Município está promovendo a instalação de 60 lixeiras

• Município está promovendo a instalação de 60 lixeiras

Assunto: MEIO AMBIENTE  |   Publicado em: 23/06/2020 às 10:27   |   Imprimir

Com o objetivo de colaborar e intensificar a cultura de preservação do meio ambiente, o Município de Porto Mauá está promovendo a distribuição de 60 lixeiras dentro da municipalidade para depósito de material reciclável e orgânico. Referidas lixeiras serão colocadas em diferentes locais do Município, a fim de atender munícipes e turistas, bem como incentivar ainda mais a população acerca da importância e necessidade de separação e destinação correta do lixo.

Quanto a isso, ressalva-se a importância e relevância dessa questão, uma vez que a reciclagem reduz, de forma importante, o impacto sobre o meio ambiente, diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água, energia, reduz a disposição inadequada do lixo nos aterros e, além disso, é fonte de renda.

Todo o lixo seco é recolhido nas quartas-feiras e entregue a uma empresa de Giruá, a qual possui contrato com o Município para fazer a triagem e destinação correta dos resíduos, sendo muito importante que não contenha misturas orgânicas para um maior aproveitamento dos materiais.

Destaca-se que o lixo orgânico é recolhido nas segundas e sextas-feiras por uma empresa que é responsável pela prestação de serviço de aterro devidamente licenciado para recebimento e destinação final de resíduos sólidos urbanos.

Nesse sentido, reforça-se a necessidade do apoio e colaboração de toda a população para que efetue a separação do lixo, colocando em sacolas separadas o lixo reciclável do lixo não reciclável para que possa ser recolhido separadamente. Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

Contamos com a colaboração e apoio de todos. O Meio Ambiente agradece!