CULTURAS DIFERENCIADAS É A BASE DA RENDA DE UMA PROPRIEDADE RURAL DE PORTO

  • CULTURAS DIFERENCIADAS É A BASE DA RENDA DE UMA PROPRIEDADE RURAL DE PORTO MAUÁ

    Assunto: AGRICULTURA  |   Publicado em: 20/06/2016 às 16:12   |   Imprimir

CULTURAS DIFERENCIADAS É A BASE DA RENDA DE UMA PROPRIEDADE RURAL DE PORTO MAUÁ

 

A propriedade rural de José Mário Hermann, de 10 hectares, localizada no Reservado do Mauá, interior de Porto Mauá, distante em torno de 1.700 metros do centro da cidade, produz somente produtos hortícolas para comercialização.

Tudo é produzido no interior de quatro estufas, sendo três de 8 x 40 metros e uma de 7 x 35m, onde são cultivados alface, rúcula, brócolis, morango, couve-flor, pepino, tomate, tempero (salsa, cebolinha), repolho, entre outros. Estas estufas são abastecidas por água armazenada em uma cisterna de 120.000 litros e uma caixa de água de 20.000 litros. A cisterna foi escavada no alto da propriedade e é revestida com lona 0,8mm, que recebe água da chuva, que entra numa escavação localizada no interior do mato e parte desta água da chuva entra na mangueira instalada no interior desta escavação e se desloca por gravidade até a cisterna e deste local também se desloca por gravidade até as estufas, que são irrigadas por gotejamento. A caixa de água é abastecida por água proveniente de um açude e bombeada por bomba submersa, sendo que a água da caixa somente é utilizada em caso de extrema necessidade, em período de estiagem. Uma curiosidade, no interior de uma estufa foram construídos três casas de joão-de-barro.

Na propriedade há oito cabeças de gado, que servem apenas ao consumo próprio (leite e carne). Também lidam com a comercialização de mel de abelha, frango, entre outros. Normalmente a subsistência de uma propriedade agrícola é através da cultura de soja e produção leiteira, esta propriedade foge completamente dos padrões normais.

 

Texto e foto: Vilson Winkler