OPERAÇÃO ÁGATA 11

No dia 13 de junho de 2016, as Forças Armadas iniciaram a Operação Ágata 11, em toda a extensão da fronteira brasileira, com os dez países sul-americanos, equivalente a 16.886 quilômetros. Este ano, a ação conta com 3.500 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Além desse total, participam agentes das polícias federal, rodoviária federal e militar, bem como profissionais de agências governamentais. A Ágata é a maior mobilização realizada pelo Estado no combate aos ilícitos de norte a sul do país, entre Oiapoque (AP) e Chuí (RS).

A Ágata 11 acontece às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em função do evento, o Ministério da Defesa optou por uma mobilização que envolvesse toda a faixa de fronteira terrestre, assim como ocorreu na época da Copa do Mundo de futebol.

Durante a mobilização, militares estão atentos aos principais crimes transfronteiriços, tais como: narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais.

Dentro desse contexto, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado está realizando operações militares na faixa de fronteira, em coordenação com Órgãos de Segurança Pública (OSP) federais, estaduais, municipais e outros órgãos civis, a fim de contribuir para a redução de ações criminosas e intensificar a presença do Estado na região noroeste do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira, 15, os comandantes da operação estiveram visitando o Município de Porto Mauá, onde na oportunidade se reuniram junto ao porto internacional com o prefeito Guerino Pedro Pisoni, vice-prefeito Jacir Luiz Taffarel e vereadora Neiva, onde esclareceram como funciona e quais os objetivos da operação. Também visitaram o porto alfandegado, após em Cinquentenário realizaram um almoço de confraternização, onde o prefeito entregou mimos do município ao General de Divisão José Carlos Cardoso -  Comandante da 3ª Divisão de Exército sediada em Santa Maria – RS, ao General de Brigada Carlos José Russo Assumpção Penteado - Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada sediada em Santiago – RS e ao Coronel de Cavalaria  Vilmar Carlotto Júnior - Comandante do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado sediado em Santa Rosa - RS.

No dia 21 de junho, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado – “Regimento San Martín”, no contexto da Operação Ágata 11, realizou uma Ação Cívico Social (ACISO) na Terra Indígena (TI) Inhacorá, situada à margem direita do Rio Inhacorá, no município de São Valério do Sul - RS. A área possui 2.843,38 hectares com uma população estimada de 1.260 indígenas da etnia Kaingang

A Ação Cívico Social disponibilizou atendimento médico e odontológico, com aferição de pressão, técnicas de higiene bucal e orientações diversas; palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), prevenção contra alcoolismo e uso de drogas, orientações quanto à higiene, alimentação e combate aos criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika.  O SENAC de Santa Rosa promoveu uma oficina de corte de cabelo gratuito para os indígenas, o SESC disponibilizou uma brinquedoteca para as crianças e também houve exposições de vídeos institucionais do Exército Brasileiro, além da apresentação da fanfarra do Regimento.

Ao final da Ação Cívico Social do 19º RC Mec, em torno de 400 (quatrocentos) indígenas foram atendidos durante as atividades.

Texto: Ten. Luiz Carlos – Oficial de Comunicação do 19ºRCMec

Fotos: 1º Sgt R/1 Valmi Pedro Alves de Carvalho