TÉCNICOS DA EMATER/RS-ASCAR REÚNEM-SE PARA DISCUTIR TRABALHO COM ATIVIDADE

  • TÉCNICOS DA EMATER/RS-ASCAR REÚNEM-SE PARA DISCUTIR TRABALHO COM ATIVIDADE LEITEIRA E IRRIGAÇÃO EM PORTO MAUÁ

    Assunto: EMATER  |   Publicado em: 22/06/2016 às 14:49   |   Imprimir

TÉCNICOS DA EMATER/RS-ASCAR REÚNEM-SE PARA DISCUTIR TRABALHO COM ATIVIDADE LEITEIRA E IRRIGAÇÃO EM PORTO MAUÁ

 

Extensionistas da Emater/RS-Ascar de Porto Mauá com os assistentes técnicos regionais na área de sistemas de produção animal, Ivar Kreutz, de Manejo de Recursos Naturais, Marco André Junges, e de Bem-Estar Social, Vanessa Gnoatto reuniram-se no último dia 10/06 para discutir encaminhamentos e resultados da unidade demonstrativa de irrigação e pastagem, localizada na propriedade de João Roque e Sandra Gnatta, na comunidade de Campo Alegre. O trabalho na unidade deve servir de referência para ações em outras propriedades voltadas à atividade leiteira.

Na reunião realizada entre os extensionistas e assistentes técnicos da Emater/RS-Ascar observou-se variáveis importantes na atividade leiteira em relação à nutrição animal, produção de pastagens e aproveitamento de irrigação, além da produção de autoconsumo da família, análise e práticas conservacionistas do solo, sucessão familiar, uso de plantas bioativas, entre outros aspectos que contribuem para a sustentabilidade da atividade.

Na propriedade da família há 1.36 hectares irrigados por meio de equipamentos de aspersão convencional e ferti-irrigação. A família produz atualmente em torno de 350 litros de leite por dia, sendo que a principal alimentação dos animais é baseada em pastagem perene. Estão implantados aproximadamente 3,5 hectares de pastagem tifton e gigs, e é oferecido complemento de silagem de milho com farelo de canola.

A intenção, diante da previsão de falta de chuva nos próximos meses, é implantar também irrigação na horta observando a produção de alimentos para consumo da família.

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Leni S. Froelich destaca que a base de dados e resultados do conhecimento construído na propriedade servem para compartilhar e aproveitar em outras propriedades voltadas à atividade leiteira a fim de otimizar o trabalho de extensão rural.