projeto escolar “Saúde é tudo de bom”, pelos profissionais do NASF, com o Fisioterapeuta Franciny Girardon, a Nutricionista Juceani Schroetter e a Psicóloga Magali Cardoso, nas escolas municipais de Porto Mauá, ocorrendo a avaliação dos alunos.

Foram feitas as coleta de dados, sendo aferição de peso, estatura e aplicação de questionário para avaliar preferências alimentares; pesagem das mochilas e sua identificação, bem como identificar locais de dores do músculo esquelético e identificar através de ilustrações e percepção de emoções.

Identificamos que os alunos apresentaram alto índice de sobrepeso e obesidade, principalmente na faixa etária de 5 a 13 anos no grupo feminino, devido ao alto consumo de alimentos industrializados. Em relação ao teste das emoções, a grande maioria dos alunos conseguiu identificar as mesmas com uma pequena vantagem para as meninas. Verificamos que os alunos estão carregando muito material escolar além do peso recomendado, relatando dores no corpo.

A devolutiva foi realizada nas dependências das escolas, no dia 24 de novembro, voltada para os pais, onde foram apresentados os resultados e estatísticas, bem como orientações dos profissionais com foco na resolução dos problemas levantados. Onde os mesmos encontram disponíveis para demais informações na Unidade Básica de Saúde de Porto Mauá.

Texto e foto: Marilei Magali Cardoso

Marilei Magali Cardoso