NASF ACOMPANHA ESF EM ENCONTRO NO INTERIOR DE PORTO MAUA

  • NASF ACOMPANHA ESF EM ENCONTRO NO INTERIOR DE PORTO MAUA

    Assunto: DESENV. SOCIAL  |   Publicado em: 19/12/2016 às 09:22   |   Imprimir

NASF ACOMPANHA ESF EM ENCONTRO NO INTERIOR DE PORTO MAUA

 

No dia 15 de dezembro de 2016, foi realizado o encontro do grupo Hiperdia, que reúne os diabéticos e hipertensos, da área da Agente Comunitária de Saúde, Simone Ratke, na Comunidade Sete de Setembro, interior de Porto Mauá, onde a equipe do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família e ESF – Equipe da Saúde da Família, realizaram a aferição de preção arterial e pesagem, alimentação da carteirinha do Hiperdia e troca de receitas da medicação para diabetes e hipertenção e palestra com dinâmica.

            Como em outras comunidades, neste encontro o tema abordado no encontro foi: osteoporose, causas, formas de prevenção e de tratamento. A palestra foi ministrada pelos profissionais do NASF, a Nutricionista Juceani Schroeters, psicóloga Marilei Magali Cardoso e o fisioterapeuta Francini Girardon, onde os munícipes puderam receberam orientações específicas em prol da busca de qualidade de vida e esclarecer suas dúvidas acerca do assunto abordado, entre outros. O médico do ESF, Fernando Bernardi e a enfermeira  Tassiani Pagliari  também abordaram assuntos pertinentes sobre a saúde e assuntos relacionados ao funcionamento do Posto de Saúde do Município.

Os profissionais enfatizaram na abordagem preventiva, orientando sobre prevenção de quedas, alimentação saudável, exercícios físicos e cuidados com o corpo em geral, sempre focando na responsabilidade de cada um sobre a sua saúde.

Foi feito um coquetel para finalizar, organizado pela própria comunidade, encerrando assim as atividades do ano da equipe de saúde nos grupos de Hiperdia.

 

Marilei Magali Cardoso

Psicóloga

CRP/RS 07/23339

(55) 9653.4477