CURSO ALFABETIZANDO PARA PROFISSIONALIZAR EM PORTO MAUÁ

  • CURSO ALFABETIZANDO PARA PROFISSIONALIZAR EM PORTO MAUÁ

    Assunto: DESENV. SOCIAL  |   Publicado em: 19/09/2016 às 17:29   |   Imprimir

CURSO ALFABETIZANDO PARA PROFISSIONALIZAR EM PORTO MAUÁ

 

            Está em andamento em Campo Alegre, interior de Porto Mauá, junto à antiga Escola Estadual Padre Anchieta, o curso “Alfabetizando para profissionalizar”, do SENAR, do Programa ALFA – Alfabetização de jovens e adultos.

            O curso iniciou dia 30 de maio de 2016 e terminará em 04 de novembro. As aulas são ministradas pela professora aposentada Olívia Duarte Cogo, nascida em 09/01/1945, residente na localidade, contratada pelo Sindicato Rural dos Empregadores de Tuparendi e SENAR (Programa ALFA).

Estão realizando o curso 18 alunos, analfabetos ou de baixa escolaridade, com idade entre 37 e 81 anos, sendo dois com necessidades especiais. As aulas são realizadas três vezes por semana, três horas / dia, nas terças e quartas-feiras (18h30min às 21h30min) e quintas-feiras (13h30min às 16h30min).

            Os alunos receberam material escolar, mochila, merenda, boné, camiseta e capa de chuva. O cronograma de aprendizagem: construção da escrita (carga horária 26 horas aula), sistematização da escrita (27 horas), leitura e escrita (27 horas), números, conceito e aplicação (24 horas), operações matemáticas (24 horas), sistema monetário brasileiro (24 horas), estudos da sociedade e da natureza (24 horas) e atividades de expressão artística (24 horas aula), num total de 200 horas e 67 dias.

            O curso é coordenado por Vera Regina Corleta da Silva, residente no Município de Santo Antônio da Patrulha, do SENAR (região 15).

            O objetivo do curso é oportunizar aos adultos (homens e mulheres) do campo com baixa escolaridade a chance de aprender a ler e escrever, reintegrar estas pessoas no aprendizado e fazer com que redescubram seus valores e suas potencialidades produtivas. A formatura do curso será realizada no final do mês de outubro.

 

Texto e foto: Vilson Winkler